TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Sociologia

Por:   •  8/3/2017  •  Ensaio  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

UFRB

Collins, Randall

        Quatro tradições sociológicas/Randall Collins;

Tradução de Raquel Weiss- Petrópolis, Rj: Vozes,

2009. – (Coleção sociologia)

Titulo original : Four Sociological Traditions

Bibliografia

ISBN 978-85-326-3852-6

1. Conflito social 2. Microssociologia 3. Sociologia 4. Sociologia I. Titulo. II. Série.

RESUMO

Esta parte do livro “Quatro tradições sociológicas”, expõe a principal tradição da Sociologia. O conjunto de ideias mais original e incomum da Sociologia, tendo como fundador Émile Durkheim. Nela, os temas mais frequentes são: as forças irracionais, a moralidade, o sagrado e o religioso. As pesquisas de Durkheim que contribuíram na concretização de seus estudos e em seguida de sua teoria, foram concentradas em sua revista “L’ Année Sociologique”.

A tradição de Durkheim e seus seguidores, foi elaborada basicamente com o estudo das sociedades tribais e não ocidentais. Ou seja, eles olhavam para a sociedade moderna pelo prisma da sociedade tribal, e isso é o que constitui precisamente sua força.

Em resumo, o livro abrange os tópicos seguintes: A Sociologia como a ciência da ordem social, a Lei da Gravidade Social de Durkheim, as duas vertentes da tradição Durkheimiana (trata-se da macrossociologia e da microssociologia), a teoria de Durkheim sobre a moralidade e o simbolismo, as bases rituais da estratificação, redes de trocas rituais e o futuro da tradição Durkheimiana.

CITAÇÕES

A SOCIOLOGIA COMO A CIÊNCIA DA ORDEM SOCIAL

“A chave do método científico é a comparação, é a busca pelas condições sob as quais algo acontece, em contraste com as condições sob as quais algo não acontece.” (pág. 159)

“Ele afirmou que o conteúdo básico da Sociologia deveria ser a história: somente tomando para análise um longo período de tempo e espaço é que seria possível levantar dados comparativos suficientes para apreender quais são as condições determinantes das estruturas d larga escala que constituem a forma geral da própria sociedade.” (pág.160)

“A contribuição mais valiosa de Durkheim constituiu na formulação da questão mais básica da Sociologia: o que mantém uma sociedade unida?” (pág.161)

A LEI DA GRAVIDADE SOCIAL DE DURKHEIM

“O fator explicativo crucial proposto por Durkheim é a morfologia social, ou seja, as relações estruturais entre as pessoas.” (pág.161)

“Os fatores básicos determinantes são as relações estruturais entre os indivíduos, não os indivíduos em si mesmos.” (pág.162)

“O argumento geral, portanto, é o de que os aspectos físicos da estrutura determinam a parte mental e moral da sociedade.” (pág.163)

“Durkheim concebe a sociedade como tendo um nível consciente e superficial, e uma estrutura inconsciente no âmbito da qual operam as verdadeiras determinações.” (pág.166)

DUAS VERTENTES: A TRADIÇÃO DA MACROSSOCIOLOGIA

“Durkheim acreditava que Montesquieu estava no caminho correto a considerar o tamanho da população como causa primária dessas diferenças na estrutura social e nos ideais culturais.” (pág.169)

“Durkheim é, portanto, fundador da Sociologia estatística, embora essa sociologia não tenha se consolidado até o surgimento dos institutos americanos de pesquisa quantitativa na década de 1940.” (pág.171)

“Existem as funções manifestas, que são os resultados que as pessoas tentam obter de forma consciente, e as funções latentes, que são produzidas pela ação do próprio sistema social.” (pág.172)

“A teoria de Durkheim é muito mais compatível com uma teoria materialista que afirma que a história ocorre a partir do conflito social e das mudanças físicas nos padrões de interação social do que com essa explicação de Parsons, de que a história é guiada por um conjunto de ideias diretrizes.” (pág.175)

A SEGUNDA VERTENTE: A LINHAGEM DA ANTROPOLOGIA SOCIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com