TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ascensao Da Burguese O Papel Desmpenhado Pela Escola

Exames: Ascensao Da Burguese O Papel Desmpenhado Pela Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO: Escola de Futsal

ENTIDADE PROPONENTE: Prof-GILSON NEY DE SOUZA LOBO

PRESIDENTE DA ENTIDADE: Dr. RONALDO

LOCAL DA EXECUÇÃO DO PROJETO: Ginásio de Esportes Carijó (Corumbaense Futebol Clube)

MUNICÍPIO: Corumbá-MS

CORPO DOCENTE: Gilson Ney de Souza Lobo - Professor cursando Educação Física (Centro Universitário Claretiano) Registro CREF-00 1232-MS

1. OBJETIVOS:

1.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Interagir e construir conhecimento no que se refere ao ensino do esporte na infância:

-Estimular a prática do esporte.

-Integrar alunos de diferentes séries e idades, bem como alunos de outras escolas.

¬-Desenvolver mediante as possibilidades habilidades motoras, habilidades técnicas e habilidades táticas ligadas ao esporte Futsal, tentando fazer com que as crianças assimilem noções sobre percepção, tomadas de decisão e execução correta de movimentos.

-Preencher o tempo ocioso das crianças, com atividades lúdicas e competitivas (de acordo com a faixa etária) ligadas ao Futsal e que desenvolvam positivamente aspectos ligados à coletividade e o sentido do vencer e perder.

2. OBJETIVO GERAL

Orientar e passar o máximo de conhecimento possível sobre a prática do Futsal, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento (físico e intelectual) das crianças, utilizando este esporte como fator de socialização e educação.

Propiciar à criança a evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo, numa perspectiva que compreenda o aluno como um ser social ativo. Um ser, eu por direito merece compreender as relações entre seu corpo e o esporte.

3. JUSTIFICATIVA

O futebol é no Brasil mais que um esporte, é uma mística popular, um fator de identidade nacional. O brasileiro, independente da classe social, idade, sexo, cor ou credo, identifica-se com esta emoção. Jogar, assistir, ouvir, não importa como, o que vale é de alguma forma participar do jogo, é gritar gol.

As escolinhas de esporte, em muitos casos, são oferecidas nos clubes desportivos, Os clubes, independentemente da faixa etária, querem formar atletas para representá-los nas competições oficiais.

Contrapondo este estado de coisas, sinalizamos para um projeto de cunho social, eu se preocupa em atender demandas educacionais. A pedagogia, nesse caso, pauta-se em finalidade do esporte educacional: construção da cidadania. Logo, todo o processo de ensino tem o propósito de ensinar à criança mais do que o esporte. Em outras palavras, proporcionar à criança a evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo.

O Corumbaense Futebol Clube com este projeto sugere a possibilidade de interagirmos e construirmos conhecimento no que se refere ao ensino do esporte na infancia.

4. METODOLOGIA

O professor de Treinamento Desportivo é o responsável pela seleção e treinamento de jovens talentos. Uma das principais metas deste profissional ao aplicar o treinamento desportivo escolar é o de capacitar o aluno no reconhecimento de seu nível de aptidão física assim como seu desenvolvimento dentro do desporto, treinando, respeitando e sobretudo, atentando aos seus limites. Desta maneira, poderá surgir tendências signifitivas desse estudante a alcançar uma situação de autonomia e compreensão dos seus conhecimentos do dia-a-dia em relação aos treinamentos e a sua vida social. Contudo, deve-se enfatizar o rendimento, no sentido do desenvolvimento não só das valências físicas, como também da capacitação técnica da modalidade praticada, além de outros aspectos como o chamado treinamento invisível, que leva em consideração a necessidade de um repouso e uma nutrição adequada.

5. CRONOGRAMA DE TREINAMENTO

O projeto Esporte Educacional: Escolinha de Futsal será realizado no Ginásio do carijó, sendo: segunda, quarta e sexta-feira das 17:00 às 18:00Hs categorias fraldão alunos de 5 a 6 anos, das 18:05 às l9:05hs fraldinha 7 e 8 anos, das 19:00 às 20:00Hs infanto 15 e 16 anos., as terças, quintas das 17:00 às 18:00Hs, alunos pré-mirim 9 e 10 anos, das 18:00 às l9:00 Hs mirins 11 e 12 anos e das 19:00 às 20:00 Hs infantil 13 e 14 anos.

6. FINALIDADE:

A finalidade principal da escolinha não é só a descoberta de Jovens Talentos, mas sim a possibilidade democrática da atividade física e da prática desportiva regular, de uma forma abrangente e inclusiva, ocorrendo assim uma preocupação menor na descoberta de futuros atletas. Quando o professor de Educação Física, mesmo não enfocando tal revelação, percebe que um determinado aluno possui aptidões acima das consideradas normais para um estudante que nunca havia treinado tal desporto e, sobretudo, um gosto pela participação e pela competição em jogos competitivos, o mesmo deverá convidar este jovem a realizar um treinamento diferenciado, fora do horário de aula, com exercícios voltados para o aprimoramento de suas técnicas.

7. PRINCIPAIS CONQUISTAS:

• Campeão copa internacional Brasil/Bolivia- 2005

• Vice – campeã Estadual da Copa Morena 2004/2005

• Vice-campeão Estadual F.F.M.S. 2005/2007

• Campeão Estadual Juvenil Copa Morena em Bonito MS.

• 3º colocado Liga-Centro-Oeste-MT, MS, DF, GO e AC em Nova Mutum

Conquistando vaga para o brasileiro no amapa C.B.F.S.

• Vice-Campeão Estadual Juvenil 2008/2009/2010

• Bi-campeão Copa Corumbá (MASC/FEM)

• Vice-campeão dos Jogos Regionais 2010 (primeira divisão).

• Bi-Campeão Copa Empresarial e Inter-Bairros(masc/fem)

. Bi-Campeão Feminino Copa da Juventude

. Vice-Campeão brasileiro escolar 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com