TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática da História

Por:   •  7/5/2018  •  Seminário  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

“Didática da História”

Plano de aula apresentado à disciplina Didática da História, considerando a proposta de elaboração de aulas visando conexão entre a história Acadêmica e a História Escolar, do curso de Licenciatura em História.

Matilde Alexandre Alves de Barros                RA 9024414895

Roxana Maria Filetti Barbosa                         RA 9902010521

Adilson Santos de Jesus                       RA 8412170224

                                                           

Orientador: Dennys

SÃO PAULO, 2016

Plano de Aula

I – Apresentação:

Educação Patrimonial

A escolha da matéria Educação Patrimonial para um projeto de 3 aulas para alunos do terceiro ano do ensino médio, considerando que não integra o currículo usual de escola pública e não está contemplado entre os objetivos desta fase do ensino de história, se dá por suas próprias especificidades:

  1. Apresentar um tema, geralmente não tratado, portanto inédito e diretamente relacionado à disciplina história, mas que representa um aspecto importante da construção da memória e da historiografia, ou seja, a arqueologia;
  2. Abordagem da necessidade de preservação do patrimônio histórico e sua constituição como herança;
  3. Educação Patrimonial agrega respeito às diversas identidades culturais, uma vez que tem o poder de resgata-las;
  4. Mostrar uma matéria importante e apresentar a arqueologia não somente como fonte de saber, mas até mesmo como opção de carreira e estudos futuros;
  5. Entendimento de que resgatar vestígios de passados desconhecidos e consequente entendimento e preservação são fundamentais para estabelecer elos entre passado e presente e, naturalmente, a pavimentação do futuro;
  6. Conduzir o processo educativo desta fase escolar estabelecendo importância de sua natureza contínua.

II – Dados de Identificação:

Escola: Escola Pública Estadual Prof °Luiz Simioni Sobrinho

Disciplina: História

Série: 3º ano do Ensino Médio

Período: manhã

III – Tema

Educação Patrimonial

IV – Justificativa

A Educação Patrimonial é um instrumento que possibilita que o aluno compreenda o universo sociocultural em que está inserido. Este tema deveria permear o estudo de história desde a segunda fase do ensino fundamental, já que se trata de processo educativo para compreensão, inclusive, da formação de patrimônio histórico, manutenção de fontes históricas, suas categorizações e principalmente valorização de culturas locais e desenvolvimento de identidades.

O ideal seria introduzir em caráter permanente, ainda que fosse como tema transversal, a Educação Patrimonial.  Este tema deveria ser permanente e sistemático, abordando as fontes primárias de conhecimento como experiências de contato direto com manifestações culturais e significados práticos das fontes.

A Educação Patrimonial deve ser pensada também como ferramenta para valorizar a cultura, seja ela do presente, do passado, do local ou regional.

V – Conteúdo

Esta proposta sugere o envolvimento de vários saberes e não se limita apenas ao patrimônio como fontes de pesquisa, mas também abordagem da importância da preservação, incluindo automaticamente as questões de cidadania, respeito, espírito de coletividade, posicionamentos que possam contribuir com a defesa da memória. Por se tratar de alunos do terceiro ano do ensino médio, pressupondo uma lógica de interesse mais amadurecida, optamos por definir aspectos técnicos e teóricos da arqueologia. Na sequencia, focar sobre as atividades arqueológicas em território brasileiro e propor atividades análogas.

VI - Estragégias

  1. Primeira Aula:
  • Debate sobre locais históricos e levantamento de tradições brasileiras identificando, inclusive, algumas supostas origens. Festas tradicionais, danças, músicas. Apresentar ilustrações que incitam debates.
  • Aula expositiva sobre a arqueologia brasileira, definindo alguns aspectos da Educação Patrimonial; Indicação de leituras, filmes, documentários.
  • Apresentar ilustrações sobre sítios arqueológicos brasileiros e sua importância na composição de identidade cultural.

  1. Segunda Aula:
  • Exposição oral das opiniões sobre a Arqueologia debatidas na aula anterior e sobre o uso das leituras indicadas, dos documentários.
  • Atividade: desenvolvimento de atividade análoga à arqueologia, mas no âmbito familiar. Cada aluno deverá pesquisar a história da família  considerando:
  • Identificar fontes históricas “oficiais”, ou seja, documentos, cartas antigas, móveis, louças, utilidades domésticas.  
  • Buscar a história oral da família, anotar relatos dos mais velhos, grava-los em vídeo ou áudio para preservar a memória, relacionar fotos, álbuns.
  • Organizar o material ou identificar se há uma organização já estabelecida pela família. Interpretar e analisar esta organização.
  • Preparar para a terceira aula um texto dissertativo sobre o “sítio doméstico”, ou um documentário.
  • Opcional: criação de blogs para narrar histórias da família, individual ou em grupo. Caso seja em grupo, o blog poderá ter o caráter de discussão sobre preservação de histórias familiares.
  1. Terceira Aula -
  • Apresentação dos trabalhos. Comentários e Avaliação.

VII – Objetivos

Contato com conteúdo formulado na aula expositiva – falar sobre o que Arqueologia, sobre sítios arqueológicos e sobre a importância da Educação Patrimonial.

Estimular interesses sobre as questões transversais da arqueologia – cidadania, preservação, identificação cultural.

Apresentar a Arqueologia como profissão e especialização.

VIII – Avaliação:

Apresentação individual e Oral dos Trabalhos – considerando que isto possa ocorrer em duas ou três aulas.

Os blogs serão optativos, mas devem ser compartilhados entre a classe. Solicitar que os sejam comentados pela turma dentro dos padrões normais de blogs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com