TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento e lazer

Resenha: Envelhecimento e lazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Envelhecimento e atividades de lazer

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que se intensificou principalmente no decorrer do século XX, em grande parte devido aos avanços da medicina. Apesar da longevidade ser uma grande conquista, CARLI coloca que (2004, Envelhecimento e atividades de lazer

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que se intensificou principalmente no decorrer do século XX, em grande parte devido aos avanços da medicina. Apesar da longevidade ser uma grande conquista, CARLI coloca que (2004, p.2) „atualmente, busca-se cada vez mais um envelhecimento sadio, o que significa a manutenção e o fortalecimento da capacidade funcional do idoso. E isso somente ocorre se o idoso tiver controle sobre a própria vida.‟

Mesmo não sendo obrigatoriamente acompanhada de doenças, durante a senescência há declínios físicos e mentais, decorrentes deste processo natural que, se somados à diminuição „das taxas de inter-relações sociais‟ podem causar perda de autonomia e da independência.

A autonomia está relacionada diretamente à capacidade de recepção e de processamento das informações do meio físico/ social, através do Sistema Sensorial que recebe os estímulos externos; do Sistema Nervoso Central (SNC) que processa a informação recebida; e do Sistema Motor que realiza uma ação, produzindo a „resposta‟ do SNC ao estímulo inicial.

Segundo Ahonhein et. Al (1994), a capacidade de decisão de uma pessoa “baseia-se em diversas habilidades, tais como: envolver-se com o assunto; compreender ou avaliar o tipo de alternativas e comunicar uma preferência. É a capacidade de pensar e deliberar.” (Apud FREITAS, 2002, pg.85)

Neste contexto, a prática de atividades estimulantes do ponto de vista físico, mental e social pode contribuir para retardar os efeitos deletérios do envelhecimento.

As atividades de lazer como os jogos de mesa assumem um papel importante ao possibilitarem uma gama variada de estímulos, contribuindo para a independência e a autonomia dos idosos e melhorando sua saúde e qualidade de vida.

Dentre os diversos estímulos decorrentes deste tipo de jogo destacam-se os mentais, sendo necessário entender suas regras e objetivos; motores, posto que é preciso manipular objetos para efetuar as jogadas durante as partidas; e sensoriais, através das quais ocorre a interface entre os jogadores e o jogo. Além disso, estes incentivam também a interação social.

Este estudo analisa um dos jogos mais conhecidos e praticados pelos idosos em SP, apoiando-se em estudos teóricos e conceituais das áreas da medicina, da psicologia e do design de produtos, buscando verificar através de pesquisa qualitativa em locais de entretenimento, o uso do jogo de mesa – dominó- e, a partir deste conjunto de informações e dados, elencar um conjunto de parâmetros a serem aplicados na melhoria desses produtos. *¹p.2) „atualmente, busca-se cada vez mais um envelhecimento sadio, o que significa a manutenção e o fortalecimento da capacidade funcional do idoso. E isso somente ocorre se o idoso tiver controle sobre a própria vida.‟

Mesmo não sendo obrigatoriamente acompanhada de doenças, durante a senescência há declínios físicos e mentais, decorrentes deste processo natural que, se somados à diminuição „das taxas de inter-relações sociais‟

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com