TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA RELAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  18/5/2018  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO SOCIAL E HISTÓRICO E SUAS RELAÇÕES COM A ESCOLA

Ao tratar-se do termo conhecimento, esta evidente que existe uma serie de coisas que pode ser associada. O conhecimento é um produto que passa de gerações em gerações e que está engajada na nossa história e que está engajada na nossa história.

António Vieira Pinto definir o conhecimento como uma petição desde o princípio. O conhecimento pode surgir de um simples cogitar, isto é, simples ato de pensar que pode avançar é ir alem da “realidade”. A natureza social do conhecimento não nos permite considerá-la como algo isolado.

Segundo Popper, o processo do conhecimento se assimila a teoria darwiniana. Tanto é que chama de seleção natural de hipótese comparando a teoria da seleção natural. Numa competição em que as hipóteses incapazes são eliminadas, sobreviva e aquelas que tiveram aptidão. Isto na prática seria: os jovens de hoje em dia tem problema de assimilar o conhecimento, ou seja, ao fazerem uma prova ou vestibular não alcançam seu objetivo e mostraram incapazes de debater.

O conhecimento é de tal forma uma propriedade geral da matéria viva que acompanha o processo evolutivo, ou seja, todo animal incluindo nos seres humanos podemos nascer com uma expectativa que pode ser considerada uma hipótese.

O conhecimento não se aliena a modelos, ela esta sempre pronta para usufruir, quando for analisada e compreendida por uma consciência critica. Segundo A. V. Pinto, é sempre inovando, entretanto em sua essência é a mesma, admite três etapas: A fase das reflexões primordiais; a fase do saber; a fase da ciência.

O conjunto dessas fases compreende a capacidade que o ser vivo possui de representar para si o estado do mundo em que se encontra, de reagir conforme sua percepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com