TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA CLASSICA E ESCOLA SOCJALISTA

Por:   •  9/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.293 Palavras (18 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 18

 Introdução

O presente trabalho é de carácter avaliativo da cadeira de História do Pensamento Económico, onde vai se abordar sobre Escola Clássica e Socialista. No princípio desenvolvemos sobre Escola Clássica, conceito, surgimento, suas característica, seus objectivos e precursores da escola clássica. Segundo GONÇALVES (2004), a economia clássica é o nome dado à primeira escola moderna de pensamento económico, é geralmente aceito que o marco inaugural do pensamento económico clássico seja a ´´Obra A Riqueza das Nações do escocês Adam Smith. Seus conceitos giram em torno da noção básica de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio económico a longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário económico. E em seguida, desenvolvemos sobre escola socialista, conceitos, características, objectivos e seus precursores. Segundo MENDES, et al (2004), a escola socialista é considerada como sendo uma doutrina política e económica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Noel Babeuf foi o primeiro pensador que apresentou propostas socialistas sem fundamentação teológica e utópica como alternativa política. A origem do socialismo tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial).

 


  1. Escola Clássica

1.1. Surgimento da Escola Clássica

Segundo MIQUELINO et al (2005), a escola clássica começou em 1776, quando Adam Smith publicou seu trabalho a Riqueza das Nações, e terminou em 1871, quando W. Stanley Jevons, Carl Menger e Leon Walras publicaram, independentemente, trabalhos expondo as teorias neoclássicas.

Segundo GONÇALVES (2004), a Economia clássica é o nome dado à primeira escola moderna de pensamento económico. É geralmente aceito que o marco inaugural do pensamento económico clássico seja a obra ˝A Riqueza das Nações (The Wealth of Nation), do escocês Adam Smith. Seus conceitos giram em torno da noção básica de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio económico a longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário económico.

Com a Revolução Industrial, o crescimento da produtividade deu-se não apenas em função do aperfeiçoamento dos métodos produtivos, mas também pelo avanço da técnica, baseado na invenção de máquinas, ou seja, aparelhos accionados por qualquer força motora que não a humana ou animal. (Prof. Dinis Herbelha, 2000)

Diante dessa realidade de industrialização, surgiu um conjunto de teorias sociais e económicas, algumas com o objectivo de justificar a organização da sociedade industrial, outras com o objectivo de criticar ou reformar a sociedade que estava sendo moldada. Numa breve análise, podem ser divididas essas teorias em três grupos principais: aquelas que defendiam a sociedade industrial capitalista, aquelas que pretendiam reformar essa sociedade e aquelas que pretendiam revolucionar o mundo capitalista. (Idem, 2000)

Das teorias que justificam a organização da sociedade industrial capitalista, a mais expressiva foi o liberalismo económico representado, principalmente, por Adam Smith e David Ricardo. (Prof. Dinis Herbelha, 2000)

1.2. Características da Escola Clássica

Segundo MIQUELINO et al. (2005), a doutrina clássica é geralmente chamada de liberalismo económico e suas bases são liberdade pessoal, propriedade privada, iniciativa individual, empresa privada e interferência mínima do governo. O termo liberalismo deve ser considerado em seu contexto histórico: as ideias clássicas eram liberais, em contraste com as restrições feudais e mercantilistas sobre a escolha de profissões, transferências de terra, comercio e assim em por diante. É um legado para a mudança histórica que hoje permite chamar de conservadora a pessoa que defende o liberalismo económico.

As principais características desse conjunto de pensamento serão resumidas como se segue:

  • Envolvimento mínimo do governo: O primeiro princípio da escola clássica era que o melhor governo governa o mínimo. As forças do mercado livre e competitivo guiariam a produção, a troca e a distribuição.

A economia era considerada auto - ajustável e tendendo na direcção do emprego total sem intervenção do governo e actividade do governo deveria ser limitada à aplicação dos direitos de propriedades e ao fornecimento da defesa nacional e da educação pública.

  • Comportamento económico de auto – interesse: Os economistas clássicos supunham que o comportamento de auto - interesse é básico para a natureza humana. Os produtores e os mercadores forneciam bens e serviços com o desejo de fazer lucros. Os trabalhadores ofereciam seus serviços para obter salários e os consumidores compravam produtos como uma maneira de satisfazer seus desejos.  
  • Harmonia de Interesses: Com excepção importante de Ricardo, os clássicos enfatizavam a harmonia natural de interesses em uma economia de mercado. Ao correr atrás de seus interesses individuais, as pessoas atendiam aos melhores interesses da sociedade.
  • Importância de todos os recursos e actividades económicas: Os clássicos assinalavam que todos os recursos económicos – terra, mão – de – obra, capital e habilidade empresarial -, bem como as actividades económicas – agricultura, comércio, produção e comércio internacional – contribuíam para a riqueza de uma nação. Os mercantilistas tinham dito que a riqueza derivava do comércio. Os fisiocratas acreditavam que a terra e a agricultura eram as fontes de riqueza.
  • Leis económicas. A escola clássica deu grandes contribuições para a economia ao concentrar a análise em teorias económicas explícitas ou ˝leis˝. Exemplos incluem a lei da vantagem competitiva, a lei de rendimentos cada vez menores, a teoria da população de Malthus, a lei dos mercados (lei de Saw), a teoria da renda de Ricardo, a teoria quantitativa da moeda e a teoria do valor – trabalho. Os clássicos acreditavam que as leis da economia são universais e imutáveis. (MIQUELINO, et al.2005)  

1.3 Objectivos da Escola Clássica

Segundo MENDES, et al. (2004), o pensamento clássico fundamenta-se, no individualismo, na liberdade e no comportamento racional dos agentes económicos, com a mínima presença do Estado, que teria como funções precípuas a defesa, a justiça e a manutenção de certas obras públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com