TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico Da Criação Da Escola C.E.A.F

Ensaios: Historico Da Criação Da Escola C.E.A.F. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 13

Curso: Técnico em Alimentação Escolar

Disciplina: Educadores e Educando: Tempos Históricos

Professores: Albert Karlos Gonçalves Santos, Katia Elizabeth de Souza Miranda.

Data: 07/12/2013

Grupo: Adna Pereira de Melo, Eliana Clebia Souza Batista, Gracilene Feitoza Vieira, Ivonete de Melo Lima, Leidejanice da Silva, Maria Antônia Gomes, Vanisa Maria da Silva Santos.

Nome da unidade escolar: Centro Educacional Professor Adelino Mártir de São José Ferreira (CEAF)

Ano de fundação: 1978

Localização: Centro da cidade de Glória.

Rua: Genésio Alves dos Santos.

Nome Função Tempo de experiência na escola

Josélia Gomes de Souza Diretora Escolar Como professora: desde 1999.

Como diretora: desde 2010.

Maria da Glória de Souza Almeida Professora de Geografia Como professora: desde 1994.

Silva Souza do Nascimento Professora de Língua Portuguesa Desde 1999.

Histórico de criação da escola

O colégio Centro Educacional Professor Adelino Mártir de São José Ferreira, ( CEAF) , foi fundado por José Manoel Braz, e por Zaid Ferreira Menezes , em 19 de abril de 1978.

O colégio começou com 36 alunos cursando o 1° grau, ao longo dos tempos, com as transformações, hoje o colégio funciona com 458 alunos, que formam as quatorze turmas, distribuídas em três turnos, atende ao Ensino fundamental e EJA. Quando foi fundado, era um colégio de estrutura simples, onde as primeiras cadeiras eram bancos de madeiras, mas os alunos contavam com ótimos professores e funcionários de apoio. Hoje, com passar dos anos, vieram às conquistas, e o CEAF evoluiu muito, tem uma boa estrutura, é um colégio bem equipado: salas com mesas e cadeiras em ótimas condições, biblioteca, sala de computação, cantina própria, e uma área de lazer favorável, hoje se pode dizer que ele é um colégio bem estruturado.

Linha do tempo

Ano Acontecimento importante Informante

2012 Eleições para Diretores (Gestão Democrática) Josélia Gomes de Souza

2012 Eleições para Diretores (Autonomia para os alunos) Maria da Glória de Souza Almeida

2013 Alunos aprovados no IFBA Silva Souza do Nascimento

Histórias contadas

Josélia Gomes de Souza

Além das “construções” que para quem é de fora foi muito pouco, mas para quem é de dentro foi muito, do meu ver foram as eleições: a Gestão Democrática , pois querendo ou não já entramos na história como primeiros gestores escolares eleitos aqui no CEAF .

Maria da Glória de Souza Almeida.

O que mais marcou nesses anos de carreira, foi a eleição que houve para diretores e vices, onde antes era indicado por políticos e agora as pessoas puderam votar, houve a democracia ,isso foi marcante ,você votar em alguém para representar sua escola, dessa forma os alunos tiveram mais autonomia.

Silva Souza do nascimento

Temos problemas com alunos, como em outras escolas; temos momentos de trabalho juntos, momentos de afastamento também como em qualquer entidade. Mas um fato importante foram os alunos aprovados no IFBA que com certeza vai passar segurança e incentivo para os outros alunos do CEAF, e esses alunos ficarão na história.

Síntese das entrevistas

De acordo com as entrevistas, podemos avaliar a qualidade do ensino escolar, que em sua maioria é considerada, boa, mas que ainda pode melhorar. Em relação à estrutura da escola, constatamos que houve uma evolução significativa, que ao longo desses anos, o CEAF teve muitas conquistas, como a ampliação do muro, a passarela, reforma dos banheiros, e o principal, foi à construção da cantina e refeitório.

No contexto, quando se fala em comunicação, percebemos que é um critério muito importante para os professores e alunos desse colégio.

O CEAF completou esse ano de 2013, trinta e cinco (35) anos, onde foi abordada a reciclagem, com o tema: Do lixo faz-se o luxo. Foi considerado um trabalho muito proveitoso, mesmo porque, foi um tema utilizado de maneira ampla, em gincanas, jogos interativos, e uma gincana socioambiental / 2013. No desfile de sete de setembro do mesmo ano foi também explorado a reciclagem, com o mesmo tema em questão, com a finalidade de mostrar que o lixo pode ter outros destinos, além de ir para o lixão, na tentativa de sensibilizar a comunidade escolar e local, na esperança de formar novas atitudes.

E que notamos que há algumas dificuldades enfrentadas pelo colégio, como a falta de apoio dos pais, a falta de apoio da secretaria de obras, (em relação aos reparos e outras necessidades). Pois o mais importante é elevar o IDEB da escola, e ter uma escola reformada, bem ventilada, e com área de lazer para os nossos alunos, afinal são eles os protagonista da nossa história profissional.

Apêndice- Roteiro de Entrevista

1°) Em relação a estrutura física, qual a principal evolução da escola?

(2°) Quantos anos o CEAF completou nesse ano de 2013? O tema abordado foi proveitoso para a aprendizagem do núcleo escolar? De que forma?

3°)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com