TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de História

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

R:  A educação é criar o educando ou criar nele a condição de aprender, instrui-lo, ou passar lhe informações. A educação foi marcada por invasões nas quais geraram na época destruições de cidades, houve os cruzamentos de raça e misturas de culturas, gerando assim duas civilizações, a cretense e a micênicas, porém, foram destruídas gerando assim um período conhecido como; Idade das Trevas onde desapareceu a escrita. Com todo esse acontecimento houve um período de formação do povo grego, o qual a sociedade foi reorganizando e dando uma nova forma social.

Na Grécia antiga os escravos que levavam as crianças até a escola eram chamados de pedagogo, a educação grega visava uma formação integral que se envolve o desenvolvimento do corpo e espirito.

Por causa do desaparecimento da escrita, os gregos não deixavam de relatar oralmente; as guerras, os mitos, as poesias, os hinos religiosos, esse período é conhecido como "Idade Heroica," ou seja, o período homérico, na qual a escrita havia se perdido e a cultura era transmitida oralmente até que  a escrita foi ressurgindo, e essas tradições orais começaram a ser reunidas e selecionado por escrita.

Já na educação no tempo homérico, era visada na formação de nobre cortes e virtuoso e ter características de ter força e coragem, para ser um bom guerreiro, mas os aristocráticos gregos incluíam a lealdade, beleza, hospitalidade, honra, gloria, desafio a marte entre outros. A criança depois dos sete anos era levada para aprender o cavalheiresco.

  1. Compare e destaque as diferenças entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas

R:  Em Esparta o desenvolvimento se dava através de uma educação militar severa, sendo privilegiada a força física na qual buscavam formação de soldados e atletas ou seja, A educação espartana de nome técnico egogê, era obrigação do governo e estava nas mãos do Estado, era orientada para intervenção em guerra e manutenção da segurança da cidade, as atividades físicas feitos por meninos a partir de sete anos, tais como, corrida, natação lançamento de disco e dardo. Os treinamentos femininos eram compostos por arco e flecha. Desde o nascimento até a morte, o espartano pertencia ao estado, os recém-nascidos eram examinados por um conselho que determinava eliminar os que fossem portadores de deficiência física ou mental ou não fossem suficientemente robustos. A partir dos sete anos de idade, os pais não comandavam mais a educação dos filhos, isso era obrigação do estado, a educação espartana, assim como hoje era dividida em três ciclos; 1° Dos sete aos onze anos, 2° Dos doze aos quinze anos, 3° dos dezesseis aos vinte anos. alguns métodos eram castigos com chibatadas para aqueles que fossem apanhados roubando, não por terem roubado, mas sim por terem sido apanhados, pois acreditavam-se que era bom para formação. Aos doze anos eram abandonados nus em um penhasco para suportar o frio e fome, depois de concluído o período de formação educativa, os cidadãos de Esparta, entre os vintes e os sessenta anos estavam obrigados a participarem das guerras.

Ao contrário da educação Espartana a educação Ateniense tinha como objetivo a formação integral do indivíduo. na antiguidade, Atenas se destacou nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. os atenienses tinham como objetivo principal a formação de indivíduos completos, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo (escravos que acompanhava os adolescentes até a escola) na escola, as quais os jovens estudavam música, artes plásticas, filosofia entre outras. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de suma importância a saúde corporal. Já as meninas de Atenas não frequentavam as escolas pois, ficavam a oficio das mães aprendendo as atividades domesticas e trabalhos manuais até o seu casamento.

Embora fosse cidades gregas, Atenas e Esparta tinham visões totalmente diferente de educação, enquanto uma tinha como objetivo principal a formação de soldados, outra tinha como objetivo prepara indivíduos com bom preparo psicológico, cultural e com boa saúde e com bom preparo físico.

  1. Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.

R: A educação Romana tinha objetivo de formar cidades para atuar ativamente na vida pública, segundo o estoicismo a educação dos meninos começava, no lar, com os pais ou com os escravos que ensinavam a ler e a escrever. Com sete anos, iam para escola onde aprendiam à gramatica, o latim, grego e a argumentação, com 17 / 18 anos frequentavam por um ano o fórum, com um amigo da família, depois apresentavam ao serviço militar para adquirir a formação guerreira. Já a educação das meninas era dada por suas mães em casa, que ensinavam a tecer e os serviços doméstico. Aos 12 anos atingindo a idade núbil estava pronta para casar. aos 14 anos já era, senhoras e podiam aprender músicas, canto, dança.  O comportamento do cidadão era marcado por questões éticas sobre influência da corrente filosófica Estóica, ou seja, segundo o estoicismo, o homem deveria viver em harmonia com a natureza, deveria ter uma vida simples, a riqueza, o luxo trazia muitas infelicidades ao homem, por isso deveria levar uma vida regrada de poucas necessidades. Nada ocorre por acaso o destino do homem já era traçado ao nascer, pregava a doutrina fraterna universal entre os homens, propondo o desligamento e a independência em relação ao mundo exterior. No estoicismo familiar era a célula da sociedade, de onde provinha o futuro do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (107 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com