TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Social, Econômica E Política Do Brasil

Artigos Científicos: Formação Social, Econômica E Política Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1. Introdução 3

2. Cenário Social e econômico do Brasil - Colônia (1500-1822) 4

2.1. Aspectos identificados ainda atualmente nos comportamentos sociais dos brasileiros 6

3. A República da Espada Guerra dos canudos e a Era Vargas 7

4. Fundação da TV Tupi 12

4.1. Manifestações dos 100 mil contra a Ditadura Militar 13

4.2. Sem lenço, sem documento 14

5. Transformações modernizadoras das últimas décadas na realidade urbana 16

5.1 Quadro Comparativo/Transformações modernizadoras/Antigo e Atual........................ 18

Considerações Finais 20

Referências Bibliográficas 21

1. Introdução

Hoje em dia, vivemos em um mundo moderno, com muita tecnologia que transformam nossa vida melhor e mais confortável. Além disso, somos livres para decidir, onde morar, o que comer o que vestir, e acima de tudo temos nossos direitos garantidos pela Constituição. Mas não devemos nos esquecer, que o que vivemos hoje é resultado de uma história, a qual devemos conhecer, pois nossos antepassados viveram momentos difíceis para garantir os direitos que temos hoje.

O artigo a seguir tem por objetivo apresentar o Brasil antigo retratado nas obras de Debret, apresentar a vinda da família real para o Brasil e ainda identificar os comportamentos sociais daquela época, comportamentos esses que ainda encontramos nos dias atuais.

Apresentaremos também as transformações ocorridas no cenário econômico e político, fatos que marcaram a história no passado e suas contribuições para a modernização da sociedade atual.

2. Cenário social e econômico do Brasil Colônia (1500-1822)

N

o ano de 1807, o príncipe regente D. João, acompanhado de sua família, deixou Portugal, embarcando para o Brasil.

Depois de nove anos, em 1816 D. João trouxe para o Brasil artistas franceses, dentre eles Jean Baptiste Debret, um desenhista e pintor.

Suas obras retratavam cenas brasileiras, o dia a dia das pessoas humildes e dos escravos, a vida na corte, o comércio de escravos, a cultura e os costumes dos índios e negros, além da riqueza da flora brasileira.

Veja a seguir algumas das obras de Jean Baptiste Debret:

Ponte de Santa Ifigênia (1827):

Neste quadro, o pintor registra o clima bucólico da Rua de Santa Ifigênia, em São Paulo, hoje localizada na região central da metrópole.

Coroação de Dom Pedro I, Imperador do Brasil:

Debret retrata diversas cerimônias da monarquia, perpetuando a imagem da corte portuguesa no Brasil. Neste quadro, estranhamente, Dom Pedro está de bota de montaria, o que não combina com a solenidade da ocasião.

Chefe índio Camacã Mongoió

Nesse quadro Debret documenta os costumes dos índios brasileiros, com seus vistosos e exóticos acessórios.

Uma senhora brasileira em seu lar

Debret retrata um ambiente doméstico, onde se vê uma senhora brasileira e seu

filho, cercados de escravos e ocupados com trabalhos manuais.

A

lém destas obras, muitas outras foram feitas por Debret, ele esteve no Brasil entre 1816 e 1831, presenciando acontecimentos políticos que mudaram o curso de nossa história. O que mais se destaca na obra desse artista francês é a sua sensibilidade diante da escravidão, e a forma como retratava a realidade dos escravos e pessoas humildes.

2.1. Aspectos identificados ainda atualmente nos comportamentos sociais dos brasileiros

Filme Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil

O

Filme “Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil”, narra a vinda da Família Real para o Brasil.

Com a morte de D. José, rei de Portugal, a rainha Maria entra em depressão, e com a declaração de insanidade da rainha, D. João e sua esposa Carlota Joaquina, assumem o trono real português.

Por motivos de crise em Portugal, para fugir das tropas napoleônicas, a família se vê obrigada a deixar rapidamente o país, e o destino escolhido foi o Brasil.

D. João era um intelectual, porém de espírito fraco que se entregava a comilança e ainda enfrentava problemas conjugais com sua esposa Carlota Joaquina. Uma mulher arrogante, que apesar da época, apresentava um comportamento avançado interferindo nas decisões do reino, além de manter casos extraconjugais os quais geraram muitos filhos.

Desde cedo procurou intrometer-se nos assuntos do governo, procurando influenciar nas decisões do marido, muitas das vezes o desprezando, recorrendo sempre à chantagem, à intriga e a pressão conjugal para conseguir seus objetivos.

O filme mostra cenas que caracterizam comportamentos sociais dos brasileiros atualmente tais como: preconceito racial, prostituição, depressão e adultério.

O preconceito racial pode ser notado na cena em que a família real chega ao Brasil, quando os negros vêm para recepcioná-los e Carlota Joaquina mostra clara mente o seu desprezo por eles.

A depressão é bem contada na cena em que D. José morre logo depois a rainha começa se tornar insana.

A prostituição é encontrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com