TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO MEIO: UMA PRATICA EDUCATIVA AMBIENTAL SOBRE O RIBEIRÃO DA VELHA, BLUMENAU, SC.

Por:   •  6/10/2015  •  Monografia  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO DO MEIO: UMA PRATICA EDUCATIVA AMBIENTAL SOBRE O RIBEIRÃO DA VELHA, BLUMENAU, SC.

Rosani Lidia Finger 1 e Rosemy da Silva Nascimento 2

1 - CFH-USFC e SED –SC, rosanilf@gmail.com 

2 - CFH – UFSC, Rosemy.nascimento@gmail.com

RESUMO

A utilização dos recursos didáticos na prática pedagógica se constitui numa metodologia de ensino apoiada em teorias de ensino-aprendizagem ativas e significativas, sendo que para a geografia e educação ambiental estes possuem uma importância peculiar para apreensão dos conceitos e subconceitos relacionando-se a atitudes e práticas. O estudo do meio se constitui num recurso didático para educação geográfica e ambiental onde a paisagem é a materialização do processo de relação entre a natureza e sociedade, sendo um laboratório geográfico, cuja totalidade é de difícil compreensão. Ao aguçar a reflexão sobre os lugares onde os alunos estão inseridos, ocorre uma ressignificação dos conhecimentos. Ver de perto, na escala real, com observações direcionadas e dirigidas para determinados aspectos da paisagem, tem-se uma percepção dos espaços, do tempo e das relações destes com as sociedades. Percebendo-se como integrante da realidade próxima, o aluno estimula as sinapses cerebrais através de estímulos ambientais que contribuem para a aprendizagem. O meio: uma pequena área das margens do ribeirão da Velha, subafluente da bacia do Itajaí-Açu, proximidades da EEB Hercílio Deeke, bairro Velha Central, Blumenau, SC. A paisagem observada, de forma sensitiva, mostrou a vulnerabilidade do espaço próximo e a necessidade de trabalhos futuros. O estudo do meio, através da primeira etapa e a saída a campo, se constituiu num recurso didático onde a paisagem real próxima e do cotidiano foram lidas e interpretadas, para posterior continuidade do estudo da unidade sobre a água potável no planeta. Ressalvas, limitações e uma possível sistematização e continuidade das atividades contribuirão para o replanejamento e melhoria da atividade no futuro.

Palavras chave: Geografia; Educação Ambiental; Estudo do Meio.

INTRODUÇÃO

O ensino da Geografia com pticas de educação ambiental utilizando recursos didáticos busca desenvolver uma metodologia ensino-aprendizagem ativa. O estudo do meio, abordado neste texto, se constitui num recurso didático que propicia ao aluno a possibilidade de observar e apreender a paisagem do seu cotidiano, como uma das possibilidades para explicar e compreender as problemáticas da realidade.

O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre um estudo de caso, uma atividade escolar realizada no segundo semestre do ano de 2011, na EEB Hercílio Deeke, bairro da Velha Central, Blumenau, SC, na disciplina de geografia, que se baseou no estudo do meio, cuja primeira etapa foi com uma caminhada pelas margens do ribeirão próximo da escola. O principal recurso didático foi a observação da paisagem e registro espontâneo de imagens pelos alunos utilizando seus celulares e/ou máquinas digitais. A atividade se constituiu numa prática de educação ambiental por propiciar aos alunos momentos de reflexão, sensibilização e de alerta em relação à situação precária em que se encontra o ribeirão que se localiza próximo da escola. Nos últimos eventos climáticos tem-se sentido as consequências das alterações e descuido em relação ao mesmo na comunidade.

Entre os objetivos específicos do presente artigo citam-se: teorizar sobre a saída a campo, uma das etapas de estudo de caso; contextualizar sobre a observação das paisagens como recursos didáticos, com imagens; discorrer como esta atividade de saída de campo contribuiu para a geografia e educação ambiental, no estudo da unidade sobre a hidrosfera, conteúdo do livro didático do 1º ano do Ensino Médio, significando a aprendizagem.

O ESTUDO DO MEIO COMO RECURSO DIDÁTICO

Em toda prática pedagógica há uma metodologia de ensino. Esta diz respeito à forma como se pretende trabalhar um conjunto de conteúdos para atingir determinados objetivos. A metodologia inclui a escolha de recursos didáticos aplicados a um método. Recursos didáticos são definidos como componentes integrantes do ambiente educacional que estimulam o aluno facilitando e enriquecendo o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma tudo o que se encontra num ambiente escolar e/ou educativo pode se transformar em recurso didático. Desde que utilizado de forma adequada, isto é, ao fazer o aluno observar, manusear e refletir com intencionalidade, com critérios e objetivos, o professor poderá criar um ambiente com componentes de aprendizagem significativa.

Os recursos didáticos também podem ser explicados como sendo um conjunto de instrumentos complementares que ajudam a transformar ideias em fatos e realidades. A voz, o quadro, o livro didático, jornais, equipamento multimídia, mapas, maquetes, jogos, entre outros, estão entre os recursos utilizados, sendo alguns tradicionais, e outros mais atuais, auxiliando nas simulações, experimentações e demonstrações. Por vivenciar o ambiente escolar tanto como aluna quanto como professora, verifica-se que nem sempre um recurso considerado bom garantirá uma aprendizagem significativa. Dentro de uma concepção de escola ativa, a educação é entendida como decorrente de um processo da atividade dos jovens, em que o aprendizado se torna mais fácil quando envolver ações.

O processo de aprender, ainda é um espaço de entendimento onde aprendizagem,  conhecimento e inteligência caminham juntos. Quanto mais atitudes ativas os alunos tiverem em relação a um conhecimento, seja ele novo ou não, mais facilmente ele será absorvido pela mente. Um dos princípios de uma sala de aula é a diversidade. Existem pessoas como os visuais que assimilam melhor através de gráficos, leitura, slides ou desenhos. Os auditivos que assimilam melhor através de músicas ou das palavras ouvidas, e ainda as sinestésicas que aprendem melhor através da participação, se exercitando. Não somos completamente visuais, auditivos ou sinestésicos. Alteramos nossa percepção através das leituras, das palavras que ouvimos e das pessoas das quais nos aproximamos e das experiências que vivenciamos. Um conjunto de situações envolvendo domínio de conteúdo, motivações para ensinar e aprender numa relação entre sujeitos, professores e alunos mediados por estratégias e ferramentas de ensino-aprendizagem contribuem para aprendizagem significativa. (VIEIRA & GOMES DE SÁ, apud PASSINI, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (139.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com