TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio 5º Semestre Pedagogia

Exames: Estágio 5º Semestre Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 8

I - INTRODUÇÃO

Neste relatório a intenção foi documentar experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática todo o aprendizado da teoria. Visou apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas. Um momento onde, aplicar conceitos adquiridos no período do curso se transformasse também em aprendizado, interação ao um novo ambiente em que trabalharemos e que, a partir da observação efetiva na atuação de outros profissionais da área, possamos formar o perfil de professor que queremos ser.

Nesse estágio, tivemos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É possível também, que aprimoremos nossas escolhas, a partir do contato com as realidades de nossa profissão. Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

05

II - DESENVOLVIMENTO

a) - OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO ESCOLAR

O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora Adriani Escudero Magalhães, foi realizado em uma Instituição Particular, cujo nome é Colégio Aprendendo a Aprender, situado no bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo.

Contando com Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Colégio Aprendendo a Aprender é um espaço que privilegia o aspecto humano, na formação dos alunos.

Carinho, atenção estímulo e disciplina são os diferenciais desta escola gerida por uma família de educadores com o “know how” de quem comanda o Grupo A, mantenedor de outras quatro instituições de ensino, entre elas o Colégio Horizontes Uirapuru.

O Colégio tem por missão que seus alunos efetivem suas qualidades em:

• Desenvolver uma imagem positiva de si atuando de forma cada vez mais independente, com diferença de pontos de vista, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

• Observar e explorar os mais diversos ambientes com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio;

• Ser receptivo ao conhecimento das diversas manifestações culturais, demonstrando atitudes de respeito, interesse e valorização da diversidade.

06

E tem por objetivo propiciar aos seus alunos vivências que favoreçam:

• A elaboração de significados, a construção de valores, a compreensão da ética e da moral das crianças;

• A correlação entre diferentes eixos de trabalho;

• O desenvolvimento do sentir prazer no avanço constante do processo de aquisição de conhecimentos;

• Apropriação das diferentes linguagens – verbal, gráfica, plástica, corporal, musical e matemática, ajustadas aos diferentes propósitos educacionais, de forma a compreender e a ser compreendido.

Participei de todas as atividades que compõem a rotina da turma, dentre elas as aulas de inglês, música e educação física.

Quando o estágio teve início, as crianças estavam terminando uma atividade na qual os pais de cada criança com as datas previamente agendadas, faziam memória da história da criança desde a concepção até os dias atuais com fotos, objetos, roupas, brinquedos e acessórios. O que mais me encantou no Colégio Aprendendo a Aprender e no estágio foi perceber a criança no seu processo de formação. As salas de educação infantil são organizadas dentro de um mesmo ambiente, onde as crianças ao seu tempo desenvolvem várias atividades e habilidades durante o dia. Os espaços possuem cada um, um “tom” diferente, que estimula a imaginação e criatividade. Na interação como parte do processo de formação e do estágio observei o novo, percebi que para as crianças o estar no parque já era uma atividade rotineira, porém, prazerosa então, optei por uma atividade realizada em longo prazo na qual pude acompanhar o processo e observar os resultados até o final do estágio. Como atividade permanente eles jogavam futebol no parque. Possuindo já a estrutura necessária, as crianças passaram ter maior interatividade uns com os outros e com essa nova proposta exposta, começaram a surgir os primeiros resultados.

07

Ao início da atividade as crianças não tinham noção de parceria, de passar a bola um para o outro, de desviar, que é própria da idade, mas aos poucos foram se apropriando dessas noções. As próprias regras do jogo que a princípio se resumiam em chutar a bola no espaço das traves acaba adquirindo sentido como resultado de um trabalho coletivo. Eles já conseguiam correr melhor e tocar um para o outro. A competição como valor maior além da vitória ou derrota era muito interessante. Os times se mesclavam durante o jogo. Com certeza no início não foi tão fácil colocar regras e muitas vezes caiam e se chocavam involuntariamente. Tudo foi questão de tempo.

08

b) ENTREVISTA

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: COLÉGIO APRENDENDO A APRENDER

NOME DA COORDENADORA: ADRIANI ESCUDERO MAGALHÃES

EDUCAÇÃO INFANTIL

1) Quais são as suas atribuições?

• Participar da coordenação, execução e avaliação da Proposta Pedagógica da

escola;

• Coordenar, acompanhar e avaliar as atividades do processo de ensino e

aprendizagem, no âmbito da escola, objetivando a melhoria da prática docente;

• Promover a integração do corpo docente com a equipe, e

família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com