TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO VALE DO PARAIBA

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 16

                                        FACULDADE BILAC

                                                         HISTÓRIA DO VALE DO PARAIBA

MARIANA RIBEIRO DE AGUIAR                RA: 130.973

PRISCILA ROBERTA                                RA:130.999

TREMEMBÉ

                                                             Trabalho apresentado como requisito de aprendizagem

  para  a   disciplina  História do Vale do Paraíba  do  curso de    Contabilidade    da Faculdade Bilac.

                                                             Orientador: Profº Msc.  Luiz Laerte Soares.

                                                        SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

 

                                                                               2014

                                                                 INTRODUÇÃO

A partir das expedições para exploração do Vale do Paraíba em meados de 1969, muitos desbravadores foram se fixando na região, em pontos esparsos. Jacques Felix, fundador de Taubaté, conseguiu reunir em suas terras, Sítio Tremembé, diversos deles, dando origem a povoados. O Capitão Costa Cabral, possuidor de parte das terras, mandou construir em sua propriedade, uma ermida em louvor à Nossa Senhora da Conceição, onde era venerada a imagem de Senhor Bom Jesus e a partir daí que a história do munícipio de Tremembé teve origem.

Após a primeira missa rezada na igreja, tornou-se ponto de encontro de peregrinos e romeiros, atraídos por histórias de milagres e muitos acabaram se estabelecendo no local, graças as condições climáticas e geográficas favoráreis.

Situado no pé da Serra da Mantiqueira, o município possui rico patrimônio cultural constituído de conventos e igrejas, com destaque para o Santuário e Basílica Bom Jesus do Tremembé e a Bica da Glória, que, entre 2012 e 2013, celebrou o jubileu dos 350 anos do encontro da imagem do Bom Jesus e do surgimento de uma fonte no local.

Com pouco crescimento economico desde seu surgimento até os dias de hoje, Tremembé tem cerca de 41 mil habitantes e é conhecida principalmente por ter cinco penitenciárias e também por ter poucas indústrias. Muito próxima de taubaté, a economia da cidade é baseada na produção de arroz, na agropecuária, rizicultura e no comércio de pequenas empresas de serviços e no parque industrial.

HISTÓRIA DA CIDADE DE TREMEMBÉ

No Brasil colônia, os portugueses cada vez mais se embrenhavam pelo interior de nossas terras em busca de ouro. Dentre essas explorações, Brás Cubas foi indicado para chefiar uma expedição que partiu de Piratininga em direção ao Vale, no sentido de alcançar o Rio Paraíba, pois a via fluvial era a melhor forma para alcançar o objetivo da missão.

A partir das expedições para exploração do Vale do Paraíba em meados de 1969, muitos desbravadores foram se fixando na região, em pontos esparsos. Jacques Felix, fundador de Taubaté, conseguiu reunir em suas terras, Sítio Tremembé, diversos deles, dando origem a povoados. No sítio de Tremembé, viveram pessoas de enorme valor histórico na fundação de algumas cidades do Vale do Paraíba e do interior de São Paulo, dentre elas o Capitão Mor Manuel Costa Cabral.

O Capitão Costa Cabral, possuidor de parte das terras, mandou construir em sua propriedade, uma ermida em louvor à Nossa Senhora da Conceição, onde era venerada a imagem de Senhor Bom Jesus. Em 20 de Abril de 1672 foi rezada a primeira missa na Igreja de Senhor Bom Jesus do Tremembé, que havia sido construída em substituição à primeira Capela. O Santo Milagroso logo teve sua fama espalhada e com isso, peregrinos começaram a surgir, e muitos romeiros acabaram se estabelecendo ao redor da Igreja, atraídos por histórias de milagres e também graças as condições climáticas e geográficas favoráreis. A irmandade do Senhor Bom Jesus, passou a zelar pelas terras que foram doadas ao santo, aí formando o pequeno povoado de Tremembé.

A Lei Provincial n° 1, de 20 de fevereiro de 1866, elevou o povoado a freguesia. Em 19 de agosto de 1890, tornou-se distrito policial, e pelo decreto estadual n° 132, de 3 de março de 1891, pelo então juiz de Paz, José Monteiro de Queirós, foi elevado a distrito de Paz. Foi elevado a município pela Lei n° 458, em 26 de novembro de 1896, promulgada pelo presidente do estado, Manuel Ferraz de Campos Sales, desmembrando-se de Taubaté, graças aos esforços persistentes do coronel Alexandre Monteiro Patto.

A Lei Estadual n° 1038, de 19 de dezembro de 1905, elevou Tremembé à categoria de cidade. De acordo com a divisão administrativa dos anos de 1911 a 1933, e as territoriais, de 31 de dezembro de 1937, a lei estadual n° 9073, de 31 de março de 1938, decreta lei n° 14.334, de novembro de 1944, fixaram os quadros da divisão territorial, administrativa e judiciária do estado de São Paulo, o município de Tremembé consta de um só distrito, e de igual nome, e pertence ao termo judiciário da Comarca de Taubaté.

A Etimologia da palavra Tremembé é de origem Tupi- guarani, Tirime’bem ou “Tere-membé” que pode ser 'Escoar Molemente' tanto significar água afamada, água boa para a saúde. A cidade foi batizada com esse nome, por causa da quantidade de água ou cursos dela em sua geografia. Conforme estudo pode-se dizer é que há muitos possíveis significados, como no sul, tremembé significar terreno alagado ou bacia encharcada. Em todos os seus possíveis significados, sempre se relaciona a excesso de água ou algo parecido.

DESENVOLVIMENTO X ECONOMIA

Inicialmente Tremembé viveu do comércio que realizava com os tropeiros que desciam da Mantiqueira em direção ao porto de Ubatuba. Essa atividade perdurou até o ciclo do café, meados do século XVIII.

O município por muito tempo sofreu com enchentes, causada pelo transbordamento do Rio Paraíba, inundando principalmente a várzea da cidade, conhecida hoje como aterrado, o que durante muito tempo destruiu plantações de arroz, principal fonte financeira da cidade. O curso do rio nessa parte da cidade, foi mudado na década de 70 pelo governo por esses motivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (235.1 Kb)   docx (311.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com