TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender a Influência dos Princípios Liberais Defendidos na Revolução Francesa no Processo de Independência das Colônias inglesas.

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA PROFESSORA TEREZINHA MIGUÉIS

PROFESSORA: Juliana Andressa                                  DISCIPLINA: História

ANO: 8º                                                                           DATA:

PLANO DE AULA

CONTEÚDO:

Compreender a influência dos princípios liberais defendidos na Revolução Francesa no processo de independência das colônias inglesas.

DESCRITORES:

D01 – D03 – D04 – D05 – D20

HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS:

Identificar para quais grupos sociais eram desvantajosas as políticas implementadas pelas monarquias de Antigo Regime, relacionando-os às ideias de limitação do poder das monarquias e da não-intervenção do Estado na economia.

Compreender o pressuposto básico do liberalismo, a ideia da igualdade natural e dos direitos inalienáveis, confrontando com a perspectiva moderna e compreendendo a dimensão histórica do nascimento destas ideias. Identificar semelhanças e diferenças entre liberalismo e iluminismo.

Identificação dos princípios fundamentais dos movimentos revolucionários na França e nas Américas.

Conhecer o contexto da colonização dos Estados Unidos;

Identificar os principais motivos e consequências da Independência política das Treze Colônias inglesas.

METODOLOGIA:

Exploração do conhecimento prévio do aluno; Leitura dirigida; Aula expositiva e dialogada abrindo para uma discursão participativa do aluno; Explicação e discussão dos conteúdos dados; Aplicação de atividades e correção das mesmas.

RECURSOS:

Pincel, lousa, apagador, livro didático, kit multimídia.

PROCEDIMENTOS:

1º momento 

Chamada.

2º momento

Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as políticas implementadas pelo Antigo Regime e os ideais iluministas.

3º momento

Exposição do esquema para ilustrar as práticas politicas e econômicas do Antigo Regime com objetivo de resgatar algumas das relações sociais que serão abordadas durante a aula, tais como o controle do rei sobre a economia e as relações entre nobreza e burguesia. Esquema em anexo.

4º momento

A professora irá relembrar as características das políticas vigentes no Antigo Regime e os princípios do iluminismo utilizando a metodologia da exposição dialogada.

5º momento

Seguindo a mesma linha da discussão sobre o iluminismo, a professora deve apontar para o fato de que nossa sociedade, liberal, tem sua origem neste momento histórico, e porque é importante conhecê-lo.

6º momento

No quadro, a professora irá escrever o texto “O liberalismo político e econômico” para que o aluno possa copiar no caderno, seguindo de explicação do tema abordado no texto, para melhor compreensão do aluno. Texto em anexo.

7º momento

Atividade elaborada pela professora, escrita no quadro magnético para que o aluno possa copiar no caderno. Correção comentada pela professora.

8º momento

Leitura compartilhada do livro, pág. 93, texto “A independência dos Estados Unidos – Os Estados Unidos e o liberalismo econômico.”

9º momento

Apresentação do slide “Independência dos Estados Unidos – contexto, motivos e importância histórica” em paralelo com a leitura do livro, “Tema 2 – Independência dos Estados Unidos”.

10º momento

Atividade avaliativa elaborada pela professora, sobre o conteúdo estudado.

AVALIAÇÃO:

Comparação contínua de registros de acompanhamento do desenvolvimento do aluno.

Avaliação da participação e envolvimento durante a execução das tarefas em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:

Referencial Curricular do 9º ano.

Apolinário, Maria Raquel. Projeto Araribá: História 9º ano - São Paulo, Moderna, 2014.

ANEXO:

Esquema apresentado aos alunos para ilustrar as práticas politicas e econômicas do Antigo Regime:

[pic 1]

Texto:

O liberalismo político e econômico.

Liberalismo foi uma doutrina de pensamento econômico, político e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. O liberalismo transformou-se primeiramente em um movimento político durante o iluminismo, quando se tornou popular entre filósofos e economistas no mundo ocidental. O liberalismo rejeitou as normas sociais e políticas prevalecentes de privilégio hereditárioreligião estatalmonarquia absoluta e direito divino dos reis. O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica distinta. Locke argumentou que cada homem tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade, acrescentando que os governos não devem violar esses direitos com base no contrato social. Os liberais opuseram-se ao conservadorismo tradicional e procuraram substituir o absolutismo no governo pela democracia representativa e pelo Estado de direito. Liberalismo nada mais é que uma teoria política e social que enfatiza fundamentalmente os valores individuais da liberdade e da igualdade. Para os liberais, todo indivíduo têm direitos humanos inatos. O governo tem o dever de respeitar tais direitos e deve atuar principalmente para resolver disputas quando os interesses dos indivíduos se chocam. De acordo com a filosofia política liberal, a sociedade e o governo devem proteger e promover a liberdade individual, em vez de impor constrangimentos; a pluralidade e a diversidade devem ser encorajadas e a sociedade deve ser igual e justa na distribuição de oportunidades e recursos.

Liberalismo Político

Liberalismo político é um doutrina cuja meta é a proteção da liberdade do indivíduo. Os liberais defendem que o Estado é necessário como meio de proteção do indivíduo, mas não deve prejudicá-lo e nem representar, ele mesmo, um atentado à liberdade.

O liberalismo político defende que o Estado deve preservar a liberdade individual, de escolha dos representantes do povo, a igualdade dos indivíduos perante a  eliminação de privilégios. Também defende a liberdade de expressão artística, cultural e religiosa. Os princípios fundamentais do liberalismo incluem a transparência, os direitos individuais e civis, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres – o que geralmente significa um sistema de governo democrático – e igualdade da lei e dos direitos para todos os cidadãos.
Esta doutrina de pensamento acabou virando inevitavelmente burguesa, uma vez que a pequena burguesia e parte da burguesia tradicional viram nela uma premissa filosófica contra o absolutismo, que não os satisfazia.

Liberalismo Econômico

O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada. O liberalismo econômico surgiu quando os Estados Nacionais estavam se constituindo. Assim, um grupo de pensadores criticava o que eles consideravam uma excessiva intervenção do Estado na economia, deixando pouco espaço para a livre-iniciativa.

Os liberais rebatiam as ideias do mercantilismo e dos fisiocratas que defendiam o controle do Estado na economia através de monopólios, altos impostos e proteção aos grêmios de profissões.

Assim, o liberalismo econômico se caracteriza pela não intervenção do Estado na economia, à defesa da propriedade privada e a livre concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (189.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com