TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Buscando conhecimento através do método

Por:   •  23/10/2017  •  Dissertação  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do capítulo:

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. In: OLIVEIRA, Paulo de Salles (org.) Metodologia das Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1998.

BUSCANDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO MÉTODO

Método é uma investigação planejada racionalmente que visa obter conhecimento, através de um caminho mais seguro, permitindo interpretar coerentemente das idéias de um estudo. O objetivo da metodologia é estudar as possibilidades de explicação dos métodos, mostrando os aspectos de cada um.

As questões levantadas pelo método merecem ser pesquisadas, pois os autores abordam os problemas do método, porém após estudarem a metodologia, acabam se conscientizando dos perigos que os cercam. Isso os leva a tomar decisões inadequadas. Diante desta situação, é recomendado que os pesquisadores busquem fundamentos em autores expressivos, para se tornarem seu “próprio teórico e seu próprio metodológico” Ibidem pg. 134. , buscando sempre uma perspectiva ampla.

Partindo destas considerações, espera-se que os estudiosos se aproximem da metodologia para construir seus estudos, sem desconsiderar a idéia de totalidade das ciências humanas.

O autor reflete sobre nenhum aspecto substituir a leitura, e segue explicando esses aspectos através de uma incursão: Ao relacionar tema de pesquisa e biografia o autor concebe vida ao estudo tirando dele traços artificiais, porém ceder ao conformismo, pode trazer um resultado inverso. Recomenda bastante cuidado na elaboração de arquivo, para não gerar associações diferentes no futuro. Ressalta a importância da criteriosidade e honestidade com as fontes elaboradas. Aponta a imaginação como fator que separa o técnico do pesquisador, pois tem o papel de aprimorar a percepção. Paulo usa a Obra Nervos Sadios como exemplo para mostrar a necessidade do uso de uma linguagem clara e simples que não vulgarize conceitos e não seja superficial, considera escrever sem desembaraços um trabalho que exige uma lapidação para a vida toda. Esses aspectos mostram que o pesquisador que trabalha com ciências humanas ganha o papel de artesão.

Precisamos superar a idéia de que métodos são apenas técnicas para obter o conhecimento de que métodos são sim técnicas que devem estar sintonizadas com o que está proposto mas também são fundamentos e processos nos quais se apoia a reflexão.

O historiador aprende a pesquisar enquanto se pesquisa, pois enquanto trabalha, se depara com situações inusitadas, que os livros não o prepararam para resolver. Portanto “ ‘o melhor aprendizado da pesquisa social é fazê-la’; mas preferencialmente: ‘fazê-la sabendo-se o que se faz’ ” Cohn Gabriel .Apresentação. In: Hirano, Sedi (org.) Ob. cit., pXII.

O método surgiu no século XVII junto com um movimento em que seguia o pensamento racional, onde associava a razão a possibilidade de provocar mudanças e desvincular a produção de saber da órbita eclesiástica. Daí surgiram as academias laicas que buscavam explicar dramas sociais sem componentes extraterrenos.

Elaboraram meios confiáveis para se observar “ordenar as coisas, sistematizá-las, identificar unidades e diversidade, mensurar, decompor o todo em partes para analisar” Paulo de Salles Oliveira, 1998, p.22 .As pessoas com mais habilidades para tais coisas assumiram o compromisso de utilizar sua formação para elaborar um saber que explica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com