TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie HG

Pesquisas Acadêmicas: Dossie HG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  1.589 Visualizações

Página 1 de 10

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

No período paleolítico os homens eram nômades, viviam da caça, pesca, não tinham moradia fixa, usava m pedra como instrumentos e descobriram o fogo. No período neolítico os homens eram sedentários começaram a viver em pequenos grupos, descobriram a agricultura e a cerâmica e a domesticar animais. E por último a idade dos metais foi o período das mudanças a substituições das pedras e madeiras por metais, confecções de armas e instrumentos mais funcionais.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):

Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):

Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):

A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:

A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

O Egito nasceu às margens do Rio Nilo, a economia era praticamente toda era vinda da agricultura, a sociedade egípcia era hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também tinham grande importância para a sociedade, mais abaixo estavam os camponeses, os artesões e os comerciantes e por último os escravos. O Egito tinha dois tipos de linguagens a demótica – mais simplificada e a hieroglífica – mais complexa com utilizações de símbolos e desenhos. A religião predominante era a politeísta, ou seja, adoravam vários deuses, acreditavam na reencarnação e na imortalidade da alma. Na ciência destacou-se a matemática e a saúde, a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Os espartanos tinham como objetivo a disciplina militar, a criança até 7 anos vivia com a mãe e após essa idade ficavam sob responsabilidade do governo, os meninos estudavam, praticavam exercícios físicos para se tornarem excelentes soldados, já as meninas também estudam e praticavam exercícios mais o treinamento era para a formação e excelentes mães de soldados. Somente após os 60 anos é que podiam ter cargos públicos e se dedicarem a novas atividades. Já os atenienses eram democráticos, a educação era para poucos, somente quem tinha condição de pagar por ela, os cidadãos eram quem davam as leis, eram considerados cidadãos os que nasciam na cidade e cujos pais eram atenienses. As mulheres, crianças, estrangeiros e escravos formavam a maioria da população ateniense e não participam da democracia de Atenas.

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.

O direito romano o latim que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Na política ideia de republica e a justiça passaram a ser bem distribuída. E propriedade publica e particular.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Reflita sobre a concepção de cidadania e democracia ateniense no período da Grécia Antiga. Registre suas impressões.

Eram cidadãos, cultos servia como referencia, para outros povos, políticos consciente, lutando pelo bem do seu povo estudara o melhor regime político, passarão por vários ate chegar na democracia, mas tinha preconceitos, contra estrangeiros e mulheres.

2. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

Apesar de tanto tempo as coisas não mudaram muito, naquela época eram oferecido aos povos diversões e algum alimento, hoje a diversão que temos é a televisão e o alimento oferecido são os auxilio do governo ex.: bolsa família, vale gás, etc.

3. Escreva sobre a importância da existência do Rio Nilo para a prática da agricultura no Egito antigo.

Por ser uma região desértica, a agricultura podia se desenvolver graças as enchente que se dava do mês de julho a setembro ,inundando e fertilizando com humo fertilizante natural.

4. As pirâmides foram destaques no Egito Antigo. Para que foram erguidas as pirâmides?

Para colocar os cadáveres mumificados principalmente dos Faraós, com o objetivo de preservar os corpos para as vidas seguintes, pois acreditavam em reencarnação.

5. Faça uma pesquisa sobre a polis (cidades-estados gregas) e anote suas principais características.

As polis era as cidades-estados da Grécia antiga, estas cidades tinha um alto grau de independência, ou seja, autonomia, política e econômica, polis não existia separação entre rural e urbano, nem relação de dependência muitos habitantes de polis principalmente a nobreza residia nos campos,os centros político-administrativo das polis era a acrópoles, geralmente nas regiões mais altas da cidades.acesso 12/02/2014.fonte internet

6. Quais as principais premissas da doutrina cristã e os aspectos em que conflitavam com a autoridade do imperador romano?

Os cristãos acreditar em um Deus único, amor ao próximo,perdão desapego aos bens terreno,a humildade,e igualdade.

Os cristãos se opunha ao paganismo recusava a adorar os deuses que servia Roma,não aceitava a origem divina do poder do império Romano.

7. Escreva um resumo sobre o fim do Império Romano do Ocidente e suas causas.

Fator externo: invasões, migrações-Hunos ostrogodos, visigodos germânicos etc.

Fatores internos: anarquia militar,exércitos divididos que apoiavam imperadores diferentes,imperadores eram colocado facilmente e retirados com a mesma facilidade, em um período de 50 anos foi posto e deposto 20 imperadores, crise de escravismo. Acesso13/02/2014. fonte internet http://pt.slideshare.net/222050sandro/a-queda-do-imperio-romano-do-ocidente

8. Realize uma pesquisa sobre a cidade de Constantinopla e sua relação com o fim da Idade Antiga.

Constantinopla uma das cidades mais importante do mundo localizada em uma projeção de terra sobre o estrito de Bósforo em direção a Anatólia funcionava como um ponto de rotas comerciais que ligava a Europa a Ásia por terra e também era o principal porto nas rotas que ia e vinha do mar Negro e o mar mediterrâneo

A queda de Constantinopla marca o fim da idade media. acesso: 12/02/2014.fonte internet

UNIDADE 2

HISTÓRIA MEDIEVAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual era o papel desempenhado pela Igreja durante a Idade Média e em que medida essa instituição influenciava o modo de vida da população?

O cristianismo foi um dos traços marcantes do império bizantino. Em Constantinopla realizavam-se os concílios responsáveis pela definição de dogmas da igreja católica, com as diferentes formas de se pensar, ocorre o desacordo, um grupo defendia as imagens outro era contrario a essa pratica. Este ocorrido levou o chamado cisma oriente que dividiu a igreja católica em duas; a apostólica e a ortodoxa isso foi a primeira quebra da igreja gerando grandes ameaças e conflitos a este período. Este foi um marco para fim da idade media.

2. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.

O Expansionismo árabe iniciou-se logo após a morte de Maomé tanto em direção ao oriente como ao ocidente. As conquistas islâmicas se ampliaram sob os califas Omíadas e foram preservadas pelos Abássidas, apesar das diversas divisões políticas, iniciadas com a fundação do Emirado de Córdoba em 756. O processo expansionista foi fulminante, estimulado por interesses em dominar rotas de comércio, pela cultura do botim, pela Guerra Santa e também pela fraqueza dos adversários: O império Persa que desapareceu, O império Bizantino, que foi reduzido, perdendo seus territórios na Palestina e norte da África, e os Reinos Bárbaros da região do Magreb e da Península Ibérica, que foram derrotados. Na Europa, o expansionismo muçulmano foi contido pelos Francos, na famosa Batalha de Poitiers em 732. Durante a Dinastia dos Abássidas o comércio árabe atingiu grande extensão, destacando-se o comércio de especiarias com as Índias, as várias rotas de contato com Constantinopla e as várias rotas do norte africano pelo interior, realizado por caravanas, que traziam ouro para a cidade de Ceuta, objeto de interesse português no século XV. Apesar da centralização política e religiosa, a história do império árabe caracterizou-se por várias disputas pelo poder e conseqüentemente por divisões, de onde inclusive nasceram as duas seitas mais importantes do Islamismo: sunitas e xiitas

3. Descreva o que foi e como funcionou o Império Carolíngio.

Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino. Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. As escolas funcionavam junto aos mosteiros, aos bispados ou às cortes, nestas escolas eram ensinadas as sete artes liberais: aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e dialética. Para facilitar a administração do vasto território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram divididas em condados (administradas pelos condes). Para fiscalizar a atuação dos condes, foi criado o cargo de missi dominici. Estes funcionários eram os enviados deveriam verificar e avisar ao imperador sobre a cobrança dos impostos, aplicação das leis e etc. A arte sofreu uma grande influência das culturas grega, romana e bizantina. Destacam-se a construção de palácios e igrejas. No ano de 800, um importante fato histórico representou o poder de Carlos Magno. Aproximou-se da Igreja Católica e foi coroado imperador, do Sacro Império Romano-Germânico, pelo papa Leão III. Desta forma, colocou-se como um defensor e disseminador da fé cristã pelas terras dominadas. Após a morte de Carlos Magno, em 814, o Império Carolíngio perdeu força. As terras do império foram divididas entre os netos de Carlos Magno, em 843, através do Tratado de Verdun.

4. Conceitue feudalismo, destacando suas principais características.

A sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir. Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta; no entanto, os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e o direito de cunhar suas próprias moedas, assim o monarca passou a ser apenas uma figura simbólica. A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. O servo era um camponês que recebia a terra para sua exploração, mas não era o dono dela, então o servo ficava preso ao senhor feudal, devendo-lhe fidelidade, obediência e obrigações pessoais. Nesse contexto, a Igreja, além de possuir uma grande quantidade de feudos e consequentemente de ser a maior proprietária de terras, foi a responsável pela difusão de valores culturais e religiosos da Idade Média. Dessa forma, direcionou e controlou por um longo tempo a mentalidade do homem medieval.

5. Em que medida as consequências das Cruzadas contribuíram para a decadência do sistema feudal?

As cruzadas não foram somente religiosas, mas sim com intuito de aumento de terras e poder, ouve um crescimento populacional e com isso fez com que agricultura também se avança utilizando as florestas e com isso surgiu uma nova classe a burguesia, todo este crescimento demográfico porem a agricultura não estava, mas dando conta de alimentar toda a esta gente gerou fome entre a população a partir deste momento os camponeses tiveram sua revoltas que agravou ainda a miséria com ela a epidemia peste negra que dizimou um terço da população. Com isso os camponeses viram uma nova chance de se libertar dos seus senhores a população procura abrigo nas cidades, e com isso as cidades começou a desenvolver aumento da atividade entre comercio através do ouro e prata, então se dá uma nova civilização com moedas, corporações, e ligas.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Estude sobre o Código Justiniano e faça um resumo, em tópicos, sobre sua influência na sociedade medieval.

Flavio Pedro Sebáceo Justiniano, foi imperador de 1°de agosto 527 ate a morte.

Esta obra legislatória que nasceu e sobreviveu durante o império bizantino e base de quase toda a legislações atuais.

O código Justiniano foi dividido em quatro partes,Digesto, Novelas, institutas e pandectas. Serviu para vários código civis de outras nações,nos séculos seguintes

Algumas normas do Código Justiniano:

Ninguém é forçado a defender a defender uma cousa contra a própria vontade.

Ninguém sofrera penalidade pelo que pensa.

Ninguém poderá ser retirado à força de sua própria casa.

O encargo da prova fica com aquele que afirma e não com aquele que nega.

Na aplicação da penalidade,deve ser levado em conta a idade e a inexperiência da parte culpada.

2. Qual a relação entre os traços culturais do Império Bizantino com os conflitos religiosos ali ocorridos?

Uns dos traços marcantes do império bizantino foi o cristianismo em Constantinopla existiam os concílios definição de dogmas da igreja católica, eles desenvolveram diferentes formas de pensar, um grupo defendia as imagens outro já ponham contra. Este fato levou o chamado cisma oriente que dividiu a igreja católica em duas a ortodoxa e a apostólica isso foi a primeira quebra da igreja gerando grandes conflitos e ameaças e este período e com este foi um marco para fim da idade media.

3. Escreva sobre o papel desempenhado pela cavalaria junto à população e à Igreja, na Idade Média.

A cavalaria protegia os que não portavam armas, como os podres camponeses viúva,e lutava nas guerras.

4. Pesquise em livros, revistas e na internet informações sobre a Inquisição e faça um resumo dos registros que encontrar.

Foi uma espécie de tribunal criada na idade media para condenar todos os que era conta os dogmas da igreja Católica.

Fundado pelo o Papa Gregório IX o santo oficio mandou para a fogueira milhões de pessoas que era considerados hereges,nesta época o poder da igreja estava intimamente ligado com o do estado.

Os condenados não tinha direito de saber quem o denunciara, muitos cientistas também foram condenado por divergir

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »