TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do Brasil Contemporâneo

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

DE ACORDO COM O TEXTO “IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PODER OLIGARQUICO”

RESPONDA:

I – “Para a consolidação do poder das oligarquias agrárias, capitaneado pelos cafeicultores paulistas, sobre a República brasileira, era necessário um sistema de controle”. Como se deu a implantação do sistema de poder oligárquico? O que Campos Sales queria dizer com a frase: “Sou infenso às grandes reuniões para deliberar sobre assuntos que, pela sua natureza, se relacionam com a direção ou orientação que se deve imprimir a um determinado momento político. Esta é uma função que pertence a poucos e não à coletividade”(?)

II - Em que consistiu o funding-loan, no governo de Campos Sales?

III - Como se deu o controle da opinião pública no governo de Campos Sales? Explique o controle da imprensa.

IV - Em que consistiu a política dos governadores? Como era a política dos grandes Estados? Por que essa política ficou conhecida por “política do café-com-leite”?

V – Como era a política dos coronéis? Como eles controlavam o sistema eleitoral? Em que consistiam a comissão de verificação, o voto de cabresto, o curral eleitoral e a degola?

VI – Em que consistiram os investimentos públicos de Rodrigues Alves? O que dizer da “remodelação” do Rio de Janeiro? Qual parte da população foi a mais afetada pelo “bota-abaixo”?

VII - Quem liderou a campanha pela vacinação contra a febre amarela? Em que consistiu seu plano? Porque se diz que a Revolta da Vacina foi muito mais contra o governo do que contra a vacina?

VIII - Como se deu a Revolta Militar no interior da Revolta da Vacina?

IX – Como se deu a Revolta Popular no interior da Revolta da Vacina?

X - Com se deu o início da política de valorização do Café, no governo de Rodrigues Alves? Em que consistia a “socialização das perdas”? Por que se diz que esta política era o mecanismo que faltava para a oligarquia paulista se consolidar no poder? Explique.

Referencia:

MENDES JR, Antonio & MARANHÃO, Ricardo (Orgs.) Brasil – História – Texto & consulta. V. 3. Republica Velha. São Paulo: Hucitec, 1991.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com