TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Fotografia, Usos sociais e historiográficos

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO[pic 1]

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Escola de História

História e Documento

Docente: Leila Bianchi

                                       Aluno: Yago Graco M. Farias               


                                  Fichamento de História e Documento:

Fotografia, Usos sociais e historiográficos. In:______ O Historiador E Suas Fontes. p.29-60

Fotografia e Sociedade:

O texto aborda o uso da fotografia como fonte para estudos historiográficos. E vemos que para compreendermos esse tipo de documento como fonte devemos nos atentar aos seus usos sociais na história.

A fotografia começa a ser usada no século XIX sendo um registro fotográfico para complementar o texto, e só mais tarde é utilizada como fonte primária.

No texto é apresentado inicialmente as mudanças que a fotografia causou na sociedade:

Invenção burguesa por excelência, a fotografia popularizou o retrato e levou aos recantos mais distantes do mundo essa “caixa de pandora”, contendo paisagens de lugares exóticos, de monumentos, de tipos humanos, retratos com apelos eróticos, paisagens urbanas das metrópoles, imagens chocantes de guerras e de conquistas científicas. No campo da arte, a fotografia ampliou o acesso de alunos, profissionais e leigos a modelos e a obras de arte antes fruídas somente in loco ou “reinterpretadas” por gravuristas em publicações. (p.30)

Assim como os modos em que ela foi utilizada inicialmente, ou seja, a finalidade para a qual era tirada a foto e o que era tirado: Retratos, Objetos da natureza, Vistas e Paisagens.

Retratos

Aqui vemos o quão foram usados os chamados Ateliês fotográficos, que tiravam fotos de famílias inteiras ou de alguns membros para serem colocadas em álbuns.

O que antes só era feito pela pintura, com os grandes nobres e altos comerciantes, agora pode ser feito pela fotografia com as demais pessoas que pudessem pagar o baixo custo de um retrato.

[...] o retrato fotográfico circulava entre os parentes substituindo ausências, sugerindo propostas de casamento, informando e garantindo a reprodução dos rituais de passagem (morte, batismo, crisma, casamento) , apresentando novos integrantes, documentando as mudanças do corpo social familiar com o passar do tempo e ativamente registrando a sua unidade. Com os retratos, foram organizadas narrativas familiares e pessoais que atravessaram gerações fixadas em álbuns confeccionados com finos materiais e de riqueza hoje inimaginável. (p.31)

E é citado também, já não dentro do meio desses ateliês fotográficos, os usos médicos que eram dados a fotografia, como registro de manifestações de males físicas ou mentais.

Ao passo que os retratos também são usados pelo Estado. Suas instituições veem como uma forma de controle administrativo da população, como sua anexação em documentos de carteira de habilitação de veículos a cavalo, passaporte e o retrato de presos.

Objetos da Natureza

Nesse ponto vemos que o uso da fotografia atingiu uma receptividade muito positiva na comunidade científica, principalmente a botânica e astrofísica.

Sua precisão ao ressaltar e registrar os detalhes que passavam despercebidos - ou até os que não se fixava na memória - a olho nu, facilitou mais os estudos acadêmicos do século XIX.

A fotografia seria útil em todas as atividades que envolviam a observação visual. Para desenhar plantas, o biólogo tinha de ter qualidade de desenhista, o que tornava o trabalho de campo uma tarefa mais difícil e demorada. O importante nessas descrições visuais eram a exatidão e o detalhe produzidos por um suporte confiável, comparado ao olho no seu processo de formação. (p.32)

Vistas e Paisagens

A história das fotos paisagísticas começa - assim como toda história das fotografias - também no século XIX, com o objetivo de registrar as estruturas urbanas antes de serem modificadas por alguma decisão pública.

Os arquivos criados mediante esse registro foram usados para muitos estudos anteriormente e, como consequência da importância desse registro, no século XX se descobre essa importância e seu uso é difundido de diversas maneiras (como em cartões postais, revistas, jornais e até museus).

A fotografia serviu de instrumento para a prática preservacionista crescente na Europa da segunda metade do século XIX. Reconhecido como um meio eficaz de preservar o passado, grupo ligados ao movimento de conservação cresceram com as sociedades de fotografia.Assim como ocorreu com o retrato, os álbuns fotográficos foram os primeiros difusores da imagem de cidade do século XIX. (p.33)

Usos Tradicionais:

Fotografia como documento complementar, só possuía credibilidade em complemento a um documento textual. Taunay defendia a ideia de que o documento visual tinha o mesmo estatuto do que o documento textual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com