TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teóricos-Metodológicos Do Serviço Social I

Casos: Fundamentos Históricos E Teóricos-Metodológicos Do Serviço Social I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

UNIDADE I TAUBATÉ

SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO – METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Professor Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

RENI ALVES GONÇALVES BASTOS – RA7365435720

Taubaté, 12 de Junho de 2013

Serviço Social no Brasil

Após terem sido analisadas as questões sociais relatadas no filme Tempos Modernos e o início das questões sociais no Brasil, chegamos a conclusão que a Questão Social é uma nominação surgida no século XIX a partir das manifestações de miséria e pobreza advindas da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização que expressa a contradição capital – trabalho, as lutas de classes e a desigual participação na distribuição de riqueza.Quanto ao filme Tempos Modernos, ele retrata as mudanças pós Revolução Industrial e descreve com clareza as questões sociais daquela época. O filme conta a história de um operário que trabalhava em uma fábrica, numa linha de produção. Seu trabalho era árduo e sem intervalo para descansar, sem direito a horas extras, uma exploração. Com o passar do tempo o personagem sofre um colapso nervoso e acaba internado em uma clínica psiquiátrica, quando saiu da internação a fábrica que ele trabalhava estava fechada, e seu país passava por uma crise e muitos trabalhadores já viviam em situação de miséria. Os trabalhadores se revoltaram e a partir daí surgiram às greves e conflitos. Em uma dessas manifestações o personagem acaba sendo confundido com um dos manifestantes e vai para a cadeia. Na cadeia acontece uma coisa muito curiosa, mesmo ele estando preso tinha melhores condições de vida do que quando era operário. Ao sair da prisão, ele conhece uma jovem órfã que lutava também para sobreviver e ali começa uma amizade e eles almejam uma vida melhor.

Nosso grupo percebeu vários problemas ao longo do filme que são semelhantes com as questões sociais. A primeira questão foi a do trabalho contínuo, exaustivo, sem direitos trabalhistas e com baixos salários. A segunda questão se trata da desigualdade social, o contraste que havia entre as classes, no caso a classe dominante e a classe proletária. Outra questão importante foi à falta de oportunidades, a alta taxa de desemprego, pois não havia oportunidades de trabalho para todos, gerando assim demanda crescente de mão de obra e poucas chances de serviço. A questão social nessa época de Pós Revolução Industrial nos mostra a pouca presença do Estado, e em contra partida temos a presença da Igreja na forma de ajuda e filantropia, percebemos que ainda não existiam políticas sociais. Refletindo sobre as questões sociais e fazendo uma análise retrospectiva sobre a experiência brasileira no campo das questões sociais, percebemos que, grande parte de sua trajetória, teve início na década de 30, influenciada pela crescente migração como consequência do êxodo rural.

O aumento da industrialização urbana demandava demasiada mão de obra. O país passava por uma transição de agrário-exportadora para industrial. Mesmo com a crescente mão de obra demandada pelas indústrias, os trabalhadores necessitavam ser disciplinados para o trabalho, pois a economia brasileira investia em obras de infraestrutura, tais como: a abertura de estradas, suprimento de energia, etc. Por isso a necessidade de capacitação e de disciplina da mão de obra.

O Estado visando atingir esse processo disciplinador estabelece estratégias tanto institucionais quanto ideológicos, surgindo assim o Serviço Social e o Assistente Social como agente de suma importância para todo esse procedimento. Para controlar a classe operária, o Estado absorve parte das reinvindicações popular tais como: alimentação, moradia, saúde, etc., apenas com o intuito de dominar e manipular as classes subalternas, com isso o Estado cria uma legislação social e salarial. O Serviço Social nesse contexto atua no processo de reprodução das relações sociais, com atividades auxiliares do controle social e na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe operária. A partir da década de 30 e 40 foram criadas as instituições de assistência social no Brasil, dentre as quais estão: CNSS( Conselho Nacional do Serviço Social), LBA( Legião Brasileira de Assistência), Fundação Leão XIII, criada em 1946, SESI(Serviço Social da Industria).

O Serviço Social e o Capitalismo

Como nasceu o Capitalismo? Como se processou? Como se mantém até hoje? Com outras vertentes, é claro, mas se posicionando frente às questões sociais que surgiram quase concomitantemente com o sistema capitalista e permanece nos dias atuais. Fazendo uma análise dos textos propostos, percebemos as agruras e sofrimentos pelos quais a classe proletária se submetia. Na maioria das vezes sem opções de escolha e desamparada por leis, leis estas que fortaleciam e protegiam somente a burguesia, por exemplo, a Lei do Assentamento de 1563, que impedia os camponeses de se mudar de aldeia sem permissão do senhor local e a Lei dos Pobres, de 1597, que declarava indigentes e retirava o direito de cidadania econômica daqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência pública. Com isso o trabalhador era recrutado praticamente a força, pois sobravam poucas opções, a não ser ingressar no mercado através do trabalho assalariado. Contudo, a burguesia ganhava força, mantinha sob controle a força de trabalho e expandia seu capital, as diferenças de classe se acentuavam cada vez mais, introduzindo importantes mudanças na estrutura, relações e processos sociais.

Outros agravantes surgem ao longo da história, prejudicando ainda mais a classe subalterna. Segundo Martinelli esta é, portanto, uma história viva, multidimensional, candente, plena de movimento, pulsando com a própria vida, com contradições internas de diferentes períodos, que imprime um movimento contraditório e complexo.

Nesse período podemos observar os vários movimentos da história, as mudanças e as lutas entre as classes. Convém ressaltar como um dos grandes e importantes agravantes com suas contradições e complexidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com