TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Motor Fisico E Mental

Artigos Científicos: Desenvolvimento Motor Fisico E Mental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 22

DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO CORRIGIDO

INFLUÊNCIAS SOCIAL, POLÍTICA E INTELECTUAL DOS AUTORES

1. Sigmund Freud – A Psicanálise

Considerado, por muitos, o pai da psicanálise, Sigmund Freud, de origem judia, nasceu em 1856 na Morá¡via. Na época de seu nascimento a Europa passava por mudanças significativas na política, nas artes e na economia, no entanto, o povo judeu sempre era assolado com as intempéries dos tempos, neste período o anti-semitismo era uma força opressora constante. Certa vez, já aos setenta anos, Freud afirmou: “[...] precisamente por ser judeu, encontrava-me livre de muitos preconceitos que dificultavam a outros o uso de seu intelecto; como judeu estava preparado para colocar-me na oposição e para renunciar à concordância com a maioria compacta”. Porém, muitas águas haveriam de passar até que isso fosse dito. Na sua mocidade, com a Europa no fervor das revoluções, ele se manteve absorto a tudo e focado, mergulhou em seus estudos e teorias. Formado na Escola de Medicina da Universidade de Viena, partiu para o campo da neuropatologia. Impulsionado por Wilhelm Fliess, um médico judeu muito amigo, começou a migrar da Neurologia para Psicologia, onde iniciou um estudo sobre o aspecto psicológico das neuroses. Após trabalhar com a hipnose, sob influência do médico francês Jean Martin Chercot, e concluir que o método era ineficaz naquele contexto, partiu então para outro ramo, fundamentando a experiência das pacientes na sexualidade, fato que gerou criticas de muitos estudiosos da época. Em 1908, realizou-se em Salzburg o Primeiro Congresso Internacional de Psicanálise, e no ano seguinte Freud e Carl Gustav Jung realizaram conferencias na Universidade de Clark no estado de Massachusetts.

2. Burrhus Frederic Skinner – O Comportamentismo

A Psicologia Cientifica do século XIX derivou-se de dois grandes movimentos a critica ao racionalismo cartesiano e o surgimento da teoria positivista da ciência. O nascimento dela se deu num clima intelectual banhado pelo positivismo comtiano que, por sua vez, veio revigorar e conferir direitos de cidadania ao velho empirismo inglês. Em 1920 surgi o neopositivimo, mantendo o comportamento comtiano de considerar a ciência o único veicula de progresso, mas eliminou drasticamente do discurso questões metafísicas ou questões de valor e moral passando a concedera-las meramente não cientificas.com o rompimento entre a ciência e os valores, o cientista passou a desconsiderar os aspectos morais de sua pesquisa. Passou a surgir tendências do Positivismo Logico, esta nova forma de positivismo propõe prescrever como a ciência deve ser realizada. Já no inicio do século XIX surge o ambiental ismo americano que resulta da herança empírica britânica e da reação ao nativismo alemão. Em psicologia o ambiental ismo teve seu primeiro representante em J.B. Watson ele lançou o Behaviorismo e transformou o estudo da aprendizagem. A partir de 1960 houve mudanças drásticas nas atitudes das ciências sociais dos Estados Unidos devido aos grandes acontecimentos que ocorriam. No final da década de 30 a pesquisa psicológica era toda ela centrada no estudo da aprendizagem, especialmente do labirinto, e pendurou ate o fim da década de 50. Skinner era uma das vozes mais poderosas contra a esterilidade da pesquisa de aprendizagem de labirinto, a obra The Beauvoir of Organisms causou um grande impacto sobre a psicologia da época, ele desafiava a infrutífera fixação da psicologia a física como modelo de ciência e argumentava que no seu estado atual a psicologia não justificava a experimentação apurada nem a teorização matemática. No final da década de 50 e começo da de 1960 devido às convulsões sociais fizeram com que a sociedade se voltasse para a psicologia. Com a influencia dessas preocupações Skinner em sua obra Ciência e comportamento humano e O mito da liberdade ele passa a teoria da aprendizagem para a abordagem do comportamento humano face aos diversos agentes controladores, pois a sociedade reclamava uma psicologia viável do comportamento humano.

3. Carl Rogers – O Não-diretivismo

*Esta questão ninguém fez corretamente, e/ou não foi passada para mim.

4. Lev Semenovich Vygotsky – História pessoal e intelectual

Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, próxima a Mensk capital de Bielarus, pais da hoje extinta União Soviética, em 17 de novembro de 1896. Foi um grande pensador na área de conceitos de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Por sua família apresentar uma situação econômica bastante confortável, teve oportunidade de ensino de alta qualidade, sendo através de tutores. Quando estudante tinha o foco nas areas de linguística, ciências sociais, psicologia, filosofia e artes. Na Universidade de Moscou, cursou Direito. Anos mais tarde, cursou também Medicina, devido seu interesse em trabalhos com problemas neurológicos. Concluindo seus estudos de direto e psicologia em 1916. Vygotsky participou de um grupo de jovens intelectuais da Rússia Pós-Revolução, onde trabalhavam num clima de idealismo e efervescência intelectual. Baseado na crença de emergência de uma nova sociedade, seu objetivo mais amplo era a busca do “novo”, de uma ligação entre produção científica e o regime social recém implantado. Mais especificamente, buscava uma nova psicologia, que incorporasse duas fortes tendências na psicologia do inicio do século, sendo elas a psicologia como ciência natural e a psicologia como ciência mental, uma relacionada com o homem basicamente como corpo, onde se observava fenômenos ocorridos para analisar posteriormente, e outra relacionada com o homem visto como mente, consciência e espírito, sendo essa voltada pra um lado mais filosófico. Durante os próximos sete anos lecionou literatura e psicologia em Gomel e fundou a revista literária Veraski. Em 1924, inicia seu trabalho sistemático com uma série de pesquisas em psicologia do desenvolvimento, educação e psicopatologia. No mesmo ano participa do segundo congresso de psiconeurologia, onde expõe com uma clareza impressionante para um jovem de apenas 28 anos, o tema da.relação entre reflexos condicionados e comportamento consciente do homem. Durante sua vida, publicou cerca de 200 trabalhos científicos, cujo os temas vão desde a neuropsicologia até a crítica literária, passando por deficiência física, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas. No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com