TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE

Trabalho Universitário: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio

Gislaine Finger

Claretiano Vilhena - Ro

2015

Portfólio

Trabalho apresentado a Disciplina de História de Educação Física e do Esporte, Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Claretiano Vilhena, RO

2015

Analisando os períodos históricos, podem-se identificar as influencias das atividades físicas da época para as aulas de iniciação esportiva contemporânea e globalizada.

A atividade física é utilizada desde os primórdios, com fins de sobrevivência, por razões utilitárias, guerreiras ou ritualísticas. Jogando para a iniciação esportiva notamos grande influência da Pré-História, pois se fala muito em disciplina, em segmento de atividades para sobreviver, caminhavam, corriam, nadavam, caçavam em busca de alimentos. Além disso, dançavam como forma de ritual, havia jogos com bola que cumpriam papel social relevante, e conforme fixavam suas moradias, necessitavam de preparo para se defenderem de possíveis invasões.

Na Antiguidade, a Grécia e Roma desempenharam papeis fundamentais em relação à prática das atividades físicas. Na Grécia as atividades físicas serviam à formação integral dos homens, os Jogos Olímpicos foram o maior legado desse povo à humanidade. Criado em homenagem a Zeus, ocorria de quatro em quatro anos, na cidade e Olímpia. As modalidades de maior destaque foram: provas corrida, de ataque e defesa, os esportes equestres, o pentatlo e as provas juvenis e artísticas. Ainda no período da antiguidade, em Roma, destacavam-se os jogos públicos realizados em grandes circos e anfiteatros, o mais famoso deste o Coliseu, palco de lutas dos gladiadores. Interesse também em atividades de banho e natação.

Quanto a Idade Média não podemos esperar muito, pois com a ascensão da Igreja Católica que só encorajavam as atividades religiosas e a mortificação do corpo. As atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo, apenas, por meio da cavalaria.

Já no Renascimento “inspirados nas obras da Antiguidade Clássica o movimento humanista voltou a valorizar o belo, resgatando a importância do corpo. As atividades físicas tornam-se assunto dos intelectuais, numa tentativa de reintegração do físico e do estético às preocupações educacionais” (OLIVEIRA, 1983), ou seja, a beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci, responsável pela criação, utilizada até hoje, das regras proporcionais do corpo humano. Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas como, por exemplo, a de Davi, esculpida por Michelangelo. Considerada tão perfeita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com