TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Pedagogia

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  3.724 Visualizações

Página 1 de 3

1- Dê exemplos de aspectos do humanismo renascentista que representam o esforço de secularização do pensamento.

O Renascimento, ou Renascença, foi um período compreendido entre os séculos XV e XVI e é assim denominado por representar uma retomada dos valores greco-romanos.

Esse período desencadeia o movimento Humanístico, movimento que estava a procura de uma imagem do ser humano como centro do universo como medida de superação do teocentrismo (Deus como centro do universo), que prevalecia na Idade Média.

O Humanismo acreditava nos valores humanos e terrenos, a visão passa a ser humanista e acentua-se na Renascença a busca da individualidade, caracterizada pela confiança no poder da razão de cada um para estabelecer seus próprios caminhos, descartando a necessidade de um ser superior que antes havia sido apregoado.

Durante esse período, acentua-se a decadência do feudalismo, principalmente em decorrência do novo método imposto de produção capitalista, e a ascensão da burguesia, e ainda a educação religiosa completamente reformada, onde dispensavam às consultas aos padres conforme estabelecida anteriormente pela tradição católica. O espírito inovador do Renascimento se manifesta inclusive na religião, com crítica estruturada autoritária e decadente da Igreja, centrada no poder principal, onde inciaram movimentos de ruptura com esse modelo autoritário representado pelo pensamento de que o homem só podia ter acesso à Deus, no qual esses movimentos pregavam uma ruptura com os preceitos impostos pela igreja.

2 - Por que protestantes e católicos, no século XVI, passaram a se interessar pela ação pedagógica? Compare as duas orientações em suas linhas principais, indicando as coincidências e as diferenças.

A educação pública era destinada às classes superiores burguesas e, de forma secundaria, às classes populares, às quais deveriam ser ensinadas, especialmente, a doutrina cristã reformada.

O principal motivo de interesse pela ação pedagógica foi a transferência da escola para o controle do estado, nos países protestantes, porém, não consistia ainda em uma escola pública obrigatória, universal e gratuita como temos as de hoje. Os protestantes queriam que a educação se expandisse, deixasse de ser controlada pela “igreja”, na época, quem detinha o poder sobre a educação.

Enquanto os que apregoavam a igreja católica como verdade absoluta, não queriam perder o controle que detinham em suas mãos, no qual gerava muito dinheiro em torno disso e com o movimento do protestantismo passaram a ser ameaçados, pois a educação e conhecimento abriria a mente de seus fiéis.

Em comparação às duas orientações podemos destacar, a Idade média, o Renascimento, estudo do latim, ensino religioso e colégios submissos ao poder religioso.

E as diferenças entre elas encontra-se a, Idade média, o renascimento, adultos e crianças passaram a estudarem juntas entre diversas faixas etárias, houveram a separação dos adultos e crianças, em grau de aprendizagens como procedeu ate os dias atuais.

Os filhos da alta nobreza eram educados em seus próprios castelos, seu estudo era voltado para à liderança e administração de negócios

Ensino primário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com