TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Na Ditadura

Resenha: Cultura Na Ditadura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Para relembrar a época em que o Brasil vivia.

No dia 31 de março de 1964 foi deflagrado no Brasil o golpe militar que afastou João Goulart da presidência da República, mergulhando o país numa ditadura que durou quase 30 anos. Neste período, o país viu sucederem-se os governos militares e, com eles, a limitação dos direitos civis dos cidadãos, prisões, torturas, desaparecimentos, perseguições e censura à imprensa.

A Rádio no Período da Ditadura

Foi durante o período da Ditadura Militar que se deram as maiores interferências políticas na programação dos Rádios. Antes de ir ao ar os scipts deveriam ser levados ao censor dos militares. Se na programação estivessem escaladas músicas de cunho ideológico, como as de Chico Buarque, ou de conteúdo pornográfico, essas músicas eram retiradas da programação e a Rádio recebia uma advertência.

As rádios informavam livremente notícias sobre cassação de mandatos, de pessoas e prisões, mas qualquer notícia que fosse considerada desfavorável aos militares não poderia ser dita. Mas, noticiar sobre a guerrilha, poucos se atreviam. Os militares censuravam toda informação que pudesse passar a idéia de que os guerrilheiros estavam bem organizados e armados. Como os guerrilheiros assaltavam bancos para comprar armas, a imprensa não podia noticiar assaltos a bancos.

Os poucos repórteres do rádio que se atreveram a ir contra as ordens militares foram presos. Entre eles, Joaquim Antunes e Paulo Ronaldo. Joaquim Antunes foi preso por ter denunciado, durante o seu programa Banco de Praça, na Rádio Difusora, que haviam dado aumento salarial para os militares e não para os civis. Paulo Ronaldo, repórter policial de A Patrulha da Cidade, da Rádio Marajora, ficou preso durante seis meses por ter denunciado os crimes praticados pelo esquadrão da morte. A prisão se deu no início da década de 70, no governo de Fernando Guilhon. E o silêncio continua até hoje.

Já Para algumas rádios paraenses, achavam que era mais lucrativo ter os militares como aliados, por isso, elas procuravam mostrar que eram adeptas do regime. Outras vezes, elas procuravam usar os militares contra os inimigos.

Até pela visibilidade dos personagens, a questão da censura na música é uma das mais comentadas até hoje. Artistas do porte de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque chegaram a deixar o Brasil, depois de perseguições e prisões.

Mas nem só os temas políticos despertavam a irritação dos censores. Considerados ignorantes e, a certa altura, beirando a paranóia, eles implicavam também com qualquer letra que atentasse contra a moral e os bons costumes”. Nessa situação, por exemplo, o cantor Odair José teve pelo menos três músicas barradas: O Motel, A Primeira Noite e Pare de Tomar a Pílula. Suas músicas Inconvenientes e inadequadas, conforme os documentos da época seriam tão perigosos quanto os versos mais políticos de Caetano e Gil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com