TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia das Relações Internacionais

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

               Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

[pic 1]

Curso de Relações Internacionais – 3º Semestre

Atividade Pratica Supervisionada

Historia Das Relações Internacionais No Brasil

Etapa 4

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

[pic 2]

                                               

  Atividade orientada pela professora Grazihely Berenice

                                        Fernandes dos Santos Paulon, da disciplina de Historia das Relações Internacionais no Brasil

Curso de Relações Internacionais – 3º Semestre

Atividade Pratica Supervisionada

Historia Das Relações Internacionais No Brasil

                                                    Etapa 4

Introdução

Nessa ATPS (atividade prática supervisionada) o desafio proposto foi criação de um blog no qual os alunos poderiam promover e discutir em grupo grandes acontecimentos da historia de nosso pais, com o objetivo de maior compreensão de como atualmente funciona e se direciona a política interna brasileira no cenário global.

Contudo é de grande importância essa ATPS, pois no estudo das Relações Internacionais é fundamental compreender todos os principais momentos que estruturam a diplomacia nacional e os diversos modos de inserção do Estado no sistema política internacional.

Descrição das Etapas

Abaixo segue um prevê resumo das atividades postadas no blog.

Texto 1: Postado em 23 de Abril de 2014

Breve Histórico da política exterior brasileira do Primeiro Reinado

No texto – Breve Histórico da política exterior brasileira do Primeiro Reinado, foi relatado o governo de Dom Pedro I e suas intenções com o Estado Colônia de Portugal que aqui estava se formando sob um regime monárquico e com a chegada da família real no Brasil. Já buscando uma nova mudança, querendo ser reconhecido como um Estado independente de sua soberania, porém havia algo de equivocado por um erro de cálculo de Dom Pedro I fazendo com que o Brasil assinasse tratados que fossem absurdos por falta de experiência de seu imperador, com alguns tratados que favoreciam a exploração dos ingleses sobre os portos brasileiros para que seus produtos entrassem mais facilmente no mercado interno do novo Estado que ali estava começando a se formar.

Texto 2: Postado em 29 de Abril de 2014

Breve Histórico da política exterior brasileira do Segundo Reinado

No texto – Breve História da política exterior brasileira do Segundo Reinado foi relatada quais os anos e o momento em que o Brasil estava o seu período foi de 1840 até 1889, no qual o Brasil saia de um intervalo de diversas regências e passava a ser governado por Dom Pedro II que assumiu o trono aos 15 anos. E na política interna desse período  ocorreram diversos acontecimentos que se entrelaçam com realidade externa da política e durante o segundo reinado ocorreram  múltiplos embates  de países contra o Brasil que são eles: as desavenças com a  Inglaterra, a guerra contra Oribe e Rosas e  principalmente a guerra do Paraguai.

Texto 3: Postado em 7 de Maio de 2014

A Política Exterior da República

No texto – A Política Exterior da República aborda a passagem da monarquia para república do Brasil, seus planos, mudanças e dificuldades encontrada no novo regime. As relações com os Estados Unidos e a reação da Europa

Texto 4: Postado em 14 de Maio de 2014

Era Vargas

Etapa 4¹

O início da globalização no Brasil tem origem no fim da década de 80, quando o mundo estava dividido entre capitalistas e socialistas, na qual o sistema capitalista obteve mais êxito, pois tinha como base um sistema mais produtivo e lucrativo, já o Brasil se inseriu nesse sistema com o presidente Juscelino Kubischek  que fez um grande investimento estrangeiro durante a Ditadura Militar e a sua implantação da política neoliberal na década de 90.

        No governo de JK (Juscelino Kubischek) que foi de 1956 há 1961, o presidente tomou posso com um discurso desenvolvimentista e com um lema de “ Cinquenta anos (de progresso) em Cinco ( de governo), na qual dava inicio a um plano de metas como era chamado, que privilegiava os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Seu plano de metas teve pleno êxito, pois foram registrados grandes taxas de crescimento industrial, mas de contrapartida houve um aumento significativo da inflação e a divida externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (367.7 Kb)   docx (267.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com