TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME DESMUNDO

Ensaios: RESENHA FILME DESMUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do Filme:

Desmundo

Sinopse

Desmundo é um filme de Alain Frenost, baseado no romance de Ana Miranda, de mesmo nome, que conta a história de uma jovem portuguesa órfã, que juntamente com outras, foram mandadas para a América Colonial, ou seja, o Brasil, a fim de desposarem os colonos que ali se encontravam.

História

Portugal e a igreja católica acreditavam que enviando órfãs de boa cepa para desposarem os colonos que aqui viviam, conseguiriam impedir a miscigenação entre brancos e índios que já aconteciam de forma significativa em algumas regiões do país.

Oribela, personagem principal, bastante religiosa, não se sentia preparada para o casamento, além de seu desejo em retornar ao seu país. No entanto é desposada por Francisco de Albuquerque, colono português e senhor de engenho. Seu marido ao tentar consumar o casamento recebe um pedido de tolerância de Oribela, que diz ter intenção de acostumar-se com o marido e assim construírem uma relação afetuosa, sendo atendida. Porém, enciumado com a visita de Ximeno Dias em sua propriedade e a troca de olhares entre o amigo e sua mulher, Francisco espanca Oribela e a estupra, o que a faz fugir tentando voltar para Portugal. Mas, é recapturada por seu marido no exato momento em que ia ser abusada sexualmente por dois homens desconhecidos.

De volta para casa, ela é presa em um porão, onde fica acorrentada pelos pés durante dias, recebendo os cuidados de uma índia, com a qual não conseguia se comunicar devido à diferença das línguas.

Ao sair do cativeiro, Oribela se mostra disposta a aceitar sua vida de casada sendo até mesmo carinhosa com seu marido, o que o faz pensar que ela mudou, ganhando sua total confiança.

Ela o engana, cometendo outra fuga, desta vez indo à procura de Ximeno, que a esconde.

Oribela acredita que conseguirá embarcar em um navio de volta para seu país, recebendo a ajuda de Ximeno. Entre eles acontece um caso amoroso e, ao desconfiar de Ximeno, Francisco vai à procura dos dois que fogem. Ximeno Dias é morto por Francisco em um duelo.

Sem alternativa, Oribela volta para Francisco trazendo em seus braços uma menina, que seu marido pensa ser filha dele.

Ambientação

O filme relata uma história que acontece no Brasil Colonial, no século XVI, mostrando a propriedade de Francisco de Albuquerque, onde funciona seu engenho de cana-de-açúcar, principal atividade econômica da época. Uma região que também possuía um pequeno vilarejo, local onde morava Ximeno Dias, mercador e novo cristão.

Personagens

Oribela, Francisco de Albuquerque, Ximeno Dias, Mãe de Francisco, Padre Jesuíta, Freira que criou e educou Oribela e as outras órfãs.

Curiosidades

Criança com problemas mentais, filha da mãe de Francisco, que no decorrer da história, o filme insinua uma relação de incesto entre mãe e filho.

Parto de Oribela em posição vertical (em pé).

A noção de orientação de Oribela em suas fugas, mesmo sem conhecer o ambiente, e a facilidade que Francisco tinha de se aproximar dela, de perceber, de encontrá-la, chegando sempre muito rápido nestas ocasiões.

Ficha Técnica

Título original: Desmundo

Gênero: Drama

Duração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com