TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Armados Na Europa

Pesquisas Acadêmicas: Conflitos Armados Na Europa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Conflitos armados na Europa

Europa

No continente europeu, um dos principais motivos de conflitos é a questão do povo basco. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas preservaram seus principais elementos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições.

A partir desse fato, no ano de 1959, foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). Com o surgimento desse grupo tiveram início os atentados, sobretudo, às autoridades.

A Irlanda do Norte (Ulster) integra o Reino Unido e por esse motivo as decisões são geradas em Londres. No caso da Irlanda do Norte, o que acontece é a luta entre católicos e protestantes. Os católicos lutam há pelo menos 30 anos em busca da unificação com a República da Irlanda e se opõem aos protestantes, que são a maioria e querem permanecer subordinados ao Reino Unido. O grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês). Esse exército realiza diversos atos terroristas, pois existe uma grande intolerância por parte dos grupos religiosos.

Outro caso de focos de conflitos no continente europeu tem relação com a península balcânica. O desconforto ou descontentamento nesse caso diz respeito às questões étnicas, uma vez que estão inseridas na região diversas origens de povos, como os sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, bósnios e albaneses. As divergências contidas entre esses povos são desenvolvidas ao longo de muito tempo. O que provoca tensão nessa região é a temática nacionalista e étnica.

O terrorismo

Grande parte do dinheiro utilizado para financiar o terrorismo transnacional provém do tráfico de droga. Além disso, estima-se que o comércio internacional de drogas mortais ascende a cerca de 30 mil milhões de dólares por ano. A situação é tão grave que penso que os Estados europeus e os antigos Estados da União Soviética se confrontam hoje com o que poderemos considerar uma agressão, através da droga, orquestrada a partir do Afeganistão. Só na Rússia foram apreendidas ao longo deste ano mais de 50 toneladas de droga provenientes daquele país. No que diz respeito à generalidade da Europa, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas para a Droga e o Crime, cerca de 90%% da heroína consumida é de origem afegã.

O Tratado de Maastricht

Este tratado que criou a União Européia previa a integração monetária e econômica na CEE e a cooperação política entre os países membros, entrando em vigor em 1993. Em 1995 a União Européia recebeu mais três países totalizando quinze associados. Estava formada assim a Europa dos quinze. Dois anos depois era assinado o Tratado de Amsterdã que completava o Tratado de Maastricht.

Em março de 1998 a Comissão Européia anunciou as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com