TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SACRIFÍCIOS DA FÉ – A INFLUÊNCIA DA FÉ NO VALE DO PARAÍBA

Por:   •  20/6/2016  •  Artigo  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D'ÁVILA

Curso de Jornalismo

Alunos

GUSTAVO HENRIQUE DE SOUZA ALVES

MARIA CAROLINA DIAS DE MORAES BORGES

ROBERTA CHRISTINA DA SILVA SOUZA

SACRIFÍCIOS DA FÉ – A INFLUÊNCIA DA FÉ NO VALE DO PARAÍBA

Lorena, 2013

Artigo Científico apresentado ao Curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila como avaliação de Metodologia Científica.

Orientador: Prof. Miguel Júnior

EXAMINADOR

___________________________________________________

Prof. Miguel Júnior

Faculdades Integradas Teresa D’Ávila

LORENA, 2013

RESUMO

ALVES, Gustavo Henrique de Souza; BORGES, Maria Carolina Dias de Moraes; SOUZA, Roberta Christina da Silva. Sacrifícios da Fé – A Influência Da Fé no Vale do Paraíba. 2013. .... f. Artigo Científico (Jornalismo) – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Lorena, São Paulo, 2013. [Orientador: Professor Me. Miguel Júnior]

        A grande abordagem deste Artigo Científico é a temática da fé religiosa inserida no contexto regional do Vale do Paraíba, tendo como objetivo a averiguação de teorias e filosofias pré-existentes para a fundamentação de teses. A análise concreta da devoção da massa populacional, as diversas influências transversais inseridas nesse contexto histórico, e as diversas visões acadêmicas, literárias e religiosas, são encontradas neste Artigo para a acepção proposta. Com objetivos amplos e específicos, compreender os fatores que embalam a busca constante e incessante da fé religiosa, as adversidades encontradas pelos fiéis, e a Medicina como fator essencial para a compreensão biológica dos estímulos ocasionados pela religião. Partindo destas percepções, este Artigo Científico tem o intuito de despertar o interesse dos aspectos religiosos, gerando dúvidas e possíveis novas questões acerca do Catolicismo e da religiosidade nacional, acreditando que todo e qualquer sacrifício realizado em favor da fé, possui seus significados e reais justificativas para todos os conhecimentos, sejam estes empíricos ou vulgares.

Palavras-chave: Crença - Fé - Vale do Paraíba - Sacrifícios - Religiosidade

Sumário

Introdução        

Tema - Sacrifícios pela Fé        

Objetivo Geral        

Objetivos Específicos        

Justificativa        

Fundamentos        

Considerações Finais        

Referências        

Introdução

        Difundida ao longo dos séculos, a fé sempre foi anunciada, vivida e testemunhada. Do mesmo modo, seus fundamentos ainda são altercados. Designada como aperfeiçoamento da humanidade, sua expressão se mantém cada vez mais intensa, baseada na busca incessante do ser humano em dar um sentido à sua real existência.

        Por essas razões, este Artigo idealiza por meio das questões desenvolvidas, entender possivelmente a fé idealizada no ser humano, questionando sua complexidade, e o impacto direto e indireto das diretrizes.

 

        Com aspecto teologal, a pesquisa envolve filosofias e teorias que analisam a Devoção Mariana, considerando sua veneração e influência, a força das grandes expressões e as manifestações de fé. De modo geral, relata a história, e compreende a importância de um Santuário Nacional para a Religiosidade Popular Brasileira.

Tema - Sacrifícios pela Fé

        Presente no ser humano desde os primórdios de sua existência, a fé é conhecida por ser um enigma. Compenetrado em um mergulho incansável, o ser humano parte em um misterioso e profundo encontro com o transcendente, à procura de uma comunhão em que encontre o sentido de sua vida, de sua felicidade, da realização plena.

        Movido pelo anseio e desejo, o ser humano busca professar sua fé mediante a religião, e ao apego às direções inseridas por ela. A fé se professa não somente por palavras, mas também pela conduta expressa, que parte do conceito de que crer é um ato consciente e livre. Ao crer a pessoa realiza o ato significativo de sua existência.

 

        Manifestando sua devoção, fiéis agraciados partem em busca de uma aproximação íntima da fé que tem origem na revelação do transcendente, e por meio desta tentam estar mais próximos de Deus. Mas, o que leva as pessoas a se sacrificarem tanto pela fé? Muito mais que uma teoria, deduzimos que a fé é uma experiência etérea.

Objetivo Geral

        Elaborar uma pesquisa esclarecedora, abordando as teorias e filosofias que envolvem a fé e os sacrifícios promovidos pela mesma.

Objetivos Específicos

        Entender fatores teológicos e psicológicos que levam as pessoas a sacrificarem-se pela fé.

        Corroborar teorias que justifiquem os tais sacrifícios descritos.

        Entrever, na região do Vale do Paraíba, a influência constante da devoção e da religiosidade do Catolicismo brasileiro.

Justificativa

        Fé, crença religiosa em valores espirituais, é a forma mais antiga do conhecimento humano. Antecedendo qualquer ciência ou cultura, o homem desenvolveu práticas de adoração e devoção ao que acreditava. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano se comunica com o que considera sagrado, com o transcendente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (210.5 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com