TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO 5º SEMESTRE

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.366 Palavras (22 Páginas)  •  2.775 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 5º SEMESTRE

nome do aluno

MARIA  SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

Cidade

2014

MARIA SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório II – 5º Semestre (150 horas)

Orientador: Profa. Érica Ramos Moimaz

Tutor eletrônico: Gisele Dias da Silva

Tutor de sala:Dagmar Ermita Arrabaça

Pólo de Apoio Presencial:Pimenta Bueno Ro

Cidade

2014


1-  ESTUDO DE ARTIGO

O artigo aborda o senguinte assunto memória  e história em livros didáticos de história.  A história é abordada e sempre vinculada a memória,que são processos e dimensões da cultura,ambos são articos importantes da matriz curricular de história.

Cartografando e coletando dados sobre tudo o que passau e se passa no mundo e na nossa sociedade,segundo as estatisticas a nossa forma de abordar e coomprender a história mudou paulatinamente após a segunda guerra mundial,sempre abordando assuntos especificos e conteporâneos da atualidade.

Essa habilidade esta vinculada a nossa capacidade de estabelecer

dialagos com o passado e com o futuro ,sendo o tempo presente. A escola, e especialmente o ensino da história como campo de saber onde traz questões normalmente atribuidas com sua realidade,e profundamente afetada pelos efeitos desse debate,em um lado a escola convive com as questões e assuntos abordados por mestres e alunos,por outro lado a escola convive com a reprodução de práticas de memoria comuns a sociedade.

Enfim a escola é um lugar potencialmente atravessado por memórias

Nesse sentido as praticas de memórias se fortalecem com condição necessaria a formação da consiência histórica. Entre as consepções que valorizam a dimensão conceitual como ponto de partida para a aprendisagem histórica e as que não discutem o conceito é notório,isso nos leva a afirmar que hoje é uma tendencia entre as coleções,introduzir uma discussão do campo,mesmo que o procedimento não seja caracteristica principal da obra em relação. A discurção conceitual da memória que e uma dimensão fundamental para formação do saber históricoescolar,na medida em que permite o estabelecimento de conexões com aquilo que diz respeíto ao uníverso de significados propríos dos estudantes.

Tendo sido feito um panorâmico sobre as obras,pode se afirmar que a maior parte das coleções trata os campos da memoria e da história como verdades conceituais indiferenciadas. A ausencia dessa reflexão no ensino de história reduz as condições efetivas do docente.

Acreditamos na potência formativa da memoria enquanto mecanismo

capaz de permitir a criança ,jovens e adultos se concientizão do seu lugar no mundo e na história,portanto devemos tomar conciencia da memória com base de indentificação. Devemos sempre compartilhar histórias própria vivida e comparar lembranças comuns  e reconstruir sentidos para o estudo da história.

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, cabe à escola possibilitar a educação continuada, oriunda de um planejamento sistemático, para os educandos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). Além disso, não se pode visualizar a educação como algo simplista, mas sim como algo que envolva os alunos no meio social, político e histórico do país. Tudo isso, sempre buscando a cidadania, o entendimento dos direitos e deveres de cada um. 
Os objetivos estão apresentados de duas maneiras no documento. A primeira é como objetivos gerais a serem alcançados ao final do Ensino Fundamental, já a segunda refere-se aos objetivos específicos por série ou ciclo. 
Nos objetivos gerais espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como participação social e política. Assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.

Muito importante também é que os alunos valorizem a pluralidade cultural, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de orientação sexual, de etnia ou outras características.Desde que foi incorporada ao currículo escolar,a História ensinada tem mantido um conhecimento histórico. De longa data, muitos dos profissionais que atuam no ensino e/ou produzem material didático são pesquisadores e produtores de que atuam no ensino e/ou produzem material didático são pesquisadores e .O saber histórico tem, desse modo, possibilitado e fundamentado alternativas para

métodos de ensino e recursos didáticos, principalmente para valorizar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem ativo no processo de aprendizagem.

É preciso diferenciar, entretanto, o saber que os alunos adquirem de modo informal daquele que aprendemna escola.No espaço escolar,o conhecimento é uma reelaboração de muitos saberes ,constituindo o que se chama de saber histórico escolar.

3- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

IDENTIFICAÇÃO:

EEEFM.RAIMUNDO EUCLIDES BARBOSA

Av. dos Bandeirantes, nº 1152 – Bairro Pioneiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com