TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CORPO DOCENTE

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CORPO DOCENTE

Curso: Educação Especial

Semestre: 6º

Valéria Paula da silva de oliveira

Santos

2019


Sumário

1.INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------3

2.Desenvolvimento------------------------------------------------------------------------------4

 2.1 Aspecto físico, humano e material da escola-------------------------------------4

2.2 Projeto Político Pedagógico ------------------------------------------------------------5

2.3 A escola como um grupo social-------------------------------------------------------7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------------------------------8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------9

        

INTRODUÇÃO

A E. M. Ilha da Fantasia de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada  na Rua Joaquim Teixeira, número 159,  Bairro das Graças,   Município de Caratinga é uma pequena escola que conta com um público atendido  tendo como faixa etária alunos  de 0 a 12 anos, sempre em contato direto com as famílias dos mesmos. Ela tem como  ramos de atividade a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ou seja , do berçário ao 5º ano. A mesma  apresenta muitos históricos de  carência tanto emocional como sócio econômica.


2.DESENVOLVIMENTO

 2.1 Aspecto físico, humano e material da escola

A E. M. Ilha da Fantasia de Educação Infantil e Ensino Fundamental, desenvolve suas funções durante todo dia atendendo  210 alunos do ensino fundamental e 40 crianças do berçário contando com 38 funcionários. Ela é uma pequena escola com pouca estrutura pra funcionamento e atendimento a crianças pois tem como prédio, um imóvel particular e residencial onde não há como fazer todas adaptações necessárias. Apresenta as seguintes características: “salas  muito pequenas, pouco arejadas, com dimensões quanto largura e comprimento imprópria para distribuição de mesas e cadeiras na mesma impossibilitando que as mesmas não atendam as necessidades de locomoção dos alunos e  da proposta de ensino, contam com pouco material atendendo parcialmente sendo na maioria adquirido pelos professores ou por doações. O  pouco espaço disponível a atividades com os alunos, muita escada, espaço impróprio para aluno de educação especial tem levado a muitos transtornos dentro da instituição”. Diante desta realidade os funcionários  desta escola mantém um rigorosamente  o bom atendimentos, a limpeza e a organização a fim de atender da melhor forma possível  os alunos.

Sendo estas  as situações em que a escola se encontra, percebe-se muito envolvimento dos pais, comunidade e todo corpo docente a favor de desenvolver o melhor trabalho com as crianças.  As professoras são pessoas dedicadas e cuidadosas com seu trabalho. As crianças são carentes, mas recebem apoio necessário para desenvolvimento e por  sua vez são na maioria   dóceis, respeitosas e interagem bem com o grupo social que pertencem. Todos  buscam atender bem filosofia educativa da escola. Os  funcionários fazem o melhor possível pelo seu grupo de crianças e compartilham com toda a escola experiências, desejos e metas a serem alcançadas.

Nas salas os alunos são organizados de acordo com o perfil da turma e adaptações de cada professor. Eles propõem a seus alunos relacionamentos harmoniosos, existem aqueles que apresentam dificuldades quanto suas responsabilidades e seu comportamento amigável ou  sobre a própria educação. Mas  estão todos  sempre  buscando  respeitar valores e o limite de cada um respeitando as diferenças.

No município de Caratinga todas escolas recebem merendas, materiais didáticos mais comuns como caderno lápis, borracha, lápis de cor e outros materiais no início do ano letivo.  Estes são de uso  diários e acabam muito rápido por isso os mesmos são adquiridos pelos alunos a fim de complementar o que falta na escola. Os demais materiais pedagógicos também são mantidos pela prefeitura, porém são insuficientes para desenvolver um trabalho com sucesso e satisfação. Os professores buscam adquirir e organizar jogos, material de pesquisa, diversos livros para melhorar o conteúdo das aulas. Também fazem uso de muita  roda de conversa , pesquisas externas em a fim de complementar conhecimentos e expandir a busca por materiais  pedagógicos, tecnologia necessária e apoio  além da escola. Os alunos procuram manter cuidados com os mesmos , pois são conscientes da importância de cada um.  Nela  consta pouco material de Tecnologia Assistiva  e  pedagógicos onde dificultam desenvolver atividades como oficinas, jogos, eventos, estudos do meio, plantão de dúvidas, exibição de filmes, etc.

2.2 Projeto Político Pedagógico

        O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Ilha da Fantasia de Educação Infantil e Ensino Fundamental acaba de vencer e o para os próximos anos  esta em desenvolvimento. Ele está sendo  organizado, reestruturado  e avaliado pelos profissionais de Educação desta Unidade de ensino, com a participação de alguns pais de alunos e comunidade local , a fim de definirem  as  ações e as metas educativas para ao próximos anos.

        Para a formação deste documento, várias etapas foram desenvolvidadas. Primeiramente  foram enviadas à casa de todos os alunos uma enquete com o objetivo de preparar as famílias para um encontro dentro das dependências da escola com todos os funcionários, pais e representantes da comunidade. Neste encontro foi falado muitos assuntos referentes a realidade atual da escola e mudanças necessárias. Na oportunidade  foram definidas as referidas ações educativas previstas.

Assim  estão utilizando recursos variados recursos material e humano, objetivando a compreensão/reflexão da importância da participação de toda a comunidade escolar na elaboração do novo Projeto Político Pedagógico da escola. Este encontro aconteceu na terceira semana de agosto, do presente ano  para tratar de questões relacionadas à educação das crianças, bem como a importância da parceria entre família/escola, no sentido de fazer com que as ações da escola propiciem aprendizagens para os alunos e toda comunidade escolar. Uma das questões mais falada durante todo encontro foi relacionada ao atendimento do aluno de educação especial. Atualmente a escola está despreparada fisicamente para a demanda.Toda a escola está envolvida  novamente no desenvolvimento do PPP e juntos  repensando a atual situação da escola, o  contexto e realidade que a escola encontra-se inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (246.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com