TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DO ANTIGO EGITO

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

PEDAGOGIA

MARIA MILENA AGUIAR DOS SANTOS

A EDUCAÇÃO DO ANTIGO EGITO

Pedreiras – MA

2017

MARIA MILENA AGUIAR DOS SANTOS

A EDUCAÇÃO DO ANTIGO EGITO

Resumo apresentado a disciplina de História da Educação, ministrada pelo profº Antônio Marcos Oliveira de Castro, da Faculdade de Educação São Francisco, como requisito para a obtenção da terceira nota.

Pedreiras – MA

2017

RENASCENÇA EUROPEIA

O Renascimento foi um movimento artístico – cultural ocorrido na Europa nos séculos XIV, XV e XVI, tendo como principal causa o desenvolvimento econômico, a transição de valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, baseado no individualismo e no racionalismo.

Era um movimento leigo (desvinculado da Igreja) e burguês, de renovação cultural, que transformava o homem no centro dos acontecimentos. O renascimento foi protegido e impulsionado pela burguesia e setores da realeza, que possuíam recursos suficientes para patrocinar as atividades artísticas. Em suas obras, os artistas renascentistas acabavam por interpretar as aspirações e a visão de um mundo da burguesia.

Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais e economias, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Porém o movimento apresentou maior expressão na Itália, que devido diversos aspectos serviu de berço para o movimento renascentista que depois iria se espalhar pelo velho mundo, de forma não homogenia

Os principais motivos do Renascimento ter surgido na península itálica foi o desenvolvimento comercial, o contado comercial com árabes, que difundiam a cultura antiga, a influência dos bizantinos, que preservavam parte da cultura greco-romana, o desenvolvimento da burguesia e o surgimento dos “mecenas”                    (Patrocinadores de artistas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com