TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESMUNDO RESENHA

Artigo: DESMUNDO RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME DESMUNDO (2003)

Da obra de ANA MIRANDA

Desmundo conta a história de uma jovem portuguesa, órfã junto com outras, que foram mandadas para a América Portuguesa colonial do século XVI, com o objetivo de se casarem com os colonos. As órfãs eram levadas para um lugar onde são oferecidos seus pretendentes por uma intermediaria. A jovem Oribela era muito religiosa e quando se deparou com seu pretendente ficou desesperada cuspiu em seu rosto, assim, conseguiu a desistência dele. Em 1522, o padre Manoel da Nóbrega solicita ao rei de Portugal que envie a America Colonial portuguesa órfã de boa cepa, na falta destas, mulheres brancas, para que os homens casem e vivam em serviço do Nosso Senhor.

Aos funcionários da coroa portuguesa só excepcionalmente era permitido fazer-se acompanhar de suas famílias. Aponta também que essa falta não pode ser estendida a todo período colonial, nem a todas as regiões. Oribela, no entanto, desejosa que era de retornar a sua pátria, não consegue furta-se ao matrimonio. Aparece-lhe um pretendente que a desposa e, quando seu marido, Francisco de Albuquerque, vai consumar o casamento através da união sexual esta lhe pede tolerância a fim de que se acostumasse com a presença do marido e, conseqüentemente, desenvolvesse uma relação de afeto.

Vale descartar, no entanto, que o fato demonstrado pelo filme não se dava para qualquer homem, mas para aquelas que possuíam recursos.

Fato este que levavam as mulheres a serem tratadas com mercadorias, pela sociedade da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com