TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio supervisionado V etapa História

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 14

CLAUDIOMAR LUIZ DE SOUZA

RA : 1070008

Turma história- 13 Brasil

Etapa: V

Pólo: Montes Claros MG

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Etapa V

Relatório de Estágio Supervisionado Universidade de Uberaba – Uniube, com o objetivo de compreender as técnicas aplicadas no ensino da disciplina de História nas diferentes situações do cotidiano da sala de aula.

O Estágio Supervisionado do Curso de História (Licenciatura) da UNIUBE foi realizado na ESCOLA ESTADUAL FAZENDA PASSAGEM FUNDA, onde funciona o ensino Infantil, Fundamental, Médio e Projeto Tempo Integral sendo realizado no período de 07 / 04 / 2015 a 29 / 05/ 2015.

O objetivo geral do trabalho é analisar o espaço físico da escola além de compreender o ensino e a aprendizagem da disciplina História no espaço da sala de aula, nos vários níveis de conhecimentos e nas diversidades da turma. O relatório tem como objetivos específicos compreender o processo de elaboração, registro e realização de aulas, planos e planejamentos; perceber a questão dos relacionamentos da escola com os seguimentos envolvidos no ensino e aprendizagem e entender o trabalho e função do profissional da educação no âmbito da Entidade Escolar.

Constatei na minha observação, uma série de fatores que muitas vezes podem levar o aluno a se dispersar do conteúdo explanado, assim como, fazê-lo entender a história de forma estática e irreflexiva, uma das causas que muito atentei, foi à questão didático-curricular, onde, autores de livros didáticos aleatoriamente deixam de seguir uma sequencia essencial para a compreensão do contexto que poderia estar inserido na base de conhecimentos do aluno. No decorrer das observações percebi também que o professor está mesmo focado a atender as exigências dos sistemas de educação e cumprimento de normas regras e leis da educação no que diz respeito ao currículo, a o que posso atribuir também parte do insucesso do ensino e da aprendizagem da História na maioria das escolas que conheço.

O Relatório de Estagio Supervisionado traz em sua essência as informações de práticas metodológicas de sala de aula, com visão e foco para o comportamento e reação do aluno em relação ao ensino, a aprendizagem e o relacionamento do professor-aluno, aluno-aluno, professor-conhecimento, e aluno-conhecimento. Mostra em todos os aspectos a cara da Instituição em suas estruturas físicas e organizacionais, onde pude observar na íntegra, a funcionalidade da escola.

1. ASPECTOS FÍSICOS

1.1. Identificação

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual Fazenda Passagem funda, localizada na fazenda passagem funda, Comunidade Quilombola de Buriti do Meio, Zona Rural s/n no Município de São Francisco-MG. Cep.39300-000

1.2. Estrutura de funcionamento

A escola Estadual da Fazenda Passagem Funda conta com 08 salas de aula, uma Biblioteca, uma Diretoria, uma sala para professores, uma Secretaria, uma cantina com refeitório, um almoxarifado, um Laboratório de Informática que ainda não funciona, um banheiro destinado para os funcionários, dois banheiros destinado aos discentes, sendo um masculino e o outro feminino, uma Quadra Poliesportiva

Funciona ativamente com as modalidades de Ensino Infantil, Fundamental, Médio. O horário de funcionamento de segunda-feira à sexta-feira está dividido em três turnos, matutino, vespertino e noturno.

1.3. A estrutura física

A escola é ampla, mas ainda falta salas para laboratórios e para atender os alunos do Projeto Tempo Integral. As salas possuem uma boa iluminação e ventilação e padrões acessíveis ao uso de recursos tecnológicos. A escola está adaptada ao acesso de pessoas com necessidades especiais, já que possuem rampas de acessos a portadores de deficiências.

O pátio e os corredores são largos sendo importante no deslocamento interno dos discentes no período de entrada e saída dos turnos e no horário de recreação. A quadra de esportes é coberta, sendo um fator importante na sua utilização, pois não está condicionada o seu uso devido ao clima.

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA TURMA

O corpo discente da Instituição é composto por alunos de classe baixa, que residem grande maioria na comunidade, a minoria em comunidades vizinhas.

Em minhas observações em sala de aula percebí que os professores sentem dificuldades para lidar com os alunos, a questão da indisciplina que chega a atrapalhar o andamento de uma boa aula, já que o dinamismo perde suas finalidades e objetivos dentro do aspecto do seu contexto. Identificamos um dos aspectos na questão da disciplina à utilização de celulares em sala de aula, sendo proibido a sua utilização em sala de aula, porém ainda há grandes resistências por parte dos discentes, a escola é localizada em uma comunidade quilombola e praticamente todos os professores são de outras cidades, há um estranhamento entre eles, pois o ensino em comunidades quilombolas deve ser diferente de outras escolas normais, levando em conta que existe uma cultura diferente, os relacionamenteo de alunos com alunos também não chega a ser ótimo, pois há algumas grosserias entre eles. O professor em sala de aula passa alguns minutos antes de iniciar as aulas conversando com os alunos, depois de algum tempo consegue dá as aulas normalmente, trata os alunos com educação, demonstra domínio das aulas aplicadas, geralmente utiliza o livro didático e faz um resumo geral em tópicos no quadro negro, mas poucos alunos se interessam em aprender realmente, pois muitos não levam o estudo a sério como deveria ser. As carteiras dos alunos são organizadas em quatro filas, a mesa do professor fica na frente próximo ao quadro no canto direito. As salas são pequenas para o número de alunos, onde geralmente é de 35 à 40 alunos, com as salas muito cheias fica difícil o professor ter um controle da sala toda, sendo assim atrapalha na aprendizagem deles. Na escola tem uma biblioteca grande, que oferece diversidade livros ( didáticos, contos, dicionários, etc) para todo público de alunos, tem um bibliotecário responsável pela entrega dos livros, onde os alunos pegam os livros e já deixa agendado o dia da entrega. Os professores pouco consulta livros na biblioteca. A Situação familiar da turma é de baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com