TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Desmundo

Por:   •  21/4/2015  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Desmundo conta a vida no Brasil no séc. XVI, sendo que seu principal enredo e a historia das órfãs, que são trazidas da Europa para o brasil do séc. VXI. O filme, foca em especial na historia de Oribela, uma órfã portuguesa e muito religiosa que entra em conflito com o “Novo Mundo” e tenta a todo custo voltar a Portugal, mas sem sucesso.

Oribela era casada com Francisco de Albuquerque, um português, que não tinha onde viver com sua mãe em Portugal, e enriquece no Brasil, com as terras e escravos que obteve no Brasil.

O filme nos possibilita ver um panorama cultural da época, e muito além disso, nos permite conhecer a realidade da colônia portuguesa que se encontrava aqui no Brasil, como os índios que eram escravizados em suas próprias terras, o pequeno numero de escravos negros, os jesuítas que vieram para o Brasil no intuído de cristianizar os povo pré-colombianos, mas que muitas vezes se perdiam na corrupção, e o cristão novo, que eram os antigos judeus que vinham para o Brasil no intuito de fugir da discriminação religiosa que sofriam na europa.

Uma questão muito importante discutida no filme, e algo que já foi levantado em sala de aula e a miscigenação, pois Oribela no final do ilme tem um filho, que ficou em aberto a questão de sua paternidade, se era na verdade de seu marido, ou de um romance rápido que a jovem teve com um cristão-novo, essa questão que se tornou normal na época, devido a falta de mulheres que tinha na colônia, o que fez com que fosse normal o relacionamento com pessoas diferentes, até mesmo entre índias e europeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com