TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Atenas

Por:   •  26/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

ATENAS: ORIGEM AO DECLÍNIO

Erica Bento da Silva

Macilon do Carmo Fernandes

Sâmella Bastos Donádio

Carangola

2014

Erica Bento da Silva

Macilon do Carmo Fernandes

Sâmella Bastos Donádio

ATENAS: ORIGEM AO DECLÍNIO

[pic 2]

Carangola

2014

Sumário

INTRODUÇAO..........................................................................................01

ORIGEM DE ATENAS..............................................................................02

ASPECTOS CULTURAIS.........................................................................03

O SURGIMENTO DOS TIRANOS...........................................................04

O NASCIMENTO DA DEMOCRACIA....................................................05

O APOGEU ATENIENSE..........................................................................06

OS PRINCIPAIS CONFLITOS..................................................................06

CAUSAS DO DECLÍNIO ATENIENSE....................................................07

CONCLUSAO.............................................................................................08

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................09

[pic 4][pic 3]

"A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos."

Winston Churchill, ex-Primeiro Ministro inglês e escritor

INTRODUÇÃO

O presente trabalho constitui-se em uma analise que visa demonstrar de forma coerente como ocorreu o surgimento da cidade de Atenas na Antiga Grécia.  

Considerada por muitos estudiosos como a mais relevante Cidade Estado, da Grécia Antiga, Atenas foi pioneira na expansão marítima e dona de edificações admiráveis, que sobrevivem ao tempo e as intervenções humanas. Berço da democracia moderna Atenas foi cunhada a partir das invasões dos aqueus, eólios e jônios. Povos que foram responsáveis pela formação cultural abastada da cidade. A sociedade ateniense foi regida por diversas formas de governo como: conselhos, monarquia, tiranos e reformadores. Esta importante Acrópole educou com o auxilio de filósofos como Sócrates, cidadãos pensantes e críticos, que percebiam a sociedade em que viviam de modo singular diferentemente das demais Cidades Estado, motivo este que ocasionou diversos conflitos que contribuíram para o seu declínio.

ORIGEM DE ATENAS

Atenas foi edificada na península de Ática e seus primeiros habitantes são originados das invasões dos aqueus, eólios e jônios, que foram responsáveis pela sua formação cultural. Sendo beneficiada pela proximidade do mar, permeada por montanhas e pequenas colinas Atenas se vê com poucas oportunidades de expansão uma vez que suas terras não eram propicias ao plantio como, utilizando deste modo o comercio marítimo como meio escoamento para sua economia, fortificando-a. [pic 5]

Tais condições geográficas estendem-se por todo o território grego contribuindo para o isolamento de suas Polis, resultando no surgimento de sociedades com organizações religiosas, sociais, jurídicas, políticas, econômicas e militares autônomas e equidistantes. Tal conceito é facilmente percebido quando analisado em nosso caso (Atenas) é perceptível esta gama de conceitos sociais e culturais. Atenas se diferenciava em determinados aspectos culturais das demais Cidades Estados (Esparta, Tebas, Creta e Troia) de forma singular, oque motivou diversos estudiosos a pesquisarem sua história e que também inspirou a muitos.

[pic 6]

ASPECTOS CULTURAIS

A cultura ateniense constituiu-se notavelmente da arquitetura à filosofia, da política à literatura, os valores e legados são inumeráveis. Com uma sociedade estratificada que reconheceu como seus ancestrais de direito os Jônios, os atenienses foram por muito tempo regidos por sua crença nos deuses mitológicos do olimpo. Em sua homenagem templos foram erguidos e cidades edificadas a própria Atenas é assim nomeada em tributo a deusa da sabedoria e das artes da estratégia.

Outro elemento fundamental na sociedade ateniense foi à educação que construiu a formação político-social de seus cidadãos, visto que a todos era permitido, e moralmente exigido, participar das funções públicas. O cidadão aprendia sobre a sociedade vivenciando-a. Pessoas com: filósofos (Sócrates e Platão), poetas (Homero), historiadores (Tucídides e Heródoto) e cientistas (Hipócrates, Tales e Pitágoras), oradores (Péricles e Hesíodo) e atletas que buscavam desenvolver conhecimentos contemplativos voltados para a ação humana surgiram das mais variadas partes. Eram promovidas aulas/conversações em praças públicas onde todo aquele que se interessasse poderia se aproximar e compartilhar suas opiniões.

[pic 7]

Em meio a este florescer cultural (deuses místicos/início da racionalização) foram instituídos teatros, conselhos, jogos, assembleias dentre outras organizações sociais. Os jogos denominados posteriormente como olímpicos eram realizados em algumas cidades do território grego eram instituídas como homenagem ao mais importante deus do panteão Zeus, durante os jogos guerreiros disputavam os jogos eram escolhidos após rígidas investigações de conduta. O evento era tão importante que nele selavam-se acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos.

O SURGIMENTO DOS TIRANOS

O surgimento dos tiranos em Atenas esta profundamente relacionada ao período de grandes transformações (VII a.C), o poder que antes era restrito a uma pequena parcela da população (famílias tradicionais) é transferidos aos reformadores. Drácon deu início a um conjunto de reformas onde estava incluso o primeiro código de leis dos atenienses (conhecido pela severidade de suas penas). Mais tarde Sólon VI a.C reformula este código de leis, mantendo adotando novas medidas econômicas a fim de controlar a crise existente na sociedade ateniense.[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (290.2 Kb)   docx (335.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com