TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA VICTOR MEIRELLES

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA VICTOR MEIRELLES

(Do início a atualidade)

Acadêmica - Gabriele Iuncek

                                                   Tutor Externo – Volney Eller

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso: Licenciatura em História ( HID0335 )– Prática do Módulo IV

19/09/2015

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de relatar como ocorreu o processo de construção da E.E.B Victor Meirelles, e como os moradores contribuíram para sua formação. Veremos também como foi o processo de desenvolvimento e ampliação até se tornar escola estadual.

Para descrever sobre a escola é necessário que comece pela cidade, onde seus moradores foram os principais colaboradores para que a escola pudesse existir, com uma população pequena, porém determinada.

2 O INÍCIO DA CIDADE

            Por volta do ano de 1935, com a chegada dos primeiros imigrantes, alemães, italianos e poloneses, nascia então o povoado de Rio Preso, nome que foi dado pelo fato do rio estar em barrancos e matas, parecendo estar preso. Esta denominação permaneceu durante cerca de dez anos e em 1945 o povoado passou a se chamar Alto Rio Dollmann e, anos mais tarde mudou para Forcação, devido à junção dos rios Fachinal e Palmitos, que se encontram no centro da cidade formando uma figura de forca.

            No ano de 1967 a Câmara de Vereadores do município de Ibirama assinou um Decreto mudando o nome da localidade para Vitor Meireles ao qual o povoado de Forcação pertencia. Esta denominação foi escolhida para homenagear o famoso pintor catarinense Victor Meirelles. Em 26 de abril de 1989, o Estado de Santa Catarina emancipou o Município de Vitor Meireles, desmembrando-o de Ibirama.

             O Município de Vitor Meireles, possui uma área territorial de 371,560 km², com uma população de 5.207 habitantes, segundo fontes do IBGE 2010.

3 O PINTOR VICTOR MEIRELLES

Victor Meirelles de Lima, patrono da E.E.B Victor Meirelles nasceu na cidade de Desterro, atual Florianópolis, no dia 18 de agosto de 1822, e vai para o Rio de Janeiro em 1847, onde estuda na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba. Em Roma, é orientado pelos artistas Tommaso Minardi (1787 - 1871) e Nicola Consoni (1814 - 1884) e entra em contato com a pintura "purista". Estuda as obras dos mestres italianos, em especial os artistas da Escola Veneziana, como Ticiano (ca.1488 - 1576) e Paolo Veronese (1528 - 1588), por quem manifesta especial interesse. Consegue renovação do pensionato e estuda em Paris, a partir de 1857. Após mais de oito anos de ausência, regressa ao Brasil em 1861.  

             Com a Proclamação da República, em 1889 veio a perseguição política aos artistas oficiais da Monarquia e em 1890 foi demitido da Academia Imperial, agora transformada em Escola Nacional de Belas Artes. Com apenas 57 anos de idade, afirmaram que estaria velho demais.

Abandonado na manhã de um domingo de carnaval, em 22 de fevereiro de 1903, morre aos 71 anos Victor Meirelles.

4 CONSTRUÇÃO DA ESCOLA

No ano de 1939, chega a cidade a família do senhor Ângelo Mondini, época de ditadura militar, data em que se inicia o planejamento para a construção de uma escola.

A construção foi feita em forma de mutirão para evitar gastos, a madeira foi doada pelos moradores, e o terreno pelos senhores Artur Rutzen e Leopoldo Krambeck.

Foi dada então o nome de Escola Mista Municipal Alto Rio Dollmann, pertencia ao município de Hamônia (atual Ibirama) e apenas em 10 de outubro de 1946 foi transferida para a administração estadual e oferecia até a 3ª Série do Ensino Fundamental. O primeiro professor a lecionar foi Olindo Meneghelli de 1939 a 1942. A partir de 1943 assumiu Yolanda Moretti que trabalhou até 1964, residia na comunidade de Salto Dollmann, e estava estudando em Ibirama.

Com a população crescendo, o número de alunos aumentando, a antiga escola já não era suficiente. Foi então em 1952, conseguiu-se uma verba para a construção de uma escola maior e mais pedagógica, em outro terreno, onde se localiza até hoje. A escola possuía duas salas e dava atendimento aos alunos de 1ª a 4ª séries. Com o aumento do número de alunos, não fora mais possível atender somente em um turno, foi então que a partir de 1954 para ajudar assume Elza Darolt como professora, lecionando até o ano de 1970.

5 AS PRÓXIMAS DÉCADAS

No dia 24 de outubro de 1967 a escola passa a se chamar EE. RR. Victor Meirelles. Contudo a população continuava a aumentar, consequentemente o número de alunos, iniciasse assim uma campanha em prol da fundação de uma escola básica, para que os alunos pudessem estudar até a 8ª série. A comunidade então ampliou a escola, fazendo mais uma sala de aula, banheiros novos e secretaria. Assim no ano de 1976, criou-se a Escola Básica Victor Meirelles.

Em setembro de 1977, foi ampliada mais uma vez, sendo construídas mais duas salas de aula uma sala para biblioteca, uma sala para direção e uma para secretaria, seis banheiros novos, uma quadra polivalente e muro em torno do terreno da escola. Neste período a escola fazia atendimento para os alunos de 1ª a 8ª séries, com alunos de todas as comunidades da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com