TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.068 Palavras (17 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 17

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL

Resumo

Este trabalho tem objetivo de incentivar as crianças à prática da leitura, ressaltando o valor da mesma formação de futuros leitores, compreender as concepções de literatura  para o desenvolvimento  na construção do conhecimento, a literatura infantil é um recurso rico de informações, e nos oferece um método prazeroso e divertido de ensinar crianças, este trabalho preocupa-se em mostrar como podemos conhecer e compreender a literatura infantil como contribuição que a mesma pode oferecer em todos os aspectos do desenvolvimento da criança, ressalta a leitura e os benefícios que trazem ao desenvolvimento do conhecimento, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do cidadão, comenta o excesso da tecnologia como fator predominante na desvalorização da leitura e do livro, a construção deste trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica, quando a escola oferece aos alunos leitura poderá formar um indivíduo mais crítico em todos os aspectos da formação do ser humano, na educação e nas áreas de extrema importância para sua formação intelectual e social.

Palavras-chave: Leitura. Escola. Cidadão. Educação.


THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE THROUGH CHILDREN'S LITERATURE

Abstract

This work aims to encourage children to practice reading, highlighting the value of reading children in the training of future readers, understanding the conceptions of literature for development in the construction of knowledge, children's literature is a rich resource of information, and Offers a fun and enjoyable method of teaching children, this work is concerned with showing how we can know and understand children's literature as a contribution that it can offer in all aspects of the child's development, emphasizes reading and the benefits they bring to the child. Development of knowledge, demonstrating the importance of reading as a social practice in the formation of the citizen, comments on the excess of technology as a predominant factor in the devaluation of reading and the book, the construction of this work was carried out through bibliographical research, when the school offers students Reading may form a more critical individual in all aspects of the formation of the human being, in education and in areas of extreme importance for their intellectual and social formation.

Keywords: Reading. School. Citizen. Education

1 INTRODUÇÃO

        O projeto de pesquisa sobre a construção do conhecimento através da literatura infantil foi escolhido pela importância das histórias contadas, ouvidas, narradas, assistidas, como uma das formas de expressão e comunicação das experiências de vida das crianças.

 Como nos fala Oliveira (2002, p. 26), “Uma compreensão de pontos básicos sobre como cada pessoa se desenvolve em sua cultura pode apoiar a promoção de experiências pedagógicas de qualidade na educação infantil”. Nesse sentido o ato da construção do conhecimento através das histórias infantis está ligado às inúmeras aprendizagens que o indivíduo constrói nos seus primeiros anos de vida.

           A literatura que está sendo hoje produzida no Brasil é abundante e muito variada, todo dia estão sendo jogados no mercado inúmeros títulos novos destinados ao público infantil, se por um lado é positivo por outro é motivo de preocupação, pois muitos, a qualidade literária deixa a desejar, é necessário saber orientar-se, avaliar, em meio uma avalanche de livros, a qualidade literária que possa auxiliar a formação das crianças. A literatura infantil usada de forma prazerosa constrói na prática a compreensão, a motivação e a formação humana.

     

Historicamente tudo se constrói, se transforma, assim sendo num breve estudo  compreende como a literatura infantil poderá auxiliar as crianças a construírem novos conhecimentos, se libertarem de medos, angústias entendendo o mundo real que as cercam. Faz-se necessário refletir que, através da literatura podemos produzir conhecimentos construídos historicamente pela humanidade.

A escola é considerada um local privilegiado para a transmissão de um tipo de saber valorizado socialmente, o saber científico, ao qual os alunos não teriam acesso de outra maneira. O processo de apropriação do conhecimento pressupõe a interação constante entre sujeitos, ou seja, a relação entre sujeitos sobre um dado conhecimento, na interação com outros sujeitos sociais, na unidade dinâmica entre realidade e suas expressões, na linguagem e no pensamento produz-se a subjetividade da criança ao mesmo tempo em que esta adquire conhecimentos sociais, e a literatura infantil neste contexto auxilia as crianças no desenvolvimento da consciência, de coordenar e dirigir seu pensamento, quando ela se encontra diante de alguma dificuldade a ser resolvida, comunicando assim ao adulto ou a outra criança o resultado do seu pensamento.

         

Faz-se necessário uma reflexão sobre a importância das contribuições que a literatura infantil pode oferecer a criança que freqüenta a educação infantil, já que esta participa do processo do desenvolvimento infantil.

2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E O PAPEL DA ESCOLA NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

No Brasil, o nível de leitura da população sempre foi baixo. A elevada taxa de analfabetismo, o reduzido poder aquisitivo, a ausência de uma política cultural contínua e a influência da mídia são alguns fatores relacionados ao problema do alfabetizado funcional. Uma das atividades fundamentais desenvolvidas pela escola para a formação dos alunos é a leitura, entendida como extensão da escola na vida e na sociedade. Muitos dos problemas encontrados pelos alunos no decorrer dos anos de estudo são decorrente de problemas de leitura. O aluno muitas vezes não consegue resolver problemas de matemática e de outras disciplinas, não porque não saiba, mas sim porque não aprendeu a ler com significado e compreensão do texto. Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e qualquer que seja a disciplina a ser estudada depende da leitura para se manter e desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (754.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com