TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DO PATRIMÔNIO CULTURAL COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico do Patrimônio Cultural Colégio Gentil Bittencourt.

A idéia de um recolhimento em Belém para meninas órfãs desvalidas, partida de Dom Manoel de Almeida Carvalho 7º Bispo do Pará. No ano de 1804 – segundo registra “A província do Pará” edição de 10 de junho de 1911 – depois de uma viagem pastoral trouxe 15 meninas índias dos sertões do Solimões e Rio Negro, e tratou de estabelecer um asilo para abrigá-las, recorrendo à caridade pública.

O recolhimento montado era modesto e confortável, tinha por fim a subsistência, educação e instrução das desvalidas, garantindo-lhes a instrução primária, ensino de costuras, bordado, rendas; e música, língua francesa e desenho, logo que houvesse professor.

Em 02 de novembro de 1851, com a promulgação da Lei 205. O governo se responsabilizou pela manutenção do asilo com a denominação de “Colégio Nossa Senhora do Amparo”, autorizando a construção de um novo edifício.

Em 1865 o presidente da província Dr. José Paes de Carvalho decretou a mudança da denominação Colégio Nossa Senhora do Amparo para o de “Instituto Gentil Bittencourt” em homenagem ao Dr. Gentil Augusto de Morais Bittencourt em serviços prestados a causa pública no cargo de vice-governador. Depois de um certo tempo decorrido, ao iniciar o governo, o Dr. Augusto Montenegro, vendo que as condições do prédio eram precárias, resolveu concluir o edifício, já começado, pelo competente construtor Dr. Felinto Santoro, arquiteto italiano.

Em 26 de junho de 1906, após a celebração da Santa Missa, inaugurou-se solenemente o Edifício do Instituto, sendo Governador o Dr. Augusto Montenegro. Em 1982 o conjunto arquitetônico paisagístico do Instituto gentil Bittencourt foi tombado pelo Patrimônio Histórico no livro do tombo nº 3, processo de nº: 0793/81.

Descrição detalhada do edifício.

O edifício compõe-se de um corpo principal com 2 pavilhões, cuja fachada arquitetural é quase paralela à avenida, 2 alas também com 2 pavimentos, e mais 1 corpo central de um só pavimento, especialmente destinados aos refeitórios e anexos.

A forma do edifício é a de um E oblongo, para que os seus cômodos recebam a influencia benéfica da luz. O corpo principal se acha em fácil comunicação com 2 alas, por meio de uma galeria. A escadaria do prédio é majestosa toda em mármore de carrara, com balaustres e pilastras decorativas, também de mármore.

• Corpo principal:

Logo depois da escadaria principal, encontra-se o hall de entrada ligando:2 salas laterais (Capela e “Parlatório”) e o corpo central do prédio. Logo após a sala do “parlatório” encontra-se: a sala dos professores, secretaria, e outras salas destinadas a outros serviços.

• Ala direita:

Nesta ala encontra-se: as salas de aula, coordenações, diretoria, banheiros e a escadaria de acesso a biblioteca.

• Ala esquerda:

Nesta ala também encontra-se: salas de aula, banheiros, e mais uma escadaria de acesso a outras salas.

As duas alas comunicam os respectivos pátios por meio de escadas de mármore. Nos pátios foram instalados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com