TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação de Filosofia

Por:   •  19/11/2016  •  Dissertação  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

O periódico “A missão da filosofia” escrito por José Mauricio de Carvalho aborda a importância da Filosofia na vida do indivíduo como elemento de sobrevivência de sua existência no mundo através do convite à reflexão.

A Filosofia surge à partir da experiência de indagar sobre algo que toca intimamente o homem e o deixa perdido diante do mundo. Ela surge na Grécia Antiga a fim de substituir os mitos e, após a invenção da escrita, da moeda, da lei escrita e da fundação da pólis, os gregos entenderam que os rumos da existência coletiva deviam ser discutidos pelos cidadãos em praça pública, dando origem aos debates políticos. Assim, as pessoas refletiam e defendiam suas idéias elaborando um novo ideal de justiça e democracia. Para filosofar era necessário ter um pacto com a verdade, mas a mentira sempre fez parte do pensamento humano. Por isso, a sabedoria auxilia no tratamento de juízos para explicar a verdade através do desenvolvimento do espírito crítico e da racionalidade. Essa sabedoria é resultado da informação de dados que será analisada para constituir o conhecimento e entender o problema. O autor ainda destaca a importância de se considerar toda a hitória da atividade filosófica, pois para avançar é necessário saber das dificuldades que passaram. É justamente este confronto de consciêcia humana, entre passado herdado e presente, que alimenta a reflexão do homem.  A cultura exerce um papel muito importante porque o mundo criado pelo homem está embasado nos valores aos quais ele adere.

Portanto, a Filosofia instiga o indivíduo a não se acomodar, a continuar racional para que o futuro da humanidade esteja garantido enquanto a opinião pública crítica e livre existir.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com