TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Presença indígena no Vale Do Paraíba

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A historia indígena do vale do paraíba,é uma área em que existem poucos investimentos em estudos e com isso, ainda a muitas lacunas a serem preenchidas. Esta falta de investimento prejudica o conhecimento do nosso passado histórico e cultural e consequentemente a noção de quem somos.

A Presença Indígena No Vale Do Paraíba

O Vale Do Paraíba já era habitado por grupos indígenas muito antes da chegada dos portugueses. Pesquisas arqueológicas sugerem que provavelmente o mais antigo destes grupos foi a tradição aratu, tradição indígena que tem sua origem no planalto central brasileiro. Vestigios desta tradição já foram encontrados também em larga escala no nordeste e em minas gerais. No caso do Vale Do Paraíba atualmente foi encontrado nas margens da rodovia dos tamoios em Paraibuna um sitio arqueológico com aproximadamente 600 anos de idade relativo a esta tradição. Outras cidades da região em que já se encontraram objetos relativos a tradição aratu são Caçapava e aparecida, segundo os arqueólogos os grupos aratus preferiam as áreas de cerrado e cursos de rios ao contrario de outros grupos que preferiam áreas de mata fechada.

Um dos primeiros relatos escritos que se tem do vale do Paraíba, pode ser encontrado no livro ‘’As Aventuras E Estranhos Infortunios De Anthony Knivet” De 1625 no qual o aventureiro inglês (abandonado em Ilha Bela pelo pirata inglês Thomas Cavendish) em 1591. Após isso é feito prisioneiro pelo então governador do Rio De Janeiro Salvador Correia De Sá e enviado em duas expedições ao vale do Paraíba para comprar índios. Em uma delas na companhia de Martin de Sá, filho do governador. Neste livro é narrado um dos últimos relatos que se tem sobre os índios tamoios, na época em guerra contra os portugueses e estabelecidos nas margens do rio do Peixe divisa de São José Dos Campos com Igaratá. Este ultimo grupo de tamoios que habitava a região foi dizimado pelas tropas de Martin de Sá e o restante vendido como escravos para os engenhos de açúcar do Rio de Janeiro e Nordeste.

Entre outros grupos indígenas dos quais existem relatos de habitarem a nossa região tanto no livro de knivet como de outras fontes históricas podemos destacar além dos tamoios, os guaianases e os puris.

Os Guaianases

Esses eram os índios que constituíam a aldeia jesuítica que mais tarde daria origem a cidade de são José dos campos, segundo documentos da câmara até o século XVIII e ínicio do século XIX grande parte da população joseense era foramada de índios ou descendentes. Os índios guaianases que vieram para São José migraram para cá vindos de São Paulo De Piratininga Na segunda metade do século XVI fugindo das guerras que assolavam a capitania naquela época os jesuítas os encontraram e formaram uma aldeia jesuítica onde hoje se encontra o bairro do rio comprido. Passado algum tempo a aldeia se mudou para onde hoje se encontra a igreja matriz.Os guaianases eram chamados pelos tupis de tapuias ou seja bárbaros já que não falavam o tupi e eram nômades esses índios além de São José também habitavam Taubaté, Paraty, Angra Dos Reis, Caraguatatuba e São Paulo. A Estrada que liga Cunha a Paraty também é chamada trilha dos guaianás. Segundo Knivet eram usavam o topo da cabeça raspado mas deixavam o lado do cabelo crescer caindo pelos ombros. Andavam pela mata carregando seus pertences em redes nas costas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com