TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Por:   •  4/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 17

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

O presente relatório tem por objetivo servir como um relato de experiência buscando assim refletir a partir das práticas em sala de aula, propiciadas no Estágio Supervisionado de História III: Prática de ensino Fundamental, realizados no sétimo semestre de graduação do curso de Licenciatura em História. O período de abrangência do estágio no Ensino Fundamental II foi de 11 de outubro de 2016 a 04 de novembro do mesmo ano.

O estabelecimento de ensino em que ocorreu a prática de regência foi no Colégio Adventista de Cáceres, na cidade de Cáceres MT, localizado a Rua dos Scaff, N° 235, Bairro Cavalhada I. Os pensamentos que nortearam as práticas em sala de aula estavam direcionados em apresentar de forma prática as temáticas enfocadas na disciplina de História, refletindo sobre a inserção do saber histórico, voltado a ação humana em prol da atividade escolar, com vista ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico da formação acadêmica no sentido de preparar o futuro professor para o exercício da profissão e da cidadania, o que possibilitou realizar um debate em torno do contexto histórico e do papel do aluno e do professor enquanto cidadãos e agentes de seu tempo.

Desta forma vislumbra-se a partir do estágio de regência no Ensino Fundamental II observar que a oportunidade de refletir sobre a verdadeira realidade do sistema de educação nacional, o que contribui para repensarmos o mesmo, principalmente calcando-nos nas teorias estudadas durante a graduação. Nesse sentido temos a oportunidade de nos confrontarmos com a realidade de nossas fragilidades, e de realmente analisarmos qual a relação teoria e prática.

Como referências sobre o Estágio Supervisionado e a formação de professores podemos citar a princípio a inquietação de: Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima, António Nóvoa, Marcos Silva e Selva Guimarães, Fernando Seffner e Osvaldo Mariotto Cerezer.

Os pensamentos que nortearam as práticas em sala de aula estavam direcionados em apresentar de forma prática as temáticas enfocadas na disciplina de História, refletindo sobre a inserção do saber histórico, voltado a ação humana em prol da atividade escolar, com vista ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico da formação acadêmica no sentido de preparar o futuro professor para o exercício da profissão e da cidadania, o que possibilitou realizar um debate em torno do contexto histórico e do papel do aluno e do professor enquanto cidadãos e agentes de seu tempo.

Tal Prática é indispensável aos futuros profissionais que buscam não apenas cobrar de seus educandos conteúdos bem vedados, ou seja, que não tem relação com o seu cotidiano preparando-os não somente para o vestibular, Enem ou mercado de trabalho, mas principalmente para a vida em sociedade.

Com relação à educação no contexto pedagógico, a proposta dessa metodologia é buscar as diversidades, com o objetivo de demonstrar a importância do ensino de História para que haja mudanças na sociedade e, nas diversas estruturas organizacionais da comunidade escolar.

No decorrer da realização do estágio supervisionado, percebe-se o objetivo maior da inserção do professor em sala de aula, pois não se trata de repassar o simples conhecimento, mas sim, a construção de saberes históricos, capaz de transformar sujeitos/alunos em cidadãos ativos, críticos e politizados.

Para tanto, foi indispensável compreender o processo da formação de identidade docente e identidade enquanto indivíduo. Segundo Pimenta e Lima (2004), a identidade profissional se constrói com a experiência e a história pessoal adquirida junto à sociedade. Tais experiências vivenciadas na coletividade influenciam também na formação da identidade docente, uma vez que não formamos a nossa identidade autonomamente, pois a mesma não é inerente apenas de si mesmo, no seu nascimento. Reitera, “o curso, o estágio, as aprendizagens das demais disciplinas e experiências e vivências dentro e fora da universidade ajudam a construir a identidade docente”. (2004, p. 67).

Entendemos que o estágio supervisionado não pode ser compreendido como mero cumprimento curricular, mas como um processo indispensável na formação e construção da identidade docente. Nesse sentido, ainda segundo Pimenta e Lima (2004, p. 62), “a identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. No entanto é no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão que o curso se propõe legitimar”. Ampliando esse conceito, Buriolla (1999, p.10), acrescenta, “o estágio é o lócus onde a identidade profissional é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente com essa finalidade”. (Buriolla, apud, Pimenta e Lima 2004, p. 62).

Segundo Osvaldo Mariotto Cerezer, o Estágio Supervisionado oportuniza aos acadêmicos refletir sobre o processo da formação humana, nos mais variados aspectos que aí estão presentes e atuantes e, que a tarefa do professor é grande e desafiadora, não funciona como uma receita pronta e acabada, pois a profissão exige constante revisão do seu papel. É nesse momento particular do estágio, que o futuro professor se aproxima da realidade, em que fica claro “a importância de um suporte teórico que auxilie na análise e percepção reflexiva sobre a realidade do cotidiano escolar”. (CEREZER, 2007, p. 27).

Nessa linha de raciocínio. é que o professor Fernando Seffner da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, alerta: o ambiente escolar é o lugar onde “necessariamente” se aplica a teoria e a metodologia e, que:

... orientações teórico-metodológicas constitui uma caixa de ferramentas preciosa para análise de situações contemporâneas, e se caracteriza, em termos de métodos de trabalho, por construir um intenso diálogo entre o presente e as diferentes modalidades de construção do passado, com evidentes reflexos nas discussões sobre o futuro. Reitera, ensinar História na escola é, fundamentalmente, ensinar elementos de teoria e metodologia... (SEFFNER, 2000, pp. 258 e 260).

Cabe ao professor de História no uso dessas ferramentas ensinar aos alunos, não somente datas e fatos, o que não deixa de ser importante, mas principalmente colocar os alunos em proximidade com os processos de (re) construção do passado, envolve-los num diálogo em torno do presente, construir uma ponte, possibilitando-os fazerem uma reinterpretação dos conteúdos apresentados em sala de aula, de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com