TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E ÉTICA NICOLAU COPÉRNICO

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 5

FILOSOFIA E ÉTICA

NICOLAU COPÉRNICO

 

Trabalho apresentado ao Curso de Direito

Filosofia e Ética

 

                                                                                     

                                                                                     

NICOLAU COPÉRNICO

        Nicolau Copérnico nasceu na cidade polonesa de Torum, no dia 19 de fevereiro de 1473, era o mais novo de  4 irmãos. Filho de pais ricos e tradicionais no ramo do comércio da região, ficou órfão de pai aos 11 anos, vindo a ser adotado pelo seu tio, o sacerdote e futuro bispo  Lucas Waczenrode.

        Aos 18 anos foi para a faculdade de Cracovia, então capital da Polônia para estudar medicina. Em 1497 ele vai para a Itália estudar direito canônico e teologia na Faculdade de Bolonha , e aprofundou seus estudos nos campos da astrologia, matemática e filosofia. Em 1503 ele recebe seu diploma em Direito canônico e retorna para a Polônia, onde é ordenado padre, e assume o cargo de cônego da Catedral de Frauenburg. Copérnico ficou pouco tempo instalado na Polônia e logo retornou para a Itália para aprofundar seus estudos.

         Por volta de 1506 ele retorna à Polônia, e algum tempo depois se dirige a Heilsberg para se tornar secretário e médico de seu tio. Somente em 1512, após a morte de seu tio, Copérnico instala-se definitivamente em Frauenburg, onde assumeo posto de cônego definitivamente, cargo que iria garantir seus sustentos até o momento de sua morte.

        Nicolau Copérnico construiu uma torre no muro que cercava a catedral, de onde ele fazia sua observações diárias. Por volta de 1541 conheceu um jovem matemático alemão chamado Georg Joachim von Lauchen, mais conhecido como Rheticus, que se interessou profundamente pelas ideias de Copérnico, o incentivando a publicar sua obra para que demais pessoas conhecessem a sua teoria.

        Copérnico faleceu em Frauenberg, Polônia, no dia 24 de maio de 1543, aos 70 anos, mesmo ano da publicação de sua obra prima, "Das revoluções das esferas celestes".

        Nicolau Copérnico é considerado por muitos como sendo o pai da astronomia por ter ampliado os estudos sobre o heliocentrismo. Teoria que coloca o Sol como centro do sistema solar, ideia essa contrária ao pensamento Ptolomeu-Aristotélico da época, onde segundo eles a Terra é que estava no centro, e o sol e demais planetas giravam ao seu redor.

        A ideia do heliocentrismo não é originalmente de Copérnico, essa hipótese já havia sido levantada séculos antes pelo grego Aristarco de Samos. Copérnico melhorou o conceito de Samos através de cálculos matemáticos que faltavam à época, porém seus estudos ainda não foram de total acerto em relação principalmente a órbita dos planetas. Copérnico assimilou a ideia de Samos de que era mais lógico os corpos celestes menores orbitarem os maiores.

        Nicolau não concordava com o geocentrismo pregado na época, pois os cálculos não batiam tendo a terra como centro do sistema, ele observou que Marte durante alguns períodos fazia um movimento retrógrado em relação à Terra, algo qe ninguém conseguia explicar. Para solucionar esse problema, colocou o Sol no centro do sistema solar, conseguindo assim "fechar" os seus cáculos. Copérnico conseguiu também explicar e calcular o equinocio, porém pecou no fato de colocar os planetas em órbitas circulares em torno do Sol, teoria essa que só seria corrigida vários anos mais tarde por Kepler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com