TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio

Por:   •  30/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.485 Palavras (22 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

O presente artigo tem como objetivo corroborar com o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem na disciplina de História presente nas Instituições de Ensino: Em especial as Escolas da Rede Pública

O Estágio Supervisionado III do Curso de História (Licenciatura) da Uninove (Universidade Nove de Julho) realizado na Escola de Estadual Profª Júlia Macedo Pantoja, no período de 14 / 04 / 2014 a 28 / 04 / 2014 com base nas orientações do professor Fernando Donizete de Moraes, formado na Universidade Estadual Paulistana (UNESP), no ano de 2004, situada no município de Assis, experiência na rede pública, sendo em Escola Estadual e Municipal.

O objetivo geral do trabalho é compreender o ensino e a aprendizagem da disciplina História em sala de aula, nos vários níveis de conhecimentos e nas diversidades dos alunos. O relatório tem como objetivos compreender o processo de elaboração, registro e realização de aulas, planos e planejamentos; perceber relação da escola com os seguimentos envolvidos no ensino e aprendizagem e entender o trabalho e função do profissional da educação no âmbito da Entidade Escolar.

Constatei na minha observação, alguns fatores que podem levar o aluno a se motivar do conteúdo explanado, assim como, fazê-lo entender a história de forma estática e reflexiva, uma das causas que muito atentei, foi à questão didática-curricular, onde o professor utilizou de vários recursos pedagógicos. No decorrer das observações pude perceber que o professor está realmente focado em atender as exigências dos sistemas de educação e cumprimento de normas regras e leis da educação no que diz respeito a currículo, a o que posso atribuir também parte do sucesso do ensino e da aprendizagem da História.

Parte I - Estrutura e Funcionamento de Ensino

A Escola Estadual Professora Júlia Macedo Pantoja, conta com 20 salas de aula, secretaria, sala de secretaria, biblioteca, sala da direção e vices, salas para os professores coordenadores (adaptadas), laboratório, sala de leitura, laboratório de informática, sala de professores, sala de vídeo, sala adaptada, sala de educação física, almoxarifado, depósito e cozinha com dispensas, 10 sanitários para alunos, 8 para administração e professores, depósito, amplo pátio coberto, residência do ocupante de zeladoria, jardins externos ao prédio e amplo terreno, quadra poliesportiva coberta, áreas livres, estacionamento administrativo e estacionamento de veículos pelo portão de entrada da zeladoria.

A maioria das salas é ampla, assim como os corredores e escadarias. A conservação interna em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos e equipe gestora, visando à preservação do próprio escolar. Por tratar-se de uma construção de grande porte, são muitas as despesas para limpeza, manutenção e conservação do imóvel, nem sempre havendo recursos financeiros para todas as intervenções necessárias e manutenção da área externa.

 Os móveis da secretaria da escola são antigos, porém, preservados, os equipamentos e utensílios e os recursos pedagógicos e recursos áudio visuais são suficientes para a estrutura da entidade. Possui 02 TVS de 20’ e 02 TV LD 50’ com antena parabólica, um retroprojetor, um data show, um som, uma caixa amplificada, um laboratório com 17 computadores com acesso a internet, 01 câmera digital, 01 aparelho de DVD, sala de vídeo com filmes relacionado a cada disciplina. A sala do professor contem 01 computador e impressora, armários, geladeira, micro-ondas, uma TV e armários contendo livros didáticos, dicionários atualizados e mapas geográficos e históricos.

  O quadro administrativo da instituição é composto pela diretora executiva, à vice-diretora, 01 Coordenadora Pedagógica, 01 para o Ensino Fundamental II e 01 para o Ensino Médio, e a Coordenadora Administrativa e de Eventos, secretários administrativos e gerente escolar, Grêmio Estudantil, todas sendo escolhidas seguindo o critério estabelecido em todo o município: a nomeação e indicação do Sistema Municipal de Ensino (Secretaria Municipal de Educação).

No que diz respeito à organização escolar, a escola possui o Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE, Unidade Executora, Conselho Escolar, Projeto Pedagógico, Regimento interno. Como fonte de recursos, dispõe dos recursos federais, PDE Interativo, e dos recursos provenientes da Secretaria da Educação.

Há eventos, projetos e programas culturais são realizados em parceria dos docentes, participação e envolvimento da comunidade. Encontros bimestrais onde são convidado grupo de pais para discussão de ações visando à melhoria nos aspectos da disciplina e do aluno, reuniões que bimestralmente são feitas para informar o desempenho e mostrar resultados da aprendizagem dos e discentes, palestras sobre temas importantes como: doenças sexualmente transmissíveis, higiene bucal em parceria com a Secretaria de saúde e seus eventos voltados para gincanas, um dia na escola com meu filho entre outros.

A escola atende a existência da educação inclusiva, contudo, esta pautada, conforme descreve a LDB 9394/96 em seus artigos de 58 ao 60, e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2007),

(...) por uma ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os sujeitos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação de um sistema de ensino comum. 

Assim, a educação inclusiva, na escola, constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga a diversidade, ou seja, a igualdade e a diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de equidade social.

A escola possui um regimento interno, onde estão inseridas as regras abordadas pela escola junto a todos os envolvidos no ensino da escola com base no que estabelece o Conselho de Educação, nele estão às normas que deverão ser cumpridas por todos da entidade, sendo apenas parcialmente aplicado, em vista da falta de conhecimento do mesmo. Desta forma a escola apresenta um foco à construção de uma identidade participativa que: Asseguram a racionalização dos usos de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais, assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas. (LIBÂNEO, 2007, p. 316)

A Escola com parceria da sociedade através do Conselho de pais como destaca no artigo 14 Constituição de 1988 e a criação da Lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96 fica claro no inciso “II - Participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes”, Grêmio Estudantil, onde favorece os jovens a participarem da problematização da realidade educacional e social, como também das proposições e decisões para solucionar as dificuldades e seguimentos diversos promovem projetos que visam estimular a inclusão e permanência do aluno, integrando todos os educando, em especial o ensino médio, as pessoas da comunidade próxima à escola, contudo, abrindo espaços para a participação de todos no seu dia a dia.  Tendo em conta que atividades atrativas na escola melhoram o rendimento escolar o que se percebe durante os eventos esportivos, nas realizações de gincanas estudantis, eventos comemorativos com apresentações na quadra ou no pátio, seminários e realização de culminância de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (559.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com