TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento À Construção social de gênero

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Construção social de gênero

O que vemos no universo da escola, observamos que estamos vinculados em ver as coisas de acordo que o mundo quer que nos vejamos, e isso vai causando esse mal estar.

Quando um menino gosta de aula de artes, ou uma menina que gosta de jogar futebol, essas coisas causa mal estar na gente, isso ajuda a gente perceber que  os preconceitos de gênero são muito difíceis  de se quebrar, sem duvida a escola tem papel importante na reprodução desses preconceitos, mas pode também ter um papel na superação deles.

Temo-nos uma necessidade de classificar o mundo a nossa volta a partir de distinções percebidas na natureza.

E, na nossa cultura, a distinção entre masculino e feminino e muito marcado.

Na nossa sociedade, essa distinção e feita de maneira bastante hierarquia, atribuindo mais valor aquilo que se classifica masculino. As pessoas, desde pequenas, são ensinadas a esperar que o homem tenha comportamento masculino e, a mulher, feminino, isso gera expectativas que, quando não observadas, fazem surgir preconceito e discriminação.

O preconceito e a discriminada, não só de gênero, mas orientados por outros marcadores sociais, como raça, classe, idade, orientação sexual, criam barreiras fortes ao exercício da cidadania para mulheres  e homens, o tempo todo.

Além disso, tais preconceitos reforçam desigualdades estruturais entre os grupos sociais, mantendo situações de poder de uns sobre o outro.

A escola tem um papel central na reprodução desses valores hierarquizados, pois e nela que se aprende, durante longos anos, que há coisas de menino, e coisas de menina, mas a escola pode ser também um lugar de questionamento dessas barreiras, contribuindo na formação de cidadão, que vivem melhores com as coisas fora de lugar, ou melhor, cidadão que entendam que as coisas não tem um lugar, mas tanto quantos a criatividade e potencial de cada um de nos q nos permita.

A mudança dessa realidade começa por cada um de nos.

Bibliografia

  • PUPO, Kátia Regina. Violência moral no interior da escola: um estudo exploratório das representações do fenômeno sob a perspectiva de gênero. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação. USP, São Paulo, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com