TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO

Por:   •  20/2/2018  •  Artigo  •  8.792 Palavras (36 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ELIETE DAROS KREMER

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO

MÉDIO

[pic 4]

Caxias do Sul

2017

ELIETE DAROS KREMER

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO

MÉDIO

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório iiI –  (150 horas)

Professor orientador:

Tutor a distância:

Tutor presencial:

Pólo de Apoio Presencial: Caxias do Sul

Caxias do Sul

2017

ESTUDO DE ARTIGO

Este artigo aborda questões e debates sobre o ensino da disciplina de história desde a ditadura de 1964.

Uma reflexão sobre o lugar, o papel, os objetivos e a importância do ensino  de história.

O fim do período ditatorial não significou a inexistência de novas dificuldades.

Cresceu a importância da pesquisa científica cujo objeto de estudo é o ensino e a aprendizagem da história.

A criação de eventos nacionais na área do ensino de história, tornan-se importantes espaços de formaçãocontinuada, troca de experiências, produções academicas e publicações aumentaram .

Quais foram as conquistas, necessidades e possibilidades de conhecimento.

A história da disciplina de história tem sido objeto de estudo para publicaçoes acadêmicas, produções de diretrizes curriculares, livros didáticos e projetos de formação continuada.

Esse terreno é controverso, habitado por disputas de interesses teóricos e políticos.

Ao longo do tempos muitos programas e reformas foram feitas no ensino de história no brasil. Os textos e documentos curriculares são reveladores e objetivos; questões políticas e teóricas configuram estratégias de construção e manipulação do conhecimento histórico escolar.

Os conteúdos ensinados são uma seleção temporal, fruto de múltiplas leituras e interpretações, assim como o currículo escolar não é um mero conjunto neutro de conhecimentos escolar.

A importância formativa da história é uma prática social em constante construção é sempre produto de escolhas, visões e interpretações de alguém em determinados espaços e tempo.

Entre as mudanças na política educacional, foram extintas as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política e estudo dos Problemas Brasileiros.

Foram extintos também os cursos de curta formação em licenciatura para Estudos Sociais.

Com a implantação da Lei de diretrizes e bases da educação, esses processos foram ampliados e desenvolvidos programas de formação docente pelos governos federal, estadual e municipal.

O documento dá ênfase ao estudo de história do Brasil por meio da tríade:

Matrizes indígenas, africana e européia na formação do povo brasileiro.

Os parâmetros currículares nacionais separam as disciplinas de história e geografia. Com relação ao papel e á importância da disciplina, reforça o caráter formativo da história na constituição da identidade da cidadania do reconhecimento do outro, do respeito à pluralidade cultural e da defesa e do fortalecimento da democracia. Quanto  aos conteúdos o documento propõem para os quatro anos iniciais do ensino fundamental  o ensino da história local  e do cotidiano; a história das organizações populacionais; a história das representações das relações de poder, nações, povos, lutas, guerras e revoluções. Cidadania e mundo contemporâneo.

Além disso o documento ainda estabelece temas multidisciplinares como Ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo.

A ênfase das PCNS na aprendizagem da história do Brasil nos últimos anos do ensino fundamental veio para resolver um problema antigo onde o conhecimento era fraco e fragmentado. Com o problema da evasão escolar em um país onde 50 por cento da população era rural, muitos alunos não tinham nenhum contato com a história do Brasil ou a história local.

Ao pensar sobre a disciplina no sec XX e XXI outro tema deve ser mensionado; as demandas sociais. Grupos etnicos e marginalizados te conquistado espaço. Leis e políticas públicas que os representam. Assim, em 2003 foi sancionada a lei que determina a inclusão obrigatória do ensino da história e cultura afro-brasileira. A lei determina  que os conteúdos devem ser objetos de todas as disciplinas, em especial educação artística, literatura brasileira e história do Brasil.

Além de incluir no calendário a data cívica de 20 de novembro  como o dia da consciência negra, em referência ao dia da morte de Zumbi dos palmares. Este é um contraponto importante à memória oficial da nação em que comemora-se o dia 13 de maio data da lei áurea, fato que traz a idéia de libertação como dádiva consagrada à princesa Isabel como a redentora dos escravos.

Modificações na LDB também acrescentam a obrigatoriedade dos estudos referentes a cultura indígena.

Dificuldades para a concretização desta lei se faz presente na formação do professor; com falta de material didático pertinente e falta de estudo na formação. Logo existe a necessidade de formação continuada para suprir lacunas teóricas e metodológicas.

Existe a preocupação que tais assuntos sejam tratados como temas isolados, sem reflexão, crítica ou articulação com outros universos e a formação de culturas híbridas.

Africanos e indígenas não são realidades do passado, mas do presente, não se trata apenas das matrizes indígenas

Parei na parte amarela do artigo

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS

PARA O ENSINO MÉDIO

O ensino de História pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade, ao incorporar a reflexão sobre a atuação do indivíduo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com gerações do passado e do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)   pdf (308.9 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com