TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Para entendermos e orientarmos as características da História Geral, historiadores criaram divisões de períodos considerados históricos. Uma dessas divisões será tratada a seguir:

A Antiguidade ou Idade Antiga é marcada pelas primeiras ações intencionais. As explicações são configuradas pelos mito e narrativas com exageros de fantasias inventadas para dar sentido aos fenômenos do universo. Outras principais características da época foram o desenvolvimento de alguns dos primeiros povos (com organização e histórias conhecidas), a invenção da escrita pelos sumérios, a fundação do Império Romano, o desenvolvimento de um alfabeto pelos fenícios, a fundação da Biblioteca de Alexandria, o nascimento de Cristo e a criação do papel pelos chineses.

A Baixa Idade Média ou Período Medieval teve características como a mudança radical da fonte do conhecimento, ou seja, o que provinha do próprio homem e de seu espírito. A ideia de “o homem é a medida de todas coisas” modificou-se para o homem medieval em “Deus é a medida de todas as coisas”. A Igreja Cristã domina a vida cultural religiosa, determinando normas e orientando comportamentos. Houve também o surgimento de novos Estados, a harmonização entre a fé e a razão, o feudalismo com a economia centrada na agricultura, a fundação da primeira Universidade (em Bolonha) e a expansão do Império Bizantino. Era uma época de “trevas” no conhecimento, de mínima liberdade e de restrita circulação de ideias.

A Idade Moderna ou Modernidade é uma concepção, marcada de transformações no Renascimento (após a Baixa Idade Média). A tomada de Constantinopla pelos turcos representa o início desse período. Além do estabelecimento de cidades, o foco foi a Revolução Industrial e a Inglaterra foi o principal órgão com a utilização de máquinas em seus sistemas de produção. Outras características da modernidade foram o iluminismo dos filósofos – que buscavam o conhecimento em patamares nunca antes observados-, a conquista de Ceuta pelos portugueses, a viagem de Cristovão Colombo ao continente americano, a viagem à Índia de Vasco da Gama e o surgimento do capitalismo.

A Idade Contemporânea ou Atualidade é o período específico atual da história do mundo ocidental, a partir da Revolução Francesa. Foi marcado por muitos fatos que representaram inúmeras mudanças, como o início da circulação do jornas The Times, a teoria da combustão química formulada por Lavoisier, a proclamação da independência e a abolição da escravidão no Brasil, a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a quebra da bolsa de Nova York, a Segunda Guerra Mundial, entre muitas outras.

O conhecimento da história, atualmente, é imprescindível. Os acontecimentos são cada vez mais urgentes e quase não permitem sua devida reflexão. A razão é dada pelo processo de urbanização ao redor do mundo, o avanço da medicina e o aprimoramento das condições de vida que prolongam nossa expectativa de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com