TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Mundo De Sofia

Trabalho Escolar: Fichamento Mundo De Sofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  4.453 Visualizações

Página 1 de 6

O MUNDO DE SOFIA

O JARDIM DO ÉDEN

Sofia Amundsen tinha quase quinze anos, morava com sua mãe e seu pai que nunca estava em casa, pôr causa do trabalho. Um dia, quando ela estava voltando para casa, ela encontrou pequenos envelopes brancos, endereçados à ela. Logo quando leu, ficou se questionando quem teria mandando aquelas cartas. Nessas cartas haviam duas perguntas, que eram: "Quem é você?" e "De onde vem o mundo?".

Depois disso ela ainda recebeu também um cartão-postal para uma menina chamada Hilde e que também fazia aniversario de 15 anos no mesmo dia que Sofia.

Sofia foi ao seu esconderijo no jardim de sua casa para pensar e descobrir o significado daquelas perguntas e sobre a tal Hilde, uma garota que ela não conhecia. Para Sofia, o seu esconderijo era como se fosse um outro mundo, como o jardim do Éden citado na Bíblia.

A CARTOLA

Sofia recebeu mais um envelope, só que desta vez era um amarelo. Nele vinha escrito: "Curso de Filosofia. Maneje com cuidado.". Ela saiu correndo até o seu esconderijo, onde começou a ler a carta.

Sofia lê sobre preferências pessoais pôr diversos tipos de assuntos. Quando ela começou a ler, viu que era tudo sobre Filosofia, explicando tudo desde o começo da Filosofia.

Sofia começou a conversar com sua mãe e começou questiona-la sobre as coisas que ela havia lido na carta. Sua mãe ficou espantada com aquilo tudo e resolveu saber o motivo de Sofia estar fazendo aquelas perguntas, mas Sofia não respondeu nada.

OS MITOS

No outro dia, Sofia, conversou novamente com Jorunn, no final da aula. Quando ela abriu a caixa de correio, viu que havia uma carta de seu pai e mais uma carta do curso de Filosofia. Nessa carta, o seu professor de Filosofia começou a lhe contar sobre a visão mitológica do mundo e tentou-lhe explicar o máximo possível sobrei isso. Com tudo o que ela havia lido, tentou esquecer tudo o que já havia aprendido no colégio e tentou ver as coisas de maneira diferente, reorganizando as suas idéias.

O conteúdo da carta, era a história do roubo do martelo do Thor, sobre Homero e Hesíodo e sobre a grande Grécia, onde teve início a história dos Mitos.

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA

A mãe de Sofia começou a pensar que as cartas que ela vinha recebendo, fosse de algum namorado. Sofia começou a ler a carta que havia recebido e passou a pensar sobre as perguntas que tinha na carta, que eram: "Existe uma substância básica, a partir da qual tudo é feito?", "É possível transformar água em vinho?" e "Como é que terra e água podem se transformar numa rã viva?".

Os filósofos que sempre pensavam nesse tipo de coisa, eram os filósofos da natureza. Esse foi dado aos primeiros filósofos gregos que se interessavam pôr esses processos naturais. Eles acreditavam que havia alguma coisa e se perguntavam sobre as transformações visíveis na natureza. Acreditavam que uma substância básica era a principal causadora de todos os resultados. Eles ano se guiavam pôr explicações mitológicas e nem na religião. Os principais pensadores dessa época eram os: Tales, Anaximandro e Anaxímenes, três filósofos de Mileto.

DEMÓCRITO

Sofia recebeu mais uma carta perguntando a importância do brinquedo Lego, porque ele é o brinquedo mais genial do mundo. Sofia foi brincar com o lego para tentar entender aquela pergunta e concluiu que a partir do lego é possível construir e desmontar varias coisas.

A ultima carta que Sofia recebeu tratava sobre Demócrito, o último grande filosofo da natureza. Ele acreditava que existiam e que eles poderiam ser reaproveitados e era eterno, pôr isso que o lego era o brinquedo mais genial do mundo. Ele valorizava a razão e as coisas materiais, fora que ele acreditava que o homem tinha uma alma imortal.

O DESTINO

Sofia recebeu outra carta com as perguntas: "Você acredita no destino?", "As doenças são um castigo dos deuses?" e "Que forças governam o curso da história?" . Depois de um tempo, ela pediu para seu professor de filosofia que se identificasse. Ela recebeu uma carta onde ele falava para não ser seguido.

A ultima carta falava que os gregos achavam que tinham seu destino pré- determinado e eles viam as doenças como castigos de Deus e que ele também era capaz de curar se lhe fosse feito um sacrifício. No sábado, Sofia encontrou um encharpe vermelho da tal Hilde.

SÓCRATES

Sofia recebeu uma carta onde o professor recusou o convite de Sofia. Ela foi ao esconderijo para pensar sobre as perguntas quando um cão labrador apareceu com um envelope amarelo na boca. Era Hermes, o mensageiro de seu professor.

Ela começou a ler a carta sobre Socrates, discutiam sobre o que era ou não natural. Ele conversava com as pessoas, sabia que não sabia muito e achava importante encontrar um alicerce seguro para o conhecimento.

ATENAS

Sofia recebeu um pacote em casa, quando abriu, viu que era uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com