TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerrado e Complexo do Pantanal

Por:   •  2/4/2020  •  Ensaio  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO

DE

HISTÓRIA

SUBI TITULO: Cerrado e Complexo do Pantanal

NOMES: Mariana Fonseca nº27

               Alana Oliveira nº 01

               Letícia Suave nº22

PROFESSOR: Rafael

TURMA: 7ano A

 

O Cerrado é um tipo de vegetação que compõe a fitogeografia brasileira, já ocupou 25% do território

Brasileiro no entanto, com o passar dos anos, o Cerrado diminuiu significativamente. A vegetação do Cerrado encontra-se em uma região onde o clima que predomina é o tropical

[pic 1]

VEGETAÇÃO – Encontramos vegetação no Cerrado principalmente na região centro-oeste do Brasil, em lugares como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, oeste de Minas Gerais e Sul do Maranhão e Piauí. Ele ocupa cerca de 203 milhões e possui estações bem definidas. Algumas características do Cerrado são a presença marcante de árvores de galhos  tortuosos e de pequeno porte, as cascatas destas árvores são duras e grossas, as folhas são cobertas de pelos, a temperatura média anual é entre 18ºC e 23ºC e o seu solo é composto por uma cor avermelhada, em função da grande presença de óxido ferroso. Infelizmente em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o Cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos.

FAUNAS – Abriga muitas espécies de animais como mamíferos, aves, repteis, anfíbios e peixes também existem espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, tatu-canastra o lobo-guará entre outros, ao todo existem 65 espécies do Cerrado que estão ameaçadas de extinção.

POPULAÇÃO – A cultura do centro-oeste brasileiro é

Bem diversificado pois recebeu contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros , gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a calhada (ESTADO DE GOIÁS), o cururu (MATO GROSSO E MATOGROSSO DO SUL ), além da culinária como o arroz com, pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano entre outros. O  artesanato do mato grosso é conhecido principalmente pela viola-de-cocho e pelas redes bordadas, se destacam também as bonecas de pano, artesanato em madeira e cerâmica. As vestimentas típicas dessas regiões são, para as mulheres geralmente, blusas xadrez ou de tons  claros, com mangas bufantes.

ECONOMIA - No cerrado brasileiro um setor com forte poder na economia é a agropecuária, parte significativa das áreas de cerrado está tomada por plantações ou áreas de pastagem.

Uma atividade importante que anda perdendo espaço no setor econômico, é a agricultura familiar que significa o trabalho de pequenos produtores, nas áreas de plantio e criação que normalmente é com mão de obra de sua própria família.

TURISMO - O turismo é geralmente voltado para natureza e para pontos históricos e culturais, existe uma enorme bagagem histórica e cultural que é expressa em monumentos, tradições, museus, culinárias  típica.

   

 

  [pic 2]

  [pic 3]

[pic 4]

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com