TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFRONTO ENTRE O PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA E A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA TRADICIONAL

Por:   •  10/5/2015  •  Dissertação  •  15.483 Palavras (62 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 62

CENAES CENTRO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

CONFRONTO ENTRE O PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA E A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA TRADICIONAL

DERLY GARCIA PEREIRA

Primavera do Leste – MT

2014

DERLY GARCIA PEREIRA

CONFRONTO ENTRE O PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA E A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA TRADICIONAL

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado do Instituto Nacional de Pesquisa e Ensino para obtenção do titulo de Mestre em educação.

Orientador: Doutorando Severino Breda da Silva.

Primavera do Leste - MT

2014

DERLY GARCIA PEREIRA

CONFRONTO ENTRE O PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA E A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA TRADICIONAL

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Nacional de Pesquisa e Ensino, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação.

COMISSÃO EXAMINADORA

________________________________________________________

Dr.  THIAGO CAMPOS SILVA

________________________________________________________

Dr.

________________________________________________________

Dr.

Primavera do Leste, MT. 29 de abril de 2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho em especial ao Instituto Nacional de Pesquisa e Ensino - INAPE: que me recebeu com muito carinho e contribuiu com tudo que precisei para desenvolver essa tese de mestrado e a meus familiares Teresinha e Gabriel que tem me apoiado e me motivado para seguir essa jornada.


EPÍGRAFE

"Não tenhais medo das novas tecnologias! Já que estão entre as coisas maravilhosas que Deus colocou à nossa disposição para descobrir, usar, dar a conhecer a verdade".  Papa João Paulo II.


RESUMO

        

Essa dissertação de mestrado é um confronto entre o pensamento de Anísio Teixeira e a concepção pedagógica tradicional, percorrendo os principais teóricos das práticas pedagógicas da escola nova, analisando as teorias de aprendizagem que mais tem contribuído para uma reflexão do processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica busca-se responder as questões que provocaram a proposta dessa dissertação. Que são: como Anísio Teixeira vindo do seio dos jesuítas promoveu uma enorme reviravolta na educação brasileira? Hoje se fala em escola nova no Brasil, mas na realidade se pratica? Observando mais profundamente a educação, não pratica a escola tradicional? A vinda da Companhia de Jesus para o Brasil é o ponto de partida para se entender a força que a escola tradicional ou conservadora perdura até os dias de hoje. A avaliação das teorias pedagógicas e as práticas de ensino do Brasil comprovam a dicotomia entre o que se escreve sobre a educação e o que se pratica em sala de aula. A proposta inicial era saber por que um pensador como Anísio Teixeira não conseguiu emplacar como educador a exemplo de Paulo Freire. Com o desenvolvimento do trabalho percebe-se que Anísio Teixeira não é um teórico de prática pedagógica, mas sim de estruturação da educação nos moldes de John Dewey teórico americano. Procedeu a análise do papel de Anísio Teixeira em confronto com a escola nova na proposta dos teóricos do século XIX e XX. Anísio Teixeira é um desses pensadores que maravilhado com o movimento escolanovista no Brasil, exerceu forte atuação no cenário educacional brasileiro enquanto intelectual e também como gestor de sistemas educacionais, que culminou em organizar formas práticas de viabilizar seu projeto burocrático de uma educação nacional. A reflexão de caráter bibliográfico verificou a influência da proposta americana de seu principal mestre Dewey e do liberalismo europeu, levantou-se hipóteses sobre as formas pedagógicas que o autor propõe para viabilizar o ideal de educar para a democracia através da escola.

PALAVRAS - CHAVE = EDUCAÇÃO, ESCOLA, PEDAGOGIA, ANISIO TEIXEIRA.

        

        


ABSTRAT

This master dissertation is a confrontation between the thought of Teixeira and the traditional instructional design, covering the main theoretical pedagogical practices of the new school, analyzing the theories of learning that has most contributed to a reflection of the process of teaching and learning in Brazil. Through a literature review we seek to answer the questions that led to the proposal of this dissertation. That is how Teixeira from the womb of the Jesuits promoted a huge turn around in Brazilian education? Today we talk about new school in Brazil, but in reality it is practiced? Noting further education, as non- traditional school? The arrival of the Jesuits in Brazil is the starting point to understand the power that traditional or conservative school endures to this day. The evaluation of teaching theories and practices of education in Brazil, proves the dichotomy between what is written about education and what is practiced in the classroom. The initial proposal was to know why a thinker like Teixeira failed to catch on as an educator Paulo Freire example. With the development of the work is perceived that Teixeira is not a theory of pedagogic practice, but the structure of education in the mold of John Dewey American theorist. Has the analysis of the role of Teixeira in confrontation with the proposed new school of theorists of the nineteenth and  twentieth century. Teixeira is one of those thinkers who amazed the School movement in Brazil, had a strong performance in Brazil as well as intellectual and educational systems manager, culminating in organizing practical ways of making its bureaucratic project of a national education educational setting. The reflection of bibliographical verified the influence of the American proposal of his principal teacher Dewey and European liberalism, assumptions about pedagogical forms which the author proposes to enable the ideal of educating for democracy through school rose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.7 Kb)   pdf (470.1 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com