TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Batismo relacionado a historia da arte

Por:   •  4/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE HISTÓRIA

HISTÓRIA DA ARTE

ALUNOS: RAPHAEL DE PAIVA GUIMARÃES DO CARMO

 SILVIO GABRIEL DE ALMEIDA ALVES

PROFESSORA: ANA LUCIA OLIVIERA VILELA

TÍTULO: DAS ÁGUAS À PURIFICACAO DO ESPÍRITO – O BATISMO

HISTÓRIA DA ARTE

GOIÂNIA – GO

DEZEMBRO/2020

F1

[pic 1][pic 2]

F2

INTRODUÇÃO

O BATISMO CRISTÃO/EVANGÉLICO

De acordo com os escritos sagrados da Bíblia Cristã, o batismo é um dos passos mais importantes da caminhada cristã, posto que foi um rito estabelecido por Deus. Foi o próprio Senhor Jesus que, depois de passar pelas águas, deixou a ordem para que todos fizessem o mesmo. Ao estabelecer a “Grande Comissão”, Ele foi enfático, não deixando qualquer dúvida acerca desta ordenança: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Para a consumação da fé cristã, existe uma sequência lógica que todo aquele que se propõe a servir a Cristo deve seguir. Qual seja: ouvir a pregação do Evangelho, se arrepender, desenvolver a fé, praticar a obediência e, por fim, se batizar.

As igrejas evangélicas não realizam o batismo em crianças que ainda não atingiram a idade da razão, não tendo, portanto, pecados pessoais para se arrepender, o que difere da Igreja Católica. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38). Como se vê, todo homem que, conscientemente, permanece cometendo atitudes pecaminosas, e de forma constante, deve, antes de passar pelas águas, rever os seus caminhos, se arrepender e acertar a sua situação com Deus.

O Batismo representa uma nova vida em Cristo. Simboliza a lavagem do pecado e a purificação para dar início a uma vida santa com Deus. No Batismo ocorre uma limpeza regeneradora e renovadora do Espírito Santo. Simbolicamente, a imersão representa a morte do velho eu, que vivia uma vida de pecados e de ignorância espiritual, e a ressurreição de uma nova criatura, que emerge para viver uma nova vida espiritual. Desta forma, o ritual do batismo, assim como o sacrifício de Jesus na cruz, funciona como um divisor de águas, pois como Cristo, o homem morre e renasce transformado. “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6.3-4).

O Batismo é, ainda, uma forma de testemunhar publicamente a fé cristã. Ao se submeterem a esse rito, os crentes estão declarando que o único meio de salvação é Jesus Cristo, a porta única e estreita, o caminho obrigatório para alguém se tornar Filho de Deus. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Por ter sido instituído pelo próprio Deus, o Batismo se reveste de uma seriedade tal, que o faz único, só podendo, pois, ser realizado uma vez. Desse modo, tal rito deve ser realizado estritamente dentro dos parâmetros bíblicos, sendo precedido de orientações e de reflexões acerca do que representa e de suas implicações na vida do batizado.

Uma vez batizado, o cristão deve buscar uma vida de comunhão com Deus, entendendo que o perdão remove a barreira do pecado que o separa de seu Criador. Ao se identificar com o sacrifício de Jesus, quem vivia como escravo do pecado é liberto para viver em santidade, como filho de Deus. Dessa forma, não mais peca premeditadamente, nem planeja o mal. Ao contrário, quando lhe ocorre agir contra a vontade de Deus, aquele que morreu e reviveu pelas águas do batismo é tomado de profunda tristeza, então ele logo se arrepende, luta para não voltar a errar ou cometer o ato do pecado, pedindo o perdão e a intercessão de Jesus junto ao Pai (Deus). “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo” (1João 2.1-2).

BATISMO DE UMA CRIANÇA NA IGREJA CATÓLICA:

[pic 3]

F3

Batismo é um sacramento do Novo Testamento no qual Cristo ordenou a lavagem com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para ser um sinal e selo de nos unir a si mesmo, da remissão de pecados pelo seu sangue e da regeneração pelo seu Espírito; da adoção e ressurreição para a vida eterna; e por ele os batizando são solenemente admitidos à Igreja visível e entram em um comprometimento público, professando pertencer inteira e unicamente ao Senhor.

O Batismo não deve ser administrado aos que estão fora da igreja visível, e assim estranhos aos pactos da promessa, enquanto não professarem a sua fé em Cristo e obediência a Ele; porém as crianças, cujos pais, ou um só deles, professarem fé em Cristo e obediência a ele, estão, quanto a isto, dentro do pacto e devem ser batizadas.

DESCRIÇÃO DAS IMAGENS

As imagens fotográficas selecionadas para estudo (F1, F2 e F3) serão alvo de observação para que possamos fazer uma análise profunda do seu campo visual, tanto denotativamente, como conotativamente. No que diz respeito às mesmas, traremos de descrever linhas e formas dominantes, as cores, texturas e iluminação, tais como o enquadramento e ponto de vista escolhido pelos fotógrafos.

A F1 é uma fotografia tirada em um momento de batismo nas águas promovido pela Igreja Apostólica Luz e Vida, no dia 16 de junho de 2018. O contexto da fotografia tem como ambiente o final do dia, o pôr-do-sol, que não está retratado nitidamente na imagem, mas que é evidenciado pela falta de raios luminosos, predominando um contraste de cores quentes e frias. O plano de fundo é uma parede, com detalhes de pedras ásperas, colocadas de maneira abstrata, comuns em ambientes que possuiu piscinas, evidenciando um local de residência particular, seja uma casa ou uma chácara.

No centro da fotografia, vislumbram-se também alguns detalhes de natureza religiosa. Como, por exemplo, as mãos em posição de oração de um homem e uma mulher, que devem ser os pastores líderes da igreja, sobre o garoto que está em posição de batismo. Ele está prestes a ser mergulhado nas águas, com as mãos colocadas na região do coração, se referindo a aceitação do Espírito Santo em seu ser. Os protagonistas da fotografia são, claramente, o garoto e os pastores; com vestimentas brancas, leves e arejadas, colaborando para a comodidade no ato do batismo. Com ar de fé, com posturas de recepção e oração, os protagonistas norteiam todo o contexto da imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com