TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais - A longa duração

Por:   •  22/3/2016  •  Resenha  •  5.573 Palavras (23 Páginas)  •  2.166 Visualizações

Página 1 de 23

BRAUDEL, Fernand. “História e ciências sociais. A longa duração”. In: Escritos sobre a história. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005

p. 261        crise geral nas ciências do  homem – estão esmagadas pelos seus progressos. Trabalho         coletivo para organizar novos conhecimentos precisa ser feito.

        Todas ainda permanecem presas a um humanismo retrógrado, insidioso.

        Tentativas de superar essa dificuldade são através de  mudanças de definições e conceitos,         sobre fronteiras com outras ciências

        alguns “sábios isolados” organizaram aproximações entre as ciências. ex.: Levy-Strauss

p.262

        colocação de limites estimula conhecimento de outras ciências. Esboça-se a construção de         um “mercado comum” entre as ciências sociais. Elas encontram pontos em comum.

        Mas a aproximação imediata é uma operação urgente. Nos EUA tomou a forma pesquisas         coletivas sobre áreas culturais do mundo atual (China, India, EUA, etc..)

        é preciso que tais estudos unam de forma completa as ciências sociais, sem privilegiar as         mais antigas em detrimento das mais novas. A história, por exemplo, tem espaço         extremamente pequeno nessas tentativas dos EUA.

        Demais ciências sociais estão mal informadas sobre a crise que a disciplina da história         atravessou nos últimos 20 ou 30 anos (o texto é de 1958). Elas tem a tendência a         desconhecer um aspecto da realidade social em que a história é boa auxiliar: a duração social         – “tempos múltiplos e contraditórios da vida dos homens, que não são apenas a substância         do passado, mas também a base da atual vida social”

p.263

        esse desconhecimento é razão para a insistência no debate que se instaurou sobre a utilidade         da história, ou antes, da “dialética da duração” - oposição entre instante e tempo lento.

        

        Artigo falará da história do tempo da história.

        Das experiências recentes da história desprende-se  - “consciente ou não, aceita ou não” -         uma noção cada vez mais precisa da multiplicidade do tempo e do valor do tempo longo –         esse ultimo interessa mais às outras ciências sociais

        1 – HISTÓRIA E DURAÇÕES

        “Todo trabalho histórico decompõe o tempo passado, escolha entre suas realidades         cronológicas, de acordo com preferências exclusivas mais ou menso conscientes”

        A história tradicional atenta-se ao tempo breve, ao indivíduo.

        A nova história econômica e social coloca em primeiro plano a oscilação cíclica e sua         duração: alia relato (ou “recitativo”) tradicional ao da conjuntura em largos períodos – 10, 20 ou 50 anos

p.264        Há também uma história da longa duração, de amplitude secular, oposta à história factual         (événementielle é o termo usado em todo o texto)

        

        tais palavras não têm segurança absoluta, diferentemente de “acontecimento” - da curta         duração, explosivo, encha a consciência dos contemporâneos, mas dura pouco.

        Filósofos dizem que essa definição de “acontecimento” despoja a palavra de parte de seu         significado. “Acontecimento” pode se ligar a um tempo muito maior, a uma cadeia de         acontecimentos e carregar uma série de significações e relações. Pode ser extensivo ao         infinito.

        Benedetto Croce – em todo acontecimento, a história inteira se incorpora e se redescobre.         Com a condição, é claro, de acrescentar a esse fragmento o que ele não contém no início,         sendo submetido, portanto, ao julgamento do historiador. - Sartre propõe reflexões nesse         sentido.

        Lugar do factual é o tempo curto, o tempo do cronista e do jornalista.

p. 265        À primeira o passado é uma massa de pequenos fatos. Existem ramos das ciências sociais         que coletam dados neles (microsociologia e microhistória). Porém, essa massa não constitui         toda a realidade. O tempo curto é a mais enganadora das durações.

        

        História tradicional, dita factual, se confunde com história política.

        História política não é condenada a ser factual, mas no seu conjunto dos últimos cem anos         ela foi feita em torno dos “grandes acontecimentos”. O progresso na conquista científica de         instrumentos e métodos de trabalho, com a descoberta maciça do documento levou o         historiador a crer que na autenticidade documentária estava a verdade total.

        Esse ideal de “história em estado nascente”, surgida das correspondências de embaixadores         e debates parlamentares,  segue a história factual, no fim do século XIX.

        Os historiadores do século XVIII e início do XIX, ao contrário, estavam atentos à grande         duração, que, depois foram retomados por outros poucos – Michelet, Ranke, Fustel,         Burckhardt

p. 266        ir além da curta duração foi bem precioso da historiografia dos últimos 100 anos porque foi         raro. Assim, é possível compreender o papel da história das instituições, das religiões e das         civilizações. Também o papel de vanguarda dos estudos sobre Antiguidade Clássica, graças         a arqueologia, que depende de grandes períodos.

        

        “A recente ruptura com as formas tradicionais da história do século XIX não foi uma ruptura         total com o tempo curto.”

        Ela agiu em benefício da história econômica e social e em detrimento da história política.         Com a história quantitativa, houve mudanças de método e centros de interesse.

        Houve sobretudo alteração do tempo histórico tradicional. A história política tradicional         trabalhava com dias. Análise de preços, aumentos demográficos, salários, da produção, etc,         precisam de períodos largos, de dezenas de anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com