TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marco histórico. Escola. Alfabetização

Resenha: Marco histórico. Escola. Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Ano/ Época. Marco Histórico. Escolarização. Alfabetização.

Década de 40 – século XX. É o fato de menos 50% das crianças brasileiras conseguir romper as barreiras da 1º serie. Foi a época da democratização da educação, as escolas passou a receberem um numero expressivo de alunos. Centralizada, autoritarista, visando uma nacionalização e modernização, dando ênfase nos currículos a disciplina de Educação física para formação de ensino patriótico. Optou-se pelo denominado método misto que traz características tanto da metodologia sintética de alfabetização quanto da metodologia analítica.

Até os anos 80 do século XX. Foi a época em que foi organizada a educação por ciclos, sendo assim a primeira serie correspondia a serie de alfabetização neste caso só o aluno considerado alfabetizado que era promovido a segunda serie. Surge o estudo do Educador Paulo Freire, onde o professor passa a ser inserido no processo histórico da produção do saber com isso surge novas alternativas de alfabetização com o letramento. O ensino todo era baseado no uso de cartilhas escolares e em métodos tradicionais/ conservadores de alfabetização, ou seja, era usado o método sintéticos e silábicos ou tradicionais.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI. A continuidade e o fracasso do sistema, sendo assim o problema permanecem sendo diferente apenas que o aluno não mesmo não alfabetizado passa para o ciclo seguinte quando a optação pela progressão continuada. A reforma educacional o ensino passa a ser controlado e pensado de cima para baixo, são vistos alguns métodos pedagógicos. O método de letramento e alfabetização.

Século XXI até os dias atuais. A continuidade do problema de alfabetização ora vista de diversas formas e de diferentes pontos por diversas áreas de estudo, sendo assim não estudando o problema no conjunto mais cada área trazendo estudo de caso para o problema que seja de fato solucionado o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com